Início » Arbitragem sob suspeita no Brasileirão : São Paulo e Sport divulgam nota sobre erros de arbitragens

Arbitragem sob suspeita no Brasileirão : São Paulo e Sport divulgam nota sobre erros de arbitragens

Arbitragem sob suspeita no Brasileirão 2025 - erros grosseiros são seletivos contra alguns clubes Arbitragem sob suspeita no Brasileirão 2025 - erros grosseiros são seletivos contra alguns clubes

Arbitragem sob suspeita no Brasileirão : São Paulo e Sport divulgam nota sobre erros de arbitragens

A 27ª rodada do Brasileirão 2025 evidenciou erros gravíssimos de arbitragem nos jogos de Grêmio, São Paulo e Sport. Falta de critérios, intervenção e omissão do VAR e decisões questionáveis interviram na Classificação do Campeonato Brasileiro. A competição da CBF está sob suspeita pelos diversos erros durante a competição sem qualquer punição aos árbitros envolvidos.

Indignante ! O Brasileirão precisa de investigação para a transparência do futebol.

Confira as notas oficiais do São Paulo e Sport

São Paulo

NOTA OFICIAL

O São Paulo Futebol Clube manifesta profunda indignação com a arbitragem de Ramon Abatti Abel e com a atuação do árbitro de vídeo, Ilbert Estevam da Silva, na partida deste domingo (05), contra o Palmeiras, no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro. Os erros cometidos em lances capitais tiveram influência direta no resultado do jogo e representam um grave prejuízo esportivo ao São Paulo FC.

O mais escandaloso equívoco foi a não marcação de um pênalti claro em Gonzalo Tapia, quando o time são-paulino já vencia o jogo por 2 a 0. Mesmo diante da evidência do lance, o árbitro de campo ignorou a infração, e o VAR, que deveria corrigir o erro, optou por se omitir, causando perplexidade a todos que acompanharam a partida.

Pouco tempo depois, o São Paulo também foi prejudicado por outra falta clara em Gonzalo Tapia em jogada que originou um gol do adversário — novamente sem qualquer intervenção da equipe de arbitragem.

Outros lances também passaram impunes: Gustavo Gómez atingiu Gonzalo Tapia com uma cotovelada e um pisão, em jogadas distintas, além do carrinho desproporcional de Raphael Veiga em Enzo, por trás, e da solada com o pé alto de Andreas Pereira em Marcos Antonio — passíveis de cartão vermelho, mas também ignorados pelo árbitro e pelo VAR.

O São Paulo Futebol Clube exige que a Comissão de Arbitragem da CBF adote medidas imediatas diante de mais uma atuação desastrosa da equipe de arbitragem, que compromete a credibilidade da competição e o trabalho realizado por jogadores, comissão técnica e diretoria.

Presidente Julio Casares
São Paulo Futebol Clube


Hernán Crespo: “Pessoalmente, nunca vivi algo igual de tão escandaloso como hoje. Tenho 32 anos de futebol, como jogador e técnico. Nunca vi nada igual. Nunca vi nada tão evidente. Tenho o maior respeito pelo Palmeiras e pela qualidade dos jogadores, dito isso, foi escandaloso o que passou. Nunca vi nada igual. Sim, podemos melhorar coisas… como sempre. Podemos marcar melhor, sim, não tenho dúvidas. Mas o que vivi hoje foi escandaloso. Não posso crer. Foi tão evidente o que passou que eu não posso crer no que aconteceu”


Sport

Nota Oficial – Arbitragem em Cruzeiro 1×1 Sport

O Sport Club do Recife vem, mais uma vez, manifestar sua indignação diante dos graves equívocos de arbitragem ocorridos na partida contra o Cruzeiro, no último domingo (05), válida pela Série A do Campeonato Brasileiro.

A arbitragem novamente tirou o protagonismo dos atletas e interferiu diretamente no resultado do jogo. O árbitro Jefferson Ferreira de Moraes protagonizou decisões claramente equivocadas e determinantes, sendo duas delas capitais para o desenrolar da partida.

Aos 19 minutos do segundo tempo, o árbitro interrompeu um contra-ataque claro do Sport, no qual Hyoran seguiria livre em direção ao gol adversário marcando uma falta inexistente. Já aos 23 minutos, após cobrança de escanteio, deixou de assinalar um pênalti evidente sobre o zagueiro Ramon.

O Sport Club do Recife reforça seu apelo por uma arbitragem justa, isenta e responsável, que valorize o espetáculo e respeite o trabalho de atletas, comissões técnicas e torcedores. É inaceitável que, rodada após rodada, decisões equivocadas continuem prejudicando o andamento do campeonato sem que medidas concretas sejam tomadas.

O clube seguirá lutando com seriedade, dedicação e espírito esportivo dentro de campo, mas não se calará diante de injustiças que comprometem a credibilidade da competição e o respeito às instituições envolvidas no futebol brasileiro.