Início » Porto Alegre Notícias : Sebastião Melo e a chuva, Câmara de Vereadores, aumento da passagem de ônibus e DMAE

Porto Alegre Notícias : Sebastião Melo e a chuva, Câmara de Vereadores, aumento da passagem de ônibus e DMAE

Orla do Guaíba em Porto Alegre - PMPOA / Sortimentos.com

Porto Alegre Notícias : Sebastião Melo e a chuva, Câmara de Vereadores, aumento da passagem de ônibus e DMAE

Sortimento Rio Grande do Sul – Porto Alegre notícias 6 de janeiro de 2025 – publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.

Ditadura e sufoco da esquerda

Antes das discussões com os vereadores, Melo provocou diferentes notas de repúdio entre os parlamentares com uma manifestação sobre a “liberdade” de defender a ditadura. A fala ocorreu na cerimônia de posse na Câmara. A Casa, aliás, terá como presidente, ao longo deste ano, a vereadora Comandante Nádia (PL), cujos primeiros atos foram mais na direção da polarização do que do consenso entre os colegas. A vereadora chegou a dizer que “nós vamos abafar aqueles 12”, referindo-se ao bloco de oposição.

Chuva alaga Usina do Gasômetro e cancela solenidade de posse ao secretariado de Sebastião Melo

Evento que foi adiado em razão da chuvarada do dia 1º, o prefeito também apresentou em seu discurso, sem entrar em detalhes, o que considera prioridade para o novo mandato: reforço no sistema de proteção contra cheias, melhora no Ideb, zerar a fila para o ensino infantil, reduzir as filas da saúde e dar melhor acolhimento à população de rua.

Numa sinalização de que não deve deixar o Paço para tentar a candidatura ao Palácio Piratini daqui a dois anos, Melo falou do cumprimento das metas visando à sua aposentadoria “em 1º de janeiro de 2029”, data em que seu novo mandato acaba.

Também empossada, a vice-prefeita Betina Worm (PL) destacou em discurso que é a primeira mulher a integrar o Executivo da capital gaúcha. Tenente-coronel pelo Exército, afirmou que “a logística está em seu sangue” e, a partir dessa experiência, quer deixar a sua contribuição para a gestão.

Câmara de Vereadores de Porto Alegre terá sessão extraordinária

Os primeiros projetos do novo governo de Sebastião Melo já chegaram à Câmara e devem ser votados em sessão extraordinária hoje. Entre os temas, a reorganização administrativa, que prevê, por exemplo, a extinção da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), que será substituída pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e a criação da Secretaria Geral do Governo.

Temas como atualização do regimento dos CCs, criação de novos cargos e mudança no conselho do Dmae também foram enviados. Quanto ao Dmae, o objetivo da prefeitura é que o colegiado, palco de uma exoneração ano passado depois de críticas à gestão, deixe de ser deliberativo para ser consultivo. A justificativa de Melo é para dar mais agilidade ao departamento. “Se tu elege um prefeito é para decidir. E a sociedade deve ser consultada. Você hoje não pode fazer nada no Dmae sem o parecer do conselho, isso emperra a gestão”, afirmou. O Sindicato dos Municipários convocou protesto contra a alteração.

Reajuste na passagem dos ônibus

Além dos projetos a tramitarem na Câmara, uma das primeiras medidas do novo governo Melo a impactar o cotidiano da população deverá ser o reajuste da tarifa de ônibus de Porto Alegre, congelada em 4,80 reais desde 2021. “Provavelmente a gente vai ter algum reajuste de passagem, porque nós temos um déficit grande com a questão das enchentes”, afirmou o prefeito, que cobrou o governo federal pelas isenções aos idosos.

O aplicativo Citimob chegou a informar aos usuários que haveria aumento a partir de hoje, mas já reconheceu o erro e explicou que a informação se refere à tarifa praticada na capital paulista.

Mudança no regimento estabelece votação para relator de CPI

Logo antes do início de uma legislatura em que a oposição se apresentava proporcionalmente mais fortalecida, a base do governo Sebastião Melo (MDB) terá a seu favor uma mudança no regimento da Câmara, aprovada na última sessão ordinária de 2024. A partir de agora, quando houver uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), uma eleição definirá quem atuará como vice-presidente e relator do colegiado.

Até então, o regimento permitia – ou ao menos não vetava – que o relator fosse escolhido pelo presidente da CPI, função ocupada pelo parlamentar que protocola o pedido de investigação. Com a mudança, uma eleição interna entre os integrantes da CPI torna-se obrigatória. Assim como na atual legislatura, futuras CPIs terão base governista, pois sua formação precisa respeitar a proporcionalidade das bancadas.

