Reabertura oficial do Aeroporto Internacional Salgado Filho contará com os ministros Silvio Costa Filho e Paulo Pimenta
Evento que marca a retomada será na sexta, 18 de outubro, às 10h. Em um primeiro momento, o terminal terá capacidade para 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h. A previsão é de que a operação seja retomada 100% em dezembro, inclusive com voos internacionais.
Depois de mais de 160 dias sem receber voos comerciais em função das fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o aeroporto Salgado Filho, maior terminal em termos de movimentação de passageiros da região Sul, voltará a receber operações aéreas. A reabertura oficial será a partir às 10h desta sexta-feira, 18 de outubro, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, além de autoridades do setor aéreo e de parlamentares do estado.
“Estamos devolvendo ao povo gaúcho o aeroporto muito antes que as pessoas imaginavam”
Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Neste primeiro momento, o aeroporto terá capacidade para receber 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h. A operação parcial ocorrerá com a pista reduzida, com 1.730 metros. Na próxima segunda-feira, 21 de outubro, dia da retomadas das operações, estão previstos 71 voos. De acordo com a Fraport, concessionária que administra o complexo, a previsão é de que a retomada integral ocorra até 16 de dezembro, quando a pista de pouso e decolagem será usada em sua totalidade, momento em que serão retomados também os voos internacionais.
“Quando fui designado pelo presidente Lula para assumir o Ministério da Reconstrução, enfrentei enormes desafios, entre eles o pessimismo e a desesperança. Lembram que algumas pessoas chegaram a imaginar que o aeroporto só seria reaberto em março do ano que vem? Trabalhamos para garantir que o aeroporto pudesse reabrir o mais rapidamente possível. E graças a esse trabalho de união e reconstrução, de grande participação do Governo Federal, com Ministério de Portos e Aeroportos, Casa Civil, ANAC, estamos devolvendo ao povo gaúcho o aeroporto muito antes que as pessoas imaginavam”, disse Pimenta.
Ele lembrou que o Governo Federal disponibilizou R$ 426 milhões para que fosse encontrado um equilíbrio contratual para que a empresa fizesse os investimentos necessários com a agilidade exigida. “Antes do Natal, vamos estar com o aeroporto funcionando 100%, fortalecendo ainda mais a nossa economia, o nosso turismo, todo o trabalho de reconstrução do Rio Grande do Sul”, completou o ministro.
HISTÓRICO – Fechado no dia 3 de maio, o Aeroporto Salgado Filho permaneceu por semanas com cerca de 75% da pista de pousos e decolagens submersa. Para retornar as operações cumprindo todos os critérios internacionais de segurança, o Governo Federal e a Fraport montaram um plano de recuperação da infraestrutura. No dia 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros para os voos realizados na Base Aérea de Canoas, que fica a cerca de 10 quilômetros do Salgado Filho.