Giro de Notícias Brasil : 27 de setembro de 2021, segunda-feira

Sortimento Giro de Noticias Brasil - sortimento.com.br

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : 27 de setembro de 2021, segunda-feira

CPI da Pandemia

A advogada Bruna Morato, representante dos médicos que elaboraram dossiê contra a Prevent Senior, e o empresário Luciano Hang estão na agenda da CPI da Pandemia para esta semana. Além disso, a Comissão voltou a considerar a possibilidade de marcar o depoimento do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, na fase final da comissão de inquérito. O campo majoritário cogitou, antes do recesso parlamentar, convocar o ministro, que estava à frente da Casa Civil no período de maior agravamento da pandemia do coronavírus no país. Na época, porém, não houve consenso na cúpula da comissão. O tema deve ser discutido nesta semana pelo chamado G7, grupo de senadores independentes e de oposição. Hoje o campo majoritário se reunirá para definir o depoimento da próxima quinta-feira (30).

Mil dias de desgoverno

O governo Bolsonaro completa mil dias na segunda-feira (27.09.21), e o presidente planeja fazer um balanço do período, agora que testou negativo para Covid-19 e pode sair do isolamento a que está submetido desde que voltou dos Estados Unidos. Além de uma cerimônia a ser realizada hoje no Palácio do Planalto em comemoração à data, apresentando os feitos de 1º de janeiro de 2019 até agora, haverá uma série de viagens de Bolsonaro pelo país de terça (28) a sexta-feira (1º), percorrendo com ministros as regiões: Nordeste na terça (28), Norte na quarta (29), Sudeste na quinta (30) e Sul na sexta-feira (1º). As viagens têm como objetivo realizar a entrega de obras e anúncios de parcerias com gestores municipais e estaduais.

Tempestade de areia

Moradores de diversas cidades no interior de São Paulo registraram uma tempestade de areia na tarde de domingo (26.09.21). O céu de Guaíra, por exemplo, escureceu com a enorme quantidade de poeira. De acordo com a Defesa Civil, por causa da falta de chuva, o solo estava seco na região e fortes rajadas de vento a quase 100 km/h fizeram com que a poeira se levantasse. A areia seguiu no sentido norte do estado, atingindo além de Guaíra, Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, Jardinópolis e Viradouro, entre outras cidades. A região registrou fortes tempestades após o fenômeno.

Estagflação

Os preços sobem e a vida não melhora. Essa combinação de percepções atingiu com mais força a vida do brasileiro nos últimos meses e pode ficar pior. Isso porque falta pouco para o país reviver um quadro de estagflação, alertam especialistas ouvidos pelo CNN Brasil Business. Esse cenário se configura quando dois monstros da economia se juntam: inflação alta com baixo crescimento. Pressionado sobretudo pelos combustíveis e pela energia elétrica, o IPCA, índice oficial de preços, já encostou nos dois dígitos em 12 meses, muito acima do teto da meta para o ano. Enquanto isso, as previsões para o avanço do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre já ficam perto de zero, depois de uma leve queda na atividade de 0,1% de abril a junho.

Entenda o que é Saneamento Básico

Saneamento é um conjunto de medidas com objetivo de preservar ou melhorar as condições do meio ambiente para prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei 11.445/2007 como o conjunto dos serviços de infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana; drenagem urbana; e manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.
 
Apesar do saneamento básico ser um conjunto de quatro serviços, quando se fala nele, a população brasileira está acostumada apenas ao conceito de serviços de acesso à água potável, e à coleta e ao tratamento dos esgotos. Daí a importância dos investimentos nos quatro pilares do setor para a saúde do povo.

Indústria de Calçados

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) atualizou as projeções de crescimento do setor para 2021. Conforme os dados, a produção de calçados deve crescer 12,2% (na média), para 856,9 milhões de pares, quase 100 milhões de pares a mais do que em 2020. Mesmo com o incremento, o setor deve encerrar o ano 8% menor do que na pré-pandemia, em 2019. O crescimento de 2021 será impulsionado pelas exportações de calçados, que devem ter incremento de 25,5% (na média), alcançando 117,8 milhões de pares embarcados.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que existe uma melhora da dinâmica no mercado interno brasileiro, mas que o grande destaque está mesmo no cenário internacional, que responde por cerca de 14% das vendas das fabricantes brasileiras. “Muito do crescimento das exportações deve vir do incremento dos embarques para os Estados Unidos, histórico principal destino do calçado brasileiro e que cada vez mais vem buscando fornecedores fora da Ásia”, avalia o executivo. Segundo os dados mais recentes divulgados pela entidade, entre janeiro e agosto, foram embarcados para os Estados Unidos 9,13 milhões de pares por US$ 133,44 milhões, incrementos de 55% em volume e de 40% em receita no comparativo com igual período do ano passado.

