Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : (29.07.21)
Precisa, fraude nas eleições, partido de Jair Bolsonaro, Selic, ginástica artística e exemplo Olímpico
Precisa
A Controladoria-geral da União (CGU) que não encontrou evidências de sobrepreço na compra da Covaxin, vacina indiana encomendada pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2021, diz que iniciará uma investigação sobre a Precisa, representante brasileira da vacina Covaxin. O relatório sobre o caso que está sendo finalizado indicará que a empresa não ofereceu oficialmente ao governo as doses por US$ 10 para depois fechar contrato por US$ 15. A CGU reuniu provas que corroboram a versão apresentada por Emanuela Medrades, da Precisa, em depoimento à CPI da Pandemia. Ela disse na ocasião que se tratava apenas de uma expectativa e não uma oferta de fato.
Eleições de 2014
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promete revelar as supostas “provas de fraude” na contagem de votos do segundo turno da eleição presidencial de 2014. De acordo com o presidente, a oscilação na liderança “por mais de 200 vezes” seria a evidência de que o sistema não é seguro. A CNN teve acesso à planilha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de votos computados entre 17h01 do dia 26 de outubro de 2014 até as 02h13 de 27 de outubro. De acordo com a evolução da contagem, Aécio sai na frente na apuração e há uma única mudança na liderança, às 19h32, quando Dilma assume a ponta e segue na frente até o final da apuração.
Filiação ao PP
Enquanto espera decisões do Congresso sobre voto impresso, reforma eleitoral e os desdobramentos da CPI da Pandemia, o presidente Jair Bolsonaro vai adiando a decisão sobre a qual partido se filiará se decidir disputar a reeleição em 2022. A confirmação do senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas (PP), à frente da Casa Civil deixou o presidente mais perto do PP – mesmo partido de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Anteriormente, Bolsonaro disse querer uma legenda que possa controlar. “Tentei e estou tentando um partido que eu possa chamar de meu e possa, realmente, se for disputar a Presidência, ter o domínio do partido”, disse.
Exemplo Olímpico
A mais jovem medalhista olímpica do Brasil, Rayssa Leal, chegou ao país na quarta-feira (28.07) e preferiu cancelar uma recepção com fãs em sua cidade natal, Imperatriz, no Maranhão, para evitar aglomerações durante a pandemia de Covid-19. Ela diz que os próximos dias serão dedicados à família. Uma medalhista, uma atleta, uma jovem, com atitude exemplar para um ex-militar, negacionista, político e presidente.
Ginástica artística
A grande notícia da final do individual geral da ginástica artística feminina ocorre a partir das 7h50 desta quinta-feira. A ausência inesperada da favorita Simone Biles, anunciada na quarta (28), colocou a brasileira Rebeca Andrade como uma das principais concorrentes ao ouro da modalidade, que premia a melhor ginasta na disputa em quatro aparelhos (salto, solo, trave e barras assimétricas). Rebeca, 22, surpreendeu ao ficar apenas atrás de Biles nas eliminatórias, com uma pontuação total de 57.399.
Selic
Pouco antes de a pandemia atingir o Brasil, a economia do país vivia um feito inédito: o Banco Central baixava a Selic, taxa básica de juros, para 4,25% pela primeira vez na história. O choque da pandemia, a partir daquele mês, levou a mais uma leva de cortes agressivos e a Selic chegou a uma temporada inimaginável nos 2%. Com choques de preços que fizeram a inflação subir e se espalhar rápido na pandemia, o Banco Central já voltou a subir a Selic no começo deste ano, e a taxa abandonou os 2% e foi para os 4,25% em que está hoje. E não vai parar por aí. Muitos já falam na Selic passando dos 7% ainda em 2021 e voltando para cima dos 8% em 2022.
Flash news Brasil
180 é o total de denúncias apuradas em São Paulo sobre descumprimento das regras de vacinação contra a Covid-19. Entre os denunciados estão aqueles que furaram a fila ou que tomaram mais doses do que o necessário.
Em entrevista à CNN, o escritor e especialista em economia sustentável Jorge Caldeira criticou a falta de iniciativas do governo federal ligadas à economia verde e comentou a iniciativa de chefes de estado de acelerar a discussão. “O carbono neutro é a nova linguagem da economia, é uma mudança importante que o Brasil não tem acompanhado”
Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN Brasil, Brasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.