Sortimento Flash News : principais notícias de segunda-feira (20.07.20)
O Brasil tem 632 mortes por Covid-19 identificadas em 24 horas. De domingo (19.07) para segunda-feira (20.07), o balanço do Ministério da Saúde aponta mais 20.257 novos casos de infecção pela doença.
Desde o início da pandemia, o País registra 2.118.646 casos confirmados e 80.120 mortes.
No total, 81 pessoas sem máscaras foram multadas no Rio de Janeiro no fim de semana. Na praia de Copacabana, um homem que desacatou guardas civis foi imobilizado com uma arma de choque.
Chegaram ao Brasil 20 mil doses da vacina chinesa contra a Covid-19. Os testes em voluntários brasileiros vão começar em São Paulo, estado onde o aumento nos casos no interior assusta. Estudo no Brasil deve durar 90 dias e terá a participação de 9 mil brasileiros. No interior do estado de São Paulo houve aumento de 24% no número de óbitos na comparação semanal.
Resultados preliminares apontam que a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, é segura e induz resposta imune. Segundo os cientistas, os efeitos da imunização precisam ser reforçados com uma segunda dose e ainda são necessários mais testes para confirmar a proteção.
Pesquisadores afirmam que a vacina da Universidade de Oxford, uma das mais promissoras em estudo no mundo, é segura e eficaz contra o coronavírus.
Cinemas começam a reabrir na China após 6 meses fechados por coronavírus
Na Flórida, nos Estados Unidos, houve 10 mil e quinhentos novos casos em 24 horas. Enquanto milhões de americanos perderam o emprego durante a pandemia, bilionários ficaram mais ricos nos Estados Unidos.
PORTO ALEGRE
A média de casos novos da Covid-19 em Porto Alegre tem crescido, ao mesmo tempo em que a meta de isolamento social, de 55%, não tem sido alcançada. A situação, que culmina também em uma forte pressão sobre o sistema de saúde da Capital, pode levar a cidade ao lockdown nos próximos dias.
Conforme o Correio do Povo, se no dia 20 de maio, data em que foram anunciadas flexibilizações nas medidas de restrição, Porto Alegre totalizava 26 mortes, na segunda-feira (20.07), este número já chega a 225 vítimas fatais do coronavírus.
A média diária de novos casos em Porto Alegre após a primeira flexibilização é de 86. Antes, a Capital registrava uma média de 15 casos a cada 24 horas.
Ao contrário do número de novas infecções, a taxa de isolamento social vem se mantendo estável e inferior aos 55% solicitados pela prefeitura no “Desafio Porto Alegre”.
De março até 20 de maio, Porto Alegre teve uma média de 58% de adesão ao distaciamento social, número acima do proposto. Inclusive, o índice chegou a superar a marca dos 55% treze vezes até a data da primeira flexibilização. De maio pra cá, a média de adesão foi de 48%, inferior ao orientado pelo executivo municipal e, ao contrário dos primeiros meses de pandemia, somente em quatro ocasiões o índice esteve acima desta marca.
ECONOMIA x VIDA
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) determina a reabertura de bares, restaurantes e lanchonetes em Belo Horizonte. A decisão suspende um decreto municipal que determinava o fechamento desses estabelecimentos comerciais.
A medida atende a um pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-Minas). Em nota, a prefeitura de BH afirma que vai recorrer contra a liminar.
A Prefeitura de São Paulo interditou 29 bares durante o fim de semana, por descumprimento das regras de flexibilização da quarentena.
Os estabelecimentos devem solicitar a liberação na subprefeitura da região.
Entre as regras para o funcionamento, estão ocupação de 40%, distância de 2m entre mesas e 1,5m entre pessoas.
A máscara é obrigatória para os funcionários e clientes, quando não estiverem comendo.
INFECTADOS
O novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirma que está com a Covid-19. Em rede social, ele afirmou que recebeu o resultado positivo pela manhã. O ministro disse que está medicado e continuará despachando remotamente. Mais cedo, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou, também pelas redes sociais, que testou positivo para a doença.
IMÓVEIS
Em São Paulo, dois em cada 10 contratos residenciais tiveram redução de valor nos últimos meses.
PARQUES
Mais seis parques públicos estaduais voltaram a abrir para o público em São Paulo: Juventude, Horto Florestal, Jacuí, Biacica e Jardim Helena, na capital paulista, e Jequitibá, em Cotia. O horário de funcionamento será das 10h às 16h, de segunda a sexta; eles vão continuar fechados aos fins de semana. Salas de atividades, museus e orquidários também permanecem fechados.
INCÊNDIO
Os bombeiros conseguiram apagar o principal foco de um incêndio que começou na semana passada na divisa de Minas Gerais com São Paulo.
