Início » Rio Grande do Sul : autorizado atendimento do comércio varejista não essencial na Páscoa e Instituto da Transformação Digital debate inovação na Gestão Pública

Rio Grande do Sul : autorizado atendimento do comércio varejista não essencial na Páscoa e Instituto da Transformação Digital debate inovação na Gestão Pública

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias - sortimentos.com
Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias

Rio Grande do Sul : autorizado atendimento do comércio varejista não essencial na Páscoa e Instituto da Transformação Digital debate inovação na Gestão Pública

Autorizado atendimento do comércio varejista não essencial na Páscoa

O Sindilojas Caxias informa que o atendimento do comércio varejista não essencial no sábado (03.04), véspera de Páscoa, entre 5 e 20 horas, foi autorizado pelo Estado. De acordo com informação recentemente divulgada a suspensão geral das atividades foi mantida para o feriado de Sexta-feira Santa (02.04) e também o domingo de Páscoa (04.04).

O governador Eduardo Leite também anunciou que a restrição de horários às atividades econômicas será mantida nos dias úteis até a sexta-feira da próxima semana (09.09). Dessa forma, a Ação Declaratória com Pedido de Tutela de Urgência contra o Estado e os municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos para garantir o atendimento do comércio varejista não essencial no feriado de Sexta-feira Santa e no final de semana (02 a 04.04) com o pedido subsidiado para a abertura nos próximos feriados e/ou finais de semana, exceto 1º de maio (Dia do Trabalho), se mantém, embora não tenha havido ainda manifestação da Justiça.

Segundo a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, a reconsideração do governador permitindo o atendimento do comércio varejista não essencial sinaliza um avanço das reuniões que o comércio vem realizando com o poder público pela abertura nos feriados e finais de semana: “O Sindilojas Caxias mantém a Ação Declaratória com Pedido de Tutela de Urgência, neste momento, porque é preciso buscar a abertura nos próximos finais de semana também, enquanto o Estado não se manifesta sobre essa mudança. A abertura neste sábado vai ajudar, especialmente, os estabelecimentos comerciais que oferecem produtos de Páscoa”, afirmou. Ela também ressaltou a importância da atenção do comércio aos protocolos para que a saúde de todos seja preservada.

A Assessoria Jurídica do Sindilojas Caxias permanece à disposição dos associados para esclarecimento de dúvidas pelo telefone 54 99700-2555 e também pelos e-mails juridico@sindilojascaxias.com.br e assistentejuridico@sindilojascaxias.com.br.

Instituto da Transformação Digital debate inovação na Gestão Pública

Buscando construir um mundo melhor, onde os gestores públicos entendam todos os processos de inovação para traçar o rumo estratégico que leve a novos modelos de prestação de serviços à sociedade, o Instituto da Transformação Digital (ITD) promoverá no próximo dia 6 de abril, a partir de 14h, o evento virtual “A Jornada da Inovação na Gestão Pública”.

O encontro mostrará os caminhos para se atingir os resultados desejados pelas prefeituras e proporcionar a troca de experiência entre especialistas, permitindo transformar a relação dos órgãos públicos com suas comunidades.

Serão debatidos os seguintes assuntos: como implementar a inovação num órgão público; como desenvolver a Inovação no ambiente escolar; como transformar a prestação de serviços em benefício da cidade; e como avaliar o impacto da inovação na administração pública.

Um dos destaques da programação será a apresentação do “Laboratório do Futuro”, um produto novo do Instituto da Transformação Digital. Idealizador do projeto, Gustavo Machado afirma que a principal mensagem do evento “é que é fundamental levarmos inovação à gestão pública, pois com tantos desafios em diversas esferas, torna-se impossível resolvê-los de forma tradicional’.

Gustavo ainda destaca que, por conta das dimensões do Brasil, cada pequena melhoria representa um impacto gigantesco. “A transformação digital do SUS, por exemplo, pode evitar milhares de mortes por erros médicos em virtude do uso de prontuários em papel. Por isso, enxergo a inovação de forma bem ampla, contemplando também pequenas melhorias, como as presentes em um aplicativo público. É vital saber que além do longo prazo, também é possível pensar em avanços para o curto e o médio” concluiu.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link https://eventos.institutodatransformacao.com.br/a-jornada-da-inovacao-na-gestao-publica/#inscreva-se.