Balneabilidade das praias do Paraná : boletim do IAT aponta sete pontos impróprios para banho

Verão Litoral Paranaense - Turismo no Brasil - Sortimentos.com
Verão Litoral Paranaense - Turismo no Brasil - Sortimentos.com
Verão Litoral Paranaense – Turismo no Brasil – Sortimentos.com

Sortimentos.com Notícias Verão

Balneabilidade das praias do Paraná : boletim do IAT aponta três pontos impróprios para banho

O 9º Boletim de Balneabilidade do Estado do Paraná, divulgado na sexta-feira (18.02.22) pelo Instituto Água e Terra (IAT), aponta melhora de 75% da qualidade da água no Litoral do Estado. Apenas três pontos, dos 49 monitorados nessa região, apresentam condições impróprias para banho e prática de esportes aquáticos. Nos 17 locais monitorados nas praias da Costa Oeste e da Costa Norte, todos estão com indicações próprias.

O último Boletim de Balneabilidade indicava 12 locais impróprios no Litoral do Estado. Destes, nove receberam a indicação própria. Um dos principais motivos que contribui para a boa balneabilidade das águas é a diminuição no número de veranistas.

MONITORAMENTO – São monitorados 66 pontos no Litoral e nas praias de água doce, com análise de amostras de água, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000.

O órgão ambiental irá emitir 11 boletins durante a temporada do Verão Paraná – Viva a Vida, com informações até a semana do Carnaval. O serviço, ofertado há mais de 30 anos, é realizado no período de maior fluxo de veranistas e disponibilizado para os cidadãos toda semana.

O Boletim de Balneabilidade também indica os 10 pontos de foz dos rios no Litoral, que chegam ao mar como impróprios, pois drenam áreas urbanas.

RESULTADOS – Em Paranaguá, todos os seis pontos monitorados na Ilha do Mel estão classificados como próprios. A mesma situação é encontrada nos 11 pontos em Pontal do Paraná.

Em Matinhos, dos 14 locais monitorados, apenas um se encontra impróprio: à esquerda do Rio Matinhos, no Balneário Flamingo. Nos cinco pontos de coleta de amostras em Antonina e Morretes, apenas Ponta da Pita tem condições impróprias.

Dos 13 locais em Guaratuba, dois continuam impróprios: à esquerda da Rua Ponta Grossa (praia Guaratuba) e à esquerda da Rua Frederico Nascimento (praia Caieiras).

COMO SABER – Os locais impróprios para banho, o IAT sinaliza com bandeira vermelha. Os próprios têm bandeira azul. Os Boletins de Balneabilidade são atualizados toda sexta-feira no site www.iat.pr.gov.br, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”.


Boletins

Os Boletins de Balneabilidade são atualizados às sextas-feiras no site do IAT, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.

Confira o boletim do Litoral e da Costa Oeste.



Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.