EDUCAÇÃO
A prefeitura do Rio liberou o retorno às aulas nas escolas particulares a partir de 3 de agosto.
Quase 12% dos jovens entre 15 e 17 anos ficaram fora da escola em 2018, índice que faz da evasão escolar um dos maiores gargalos da educação no País.
FUNDEB
Depois de muita polêmica, a votação do novo Fundeb, o fundo que financia a educação basica no país, deve acontecer nesta terça-feira, na Câmara.
O governo quer convencer o Congresso a aceitar que parte do Fundeb financie benefícios assistenciais para famílias que têm crianças no ensino básico..
DESEMBARGADOR
O desembargador Eduardo de Siqueira, abordado no último sábado por não usar máscara em uma praia de Santos, no litoral paulista, já havia sido parado outras duas vezes pela mesma infração.
Eduardo de Siqueira disse aos agentes que não tem o hábito de usar máscara. Após ser informado que seria multado, o desembargador tentou intimidar Cícero ligando para o secretário municipal de Segurança Pública de Santos e, ao receber a multa, rasgou a autuação.
O guarda municipal Cícero Hilário informou a Eduardo que não iria falar com ninguém e, em entrevista, relatou que, por causa da função que o magistrado ocupa, não esperava as atitudes do desembargador.
O CNJ abriu um procedimento para analisar a postura do desembargador que desrespeitou um guarda, após ser multado por não usar máscara. A punição “mais severa” que Eduardo Siqueira pode sofrer é a aposentadoria compulsória com salário de R$ 35 mil.
“Hoje me sinto orgulhoso. Estava fazendo meu trabalho. Mesmo com tudo que ele falou, não me intimidei”, diz Cícero Hilário, Guarda Municipal desrespeitado por desembargador.
Logo após o acontecido, Cícero disse ter ficado abalado: “O mais triste foi chegar em casa e ver minha esposa e minha filha, que assistiram às imagens, chateadas com aquilo. A minha filha perguntou o que eu fiz para ser tratado daquela forma.”
RACHADINHA
Em depoimento ao Ministério Público Federal, o senador Flávio Bolsonaro negou ter recebido informações antecipadas sobre a Operação Furna da Onça, que investiga o esquema da rachadinha na Assembleia do Rio e confirmou que esteve na casa do empresário e suplente Paulo Marinho.
ARMAMENTO
A quantidade de novos armamentos em poder de cidadãos comuns aumentou em 601%, em dez anos, após medidas que flexibilizaram o acesso às armas de fogo, aceleradas no governo de Jair Bolsonaro.
O levantamento do jornal O Globo considerou três categorias elencadas pela PF: cidadãos, servidores e caçadores de subsistência, moradores de áreas rurais que têm a atividade de caça como meio de sustento.
Já com relação ao porte, o direito de andar armado na rua, o aumento de novos registros no país foi de 227% em dez anos.
FLAMENGO
O Flamengo fecha mais um acordo com familiares de uma das vítimas do incêndio no Ninho do Urubu. Na segunda-feira (20.07), a direção do clube se reuniu com parentes do adolescente Jorge Eduardo, de 15 anos, em Além Paraíba, no int
erior de Minas Gerais. Agora, o Flamengo tenta negociar com outras quatro famílias, além da mãe de Rykelmo, que acionou a Justiça mesmo com o acerto fechado entre o clube e o pai do jovem. Em fevereiro de 2019, dez jovens morreram no incêndio que destruiu um alojamento que abrigava atletas das categorias de base do clube carioca.
CAMPEONATO GAÚCHO
Federação Gaúcha de Futebol atualizou, na noite de segunda-feira (20.07), a rodada de abertura da retomada do Estadual após a paralisação, em março, em razão da Covid-19. Além dos três jogos já definidos, o campeonato também vai ter confrontos em Farroupilha e Lajeado.
Conforme a FGF, o confronto entre Ypiranga x Esportivo vai ser realizado no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha. O confronto acontece na quarta-feira, às 15h. No mesmo horário, mas na quinta-feira, Novo Hamburgo x Aimoré se enfrentarão na Arena Alviazul, em Lajeado. Todos os jogos acontecem sem público.
Assim, cinco dos seis jogos da rodada tiveram datas e locais confirmados até o momento. Os clássicos Gre-Nal, e Ca-Ju, ambos em Caxias do Sul, além do duelo entre São Luiz x São José, em Bento Gonçalves, já haviam se definido. O clássico Bra-Pel foi adiado após um jogador do Pelotas testar positivo para Covid-19.
ELEIÇÕES NOS EUA
A pouco mais de cem dias das eleições nos Estados Unidos, uma nova pesquisa mostra que Joe Biden – ex-vice de Obama – tem 15% de vantagem sobre Donald Trump.