No mês de novembro acontece em Gramado, na Serra Gaúcha , a feira de calçados Zero grau 2021.

Confiança do empresário

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) cresceu pela quarta vez consecutiva e avançou 5,4%, ao passar de 107,8 pontos, em agosto, para 113,5 pontos, em setembro. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O estudo aponta que a perspectiva positiva vem sendo fomentada pela melhora das expectativas em relação à pandemia e pelo horizonte de expansão das vendas no quarto trimestre, influenciadas, principalmente, por datas importantes – como a Black Friday e as festas de fim de ano.

Apesar da intenção de novos investimentos por parte das empresas, a pandemia, a inflação elevada, o cenário político e a possibilidade de uma crise energética são fatores que ainda preocupam. Além disso, os empresários devem ficar atentos à variação do dólar para que este não interfira negativamente nos negócios.

No mês de setembro, o levantamento da FecomercioSP demonstra que as demais avaliações que compõem o ICEC também cresceram. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) obteve alta de 10,6%, passando de 80,2 pontos, em agosto, para 88,7. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) cresceu 3,5%, de 146,6, no mês passado, para 151,7 pontos, no mês atual. E, por fim, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) subiu 3,9%, saindo de 96,5 para 100,3 pontos. Na base de comparação anual, os três quesitos também voltaram a subir: o primeiro avançou 90,3%; o segundo, 12,6%; e o terceiro, 31,4%.

A pesquisa também destaca que os empresários estão mais confiantes em relação à expansão do comércio. O IEC, que mede esta perspectiva, registrou crescimento de 5,8%, de 103,4 para 109,4 pontos. O indicador apresentou um crescimento de 44,3% em relação a setembro de 2020. Já o índice que mede as expectativas para contratação de funcionários subiu 3,2%, ao deixar os 131,6 pontos e obter 135,8. O nível de investimento das empresas cresceu 10,5%, saindo de 75,2 para 83,1 pontos. Na comparação interanual, os dois quesitos registraram crescimento: 37,3% e 57,3%, respectivamente.

A percepção dos gestores do comércio quanto ao estoque, analisada por meio do Índice de Estoques (IE), obteve alta de 1,2%, passando de 112,1 para 113,4 pontos. A proporção dos empresários que consideram adequada a situação do estoque subiu de 55,7% para 56,2%. Aqueles que relatam que a situação é inadequada para mais permaneceu estável (30,5%). Para concluir, a porcentagem dos empresários que consideram os estoques abaixo do desejado caiu: de 13,2%, em agosto, para 12,4%, em setembro.

Com a aproximação dos eventos de fim de ano, é ainda mais importante ficar atento à gestão dos estoques. A Federação orienta a realização de um planejamento baseado no giro do negócio. Pequenas empresas podem adotar, por exemplo, a estratégia de estoques reduzidos e inventários mensais para evitar perdas.

Rádio na Grande Porto Alegre

A Kantar IBOPE Media acaba de lançar a edição 2021 do INSIDE Radio, estudo que reúne insights sobre o perfil dos ouvintes e a expansão do consumo via web e de novos formatos de conteúdo e publicidade no rádio. O estudo também traz leituras regionais e aponta que o meio impacta 85% das pessoas do Sul – o maior alcance entre as regiões do país. O tempo médio de consumo de rádio lá é de 4 horas e 10 minutos.

Entre as regiões metropolitanas analisadas em todo o Brasil, a Grande Porto Alegre se destaca entre as com mais ouvintes: 85% dos entrevistados declarando ouvir rádio e com média diária de 4 horas e 21 minutos dedicados ao meio. De acordo com o estudo, entre as pessoas com acesso à Internet em todos as 13 praças pesquisadas pela Kantar IBOPE Media, música ou outros tipos de áudio no YouTube são os conteúdos mais escutados online (59%), seguidos de música em apps de streaming, como Spotify, Deezer e Google Play (37%), podcasts (31%) e rádio online com a mesma programação do dial (18%).

Além da música, os podcasts também têm conquistado mais espaço – 31% dos ouvintes com acesso à Internet nas 13 praças de aferição os ouviram nos últimos três meses, um aumento de 32% em relação ao último ano. Na Grande Porto Alegre, o consumo chega a 27%. Há também as webradios com programações segmentadas e diversificadas. A Sortimentos.com tem webradio desde 2019.

Flash News Brasil

70% é a parcela da população adulta que recebeu as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 em São Paulo. A informação foi divulgada pelo governo do estado.

A crise hídrica instalada no Brasil deve se arrastar até 2022, mesmo com a tendência de chuvas acima da média nos próximos meses. É o que afirma o engenheiro e consultor no setor energético, Roberto Kishinami, à CNN. Essa é a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Para Kishinami, a escassez dos reservatórios já estava prevista desde 2019, e isso tem impactado diretamente na conta de luz e no orçamento dos brasileiros.


Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Brasil por Fábio Juchen