Entre 2025 e 2028, Melo terá apoio de até 23 vereadores, o que lhe garante maioria. Ainda assim, os 12 vereadores de oposição têm o mínimo de votos necessários para protocolar e abrir uma CPI.

Gestão Sebastião Melo ainda tem problemas com as chuvas, Ebaps não funcionam e Dmae culpa geradores

Uma intensa chuva na tarde do primeiro dia do ano fez com que moradores de diversas regiões de Porto Alegre revivessem o temor da enchente de maio de 2024. Ainda que o município tenha, desde novembro, um contrato para aluguel de geradores que permitem que as estações de bombeamento de águas pluviais (Ebaps) funcionem mesmo quando não há energia elétrica, os equipamentos não foram ligados no momento em que seriam necessários.

A informação foi dada pelo futuro diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Bruno Vanuzzi, em entrevista à Rádio Gaúcha. A falta de luz impactou 10 das 23 Ebaps. Segundo ele, não havia “quem soubesse operá-los” no momento. De acordo com reportagem do Sul21, o Dmae firmou um contrato no valor de quase 7 milhões de reais com a empresa Tecnogera Locação e Transformação de Energia para a prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica de emergência para as casas de bomba, com vigência prevista até dezembro de 2025. O departamento diz que ainda não foram instalados os quadros de transferência automática nas Ebaps. A implantação de 22 desses equipamentos deve ter início em janeiro/25, com previsão de que seja concluída em uma semana

Quem comanda o Dmae interinamente até a posse oficial de Vanuzzi, que deve ocorrer no dia 31 de janeiro, é o engenheiro Darcy Nunes dos Santos, diretor-geral adjunto da autarquia desde 2021. Ele foi, antes, diretor-geral do órgão de 2018 a 2020, na gestão do prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB), e foi mantido por Melo na direção, mesmo tendo sido citado em uma auditoria sobre o sucateamento intencional do departamento. Santos é apontado em um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que revelou danos à qualidade dos serviços do Dmae por recusas da direção em repor o quadro de servidores.

Gestão Sebastião Melo ainda tem problemas com as chuvas e Usina do Gasômetro fica alagada por chuva após reforma

Após sete anos fechada, a Usina do Gasômetro receberia, em 1º de janeiro, a posse de Melo e de seu secretariado (veja o currículo dos empossados). Mas por conta do forte temporal que atingiu Porto Alegre ao fim daquela tarde, a cerimônia, sequer começou: foi cancelada e adiada para dali a dois dias, no Paço Municipal. Em um prédio escuro e abafado pela falta de luz – que também atingiu outras partes da cidade –, as dezenas de convidados não puderam ignorar algumas goteiras no prédio – em tese, recém reformado. A avenida João Goulart, em frente, estava totalmente alagada. Ao contrário do fim de 2024, o discurso oficial, agora, é de que a obra ainda não está pronta.

Giro de Notícias Porto Alegre

O conserto dos taludes do Arroio Dilúvio começa hoje, pela esquina da Ipiranga com a rua São Manoel, um dos nove trechos que devem passar por obras. Os trabalhos devem seguir até o fim do ano, com investimento superior a 8 milhões de reais.

Um sistema de monitoramento e alerta para riscos climáticos de Porto Alegre deve começar a funcionar neste mês, com a instalação de totens eletrônicos com sirenes de alerta em dez locais suscetíveis a inundações ou deslizamentos.

As ruas dos bairros Centro Histórico, Cidade Baixa, Menino Deus e Praia de Belas devem receber, a partir de fevereiro, os contêineres do tipo “boca de lobo”, para materiais recicláveis. Esses equipamentos possuem aberturas menores, para impossibilitar a retirada de resíduos por catadores.

Começo de ano e vale lembrar que as guias digitais para pagamento do IPTU de Porto Alegre estão disponíveis desde a última quinta-feira. No momento do pagamento, o contribuinte que possuir imóvel com box de garagem deve colocar essa matrícula separadamente.

Giro de Notícias Rio Grande do Sul

O PIB do Rio Grande do Sul registrou recuo de 0,3% no terceiro trimestre de 2024, quando comparado com o segundo trimestre do mesmo ano. A queda é menor do que a esperada, pelos impactos das cheias de maio, devido aos auxílios governamentais e pela retomada de investimentos de empresas atingidas.

Há guaritas vazias por falta de efetivo – e, em outros casos, sequer existem essas estruturas – no Litoral Norte do estado. Banhistas ficam a perigo sem a presença de guarda-vidas em praias gaúchas.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal