Giro de notícias Brasil : (16.07.21) : CPI da Covid-19, voto impresso, pseuda fraude, presidente Jair Bolsonaro, Lei de Diretrizes Orçamentárias, taxação de grandes fortunas e Enem 2021

Sortimento Futebol - Sortimento Notícias - Sortimento Finanças e Negócios - sortimento.com.br

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : (16.07.21) :

CPI da Covid-19, voto impresso, pseuda fraude, presidente Jair Bolsonaro, Lei de Diretrizes Orçamentárias, taxação de grandes fortunas e Enem 2021

CPI da Covid-19

A CPI da Covid-19 encerrou, na quinta-feira (15.07), a décima primeira semana de trabalhos e só retornará ao Senado Federal no dia 3 de agosto, após o recesso parlamentar. Ao todo, a CPI já ouviu 33 pessoas. Entre os personagens estão os ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, além do atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga.

Entre os aspectos explorados estiveram a falta de orientação do governo federal sobre a pandemia, o atraso nas medidas de distanciamento social e a demora na aquisição e distribuição de vacinas. A crise da falta de oxigênio no estado do Amazonas também foi um tópico explorado pela Comissão, que questionou ainda o uso de tratamento precoce não comprovado contra a doença e a relação do Brasil com a China.

Covid-19 no Brasil

Com o registro de dois novos casos da variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, o estado de São Paulo confirmou a transmissão comunitária da cepa da Covid-19. Até então, apenas um caso autóctone havia sido confirmado na capital e outro importado do município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro

Rio deve vacinar todos os adultos contra a Covid-19 até o dia 18 de agosto. São Paulo vacina moradores de 35 anos a partir desta sexta-feira

Onyx e Luis Miranda batem boca em 1º encontro após caso Covaxin. João Doria testa positivo para Covid-19 novamente

30% é o índice de crianças de até dois anos que morreram por Covid-19 no Brasil e não foram admitidas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para tratar a doença por falta de leitos.

Voto impresso e pseuda fraude

Em entrevista à CNN, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) disse não haver indícios de fraude nas eleições presidenciais de 2014, quando ele disputou e perdeu, no segundo turno, para a então presidente Dilma Rousseff (PT). O resultado foi contestado na época e os votos foram auditados pelo PSDB, que não encontrou provas de irregularidades. “Não tenho nenhum indício que aponte para fraudes naquela eleição”, disse

Presidente Jair Bolsonaro

A equipe médica responsável pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, em boletim divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação Social, que a sonda naso-gástrica utilizada pelo chefe do Executivo foi retirada na quinta-feira (15), mas que ele segue sem previsão de alta. Apesar da internação, não há definição se o presidente pedirá algum tipo de licença ou se deve seguir despachando do hospital. Caso ele se licencie do cargo para o tratamento médico, há dúvidas sobre quem poderá assumir a presidência.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

O Congresso Nacional aprovou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022. que determina as metas e prioridades para os gastos do governo para o ano que vem. Entre os principais pontos do texto aprovado, está o aumento dos recursos destinados ao financiamento da campanha eleitoral do próximo ano. Outra previsão é a realização do Censo Demográfico, do IBGE. Este, inclusive, terá suas dotações poupadas de contingenciamento em 2022, após ter sido excluído do Orçamento de 2021 por falta de recursos.

Taxação de grandes fortunas

Trata-se de um assunto que está há 33 anos na gaveta, mas que, nos últimos meses, passou a aparecer com frequência cada vez maior: a taxação de grandes fortunas. O aumento da desigualdade no mundo na última década, coroado por um estrago monstruoso feito nas contas de todos os países pelos gastos de socorro à pandemia do coronavírus são os responsáveis por reaquecer o assunto tabu, no Brasil e no mundo. De acordo com levantamento feito pelo CNN Business, ao menos 37 projetos sobre o assunto já foram apresentados na Câmara dos Deputados ou no Senado, propondo os termos para a criação do imposto no país, desde 2008.

Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que, ao todo, pouco mais de 4 milhões de pessoas garantiram a inscrição para o Enem 2021 nas duas versões do exame, impressa e digital. Este é o menor número de inscritos dos últimos 13 anos. As inscrições foram abertas em 30 de junho e se encerraram nesta quarta-feira (14). As provas estão previstas para 21 e 28 de novembro. É importante destacar que o ano de 2020 também registrou uma abstenção recorde, de 55%.

Para ler

IBGE e ABRAS destacam o aumento nas vendas no mês de maio/21 no comércio e supermercados

Pedro Camargo Advocacia oferece soluções para empreendedores e startups

Serasa relança ação que ajudou milhões de brasileiros a quitarem suas dívidas por R$100

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Brasil por Fábio Juchen

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.