Porto Alegre Notícias : ‘O Avesso da Pele’, reitoria da UFRGS, fachada da Leroy Merlin e CEEE Equatorial
. Sortimento Porto Alegre Notícias – Durou pouco a censura ao premiado livro de Jeferson Tenório. No dia seguinte à ordem que partiu da 6ª Coordenadoria regional para recolher todos os exemplares de ‘O avesso da pele’, a Secretaria Estadual de Educação derrubou a orientação. A Matinal explica o caso e traz notícias sobre medida do reitor da UFRGS que provoca protesto dos estudantes entre outros assuntos da Capital gaúcha.
Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine a Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Previsão do tempo: não se esqueça do guarda-chuva – espera-se uma segunda-feira de chuva e temperatura amena, com máxima prevista de 24ºC e mínima de 20ºC.
Cai ordem para censura de ‘O Avesso da Pele’ em Santa Cruz
A crítica de uma diretora escolar de Santa Cruz do Sul a um romance premiado parte do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) bastou para que a 6ª Coordenadoria Regional de Educação orientasse recolher o título em todas as escolas da região. A ordem acabou vetada pelo governo do estado no dia seguinte.
Em um vídeo postado na sexta-feira (01/03/24), a diretora da Escola Estadual Ernesto Alves, Janaína Venzon, lê trechos de O avesso da pele, de Jeferson Tenório – vencedor do Jabuti 2021 na categoria romance literário – e pede ao MEC que retire os exemplares entregues em sua escola, onde seria trabalhado com os alunos do 1º ano do ensino médio, devido ao vocabulário de “baixo nível”.
O romance – avaliado e aprovado para o PNLD ainda na gestão Jair Bolsonaro – conta a história de Pedro, rapaz negro que busca reconstituir a morte do pai, professor de literatura assassinado pela polícia. No vídeo deletado, Janaína se diz ofendida pelas palavras escolhidas por Tenório para uma cena de sexo.
A Secretaria Estadual da Educação negou ter autorizado recolhimento de livros e reiterou que a obra será usada nas escolas estaduais na área da coordenadoria que orientou a censura. O autor, sua editora, o MEC e o governo federal expressaram repúdio à atitude da diretora, cuja assinatura consta na ata de escolha da obra.
Bulhões suspende paridade na votação para reitoria da UFRGS
O reitor da UFRGS, Carlos Bulhões, suspendeu a paridade de votos na eleição da futura reitoria, aprovada em novembro pelo Conselho Universitário (Consun) da universidade. A decisão de consulta paritária à comunidade universitária equiparava o peso do voto de estudantes, docentes e técnicos e é praticada na maior parte das instituições universitárias do país.
A suspensão não interfere na votação já validada pelo Consun, que resulta em uma lista tríplice da qual sai o nomeado pelo presidente da República – que costuma, em respeito à instituição, aprovar o primeiro colocado, o que não ocorreu no caso de Bulhões, escolhido por Bolsonaro apesar de ter sido o terceiro colocado na eleição interna.
O DCE da UFRGS planejou uma manifestação para hoje, às 10h, na Faculdade de Educação (Faced). Já o Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS (Assufrgs) afirma que o Consun é o órgão máximo da universidade, não cabendo ao reitor alterar as decisões. Em seu último ano de mandato, Bulhões enfrenta um pedido de destituição, em análise no MEC.
Especialistas criticam readequação da fachada da Leroy Merlin
Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, traz pequenas melhorias visuais e no microclima, mas que a construção segue separando a avenida Padre Cacique da Orla do Guaíba. A primeira notificação para readequação da fachada veio em 2022, quando a prefeitura considerou insuficiente a colocação de vasos horizontais ao paredão.
A Leroy retornou com um novo projeto, aprovado em janeiro pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade: os novos planos preveem a instalação, dentro de seis meses, de uma parede verde, o envidraçamento de parte da loja e criação de área verde artificial para contemplação.
Para Clarice Oliveira, copresidente do IAB-RS, as mudanças podem minimizar os problemas, mas o prédio continuará sendo uma barreira. Benamy Turkienicz, professor da UFRGS, destaca que houve problema de concepção de projeto e que a prefeitura poderia ter verificado todas as características do empreendimento antes do licenciamento.
Para o MP, emaranhado de fios em postes é de responsabilidade da CEEE Equatorial
O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Felipe Teixeira, defendeu que os fios embolados em postes são de responsabilidade da CEEE Equatorial. Com a concessão, a CEEE é dona dos postes e deve mantê-los em bom estado, disse em entrevista ao Gaúcha Atualidade. Contudo, o município assumiu o trabalho após a Equatorial negar o encargo, que alega pertencer às empresas de telefonia e internet. Teixeira admitiu que há um problema na regulamentação que determina a responsabilidade pela manutenção e retirada dos fios ociosos. Além disso, nos casos em que árvores interferem na rede elétrica, a empresa de energia tem licença para a poda, mesmo que a gestão da arborização seja do município.
Giro de Notícias
- Morador suspeito de agredir o porteiro negro do condomínio em que reside será indiciado por injúria racial, ameaça e lesão corporal.
- A Justiça concedeu medida protetiva a repórter que denunciou mascote do Inter por importunação sexual.
- A vacinação contra o HPV nas escolas públicas da capital deve iniciar hoje. Dentre os alunos aptos à vacinação, 48,56% não receberam a primeira dose ainda.
- A 4ª edição do Fórum de Proteção de Dados Pessoais dos Municípios irá reunir 16 estados entre na capital Gaúcha. A inteligência artificial no poder público é um dos temas abordados.
- O novo Plano Diretor de Xangri-Lá, que entra em vigor flexibiliza a altura máxima das edificações, permitindo superar os sete andares previstos até então. Sombra na areia da praia e vista nobre para alguns ?
- O governo do RS irá construir novo hospital em Viamão, que será administrado por uma empresa privada.
- Estados do Sul e Sudeste firmaram pacto para combater o crime organizado, no Cosud, propondo mudanças que endureçam a legislação brasileira.
- RS tem mais 20 editais de concursos públicos abertos, contabilizando, pelo menos, 280 vagas para todos os níveis de escolaridade.
A Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Sortimento : Porto Alegre Eleições 2024
Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito de lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?