Principais notícias no Brasil na quinta-feira (09.07.20)
O Brasil registrou 1.220 mortes por covid-19 e 42.619 casos confirmados da doença nas últimas 24 horas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira (09/07).
O balanço diário eleva o total de infecções para 1.755.779. O país soma 69.184 óbitos causados por covid-19. Ao todo, 1.054.043 pacientes se recuperaram da doença.
O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de agora, pacientes suspeitos e com sintomas leves da covid-19 devem procurar logo uma unidade de saúde. Antes, a orientação era permanecer em casa, e apenas procurar a rede hospitalar em caso de piora do quadro.
Anvisa alerta que não há provas da eficácia do remédio ivermectina contra a Covid-19
SÃO PAULO
Na cidade de São Paulo, 70 dos 108 parques vão reabrir com controle de acesso. O Ibirapuera e o Parque do Carmo, os maiores da cidade, são os únicos que vão reabrir das 6h às 16h. Os outros poderão funcionar das 10h às 16h. O uso de máscara será obrigatório e os bebedouros ficarão desligados.
FACEBOOK
A lista de alvos da ação do Facebook que removeu uma rede com 73 contas ligadas a família Bolsonaro, vai de assessor especial do presidente Jair Bolsonaro a servidores das assembleias legislativas do Rio e de São Paulo.
O presidente Bolsonaro criticou a decisão do Facebook de remover páginas e perfis ligados a funcionários do gabinete presidencial e aliados.
SOLTO
O fundador da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, foi solto. Ele estava no Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte, e foi liberado mediante alvará de soltura concedido pela Justiça.
Em nota, a Ricardo Eletro informou que Ricardo Nunes e familiares não fazem parte do quadro de acionistas ou da administração da empresa desde o ano passado e disse que a operação diz respeito a processos anteriores à gestão atual.
VENDAS
Venda de carros usados aumenta 60% entre abril e junho no Brasil
LAVA JATO
Toffoli manda Lava-Jato nos estados enviarem dados de investigações à PGR
RACHADINHA
O presidente do Superior Tribunal de Justiça determinou a transferência de Fabrício Queiroz para prisão domiciliar e numa decisão polemica, estendeu o benefício à esposa de Queiroz, que está foragida.
Queiroz deve cumprir a prisão domiciliar na casa dele, na Taquara, zona oeste do Rio. O local vai ter vigilância policial para impedir o acesso de outras pessoas.
CAINDO
A empresa Latam Brasil decide entrar com pedido de recuperação judicial no Estados Unidos. A decisão foi tomada por causa dos impactos causados pela crise do coronavírus nas operações da companhia aérea.
O grupo já havia pedido o reestruturação da dívida em países como Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos.
O valor da dívida – somando todas as operações – é de 15 bilhões de dólares. No Brasil, a empresa ainda negocia um empréstimo com o BNDES
BLÁ-BLÁ-BLÁ PARA INVESTIDOR
O vice-presidente e ministros fizeram uma reunião com investidores estrangeiros, que demonstram preocupação com a política ambiental brasileira, principalmente com o desmatamento na Amazônia. Segundo Mourão, estrangeiros esperam ver resultados antes de retomar investimentos e que há uma campanha contra o agronegócio brasileiro.
SALLES SEM AMBIENTE
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, pediu que a Procuradoria Geral da República se manifeste sobre o pedido de abertura de inquérito contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
COBRAS
O Ibama vai multar o estudante de Medicina Veterinária Pedro Henrique em R$ 2 mil por manter a cobra naja que o picou em casa. E a Polícia encontrou em uma chácara mais 16 cobras exóticas. A suspeita é de que o estudante tenha ligação com esse local.
TURISMO
Um bunker usado pelas tropas que lutaram na Revolução de 1932 vai ser restaurado e aberto ao turismo no interior paulista.
Maceió se prepara para, aos poucos, voltar a receber turistas. O acesso às praias e as atividades na orla foram liberados e, nesta semana, os hotéis começaram a reabrir.
DESONERAÇÃO DA FOLHA
Empresários tentam convencer deputados e senadores a derrubar uma medida que encarece a folha de pagamento. O Congresso pode derrubar o veto presidencial na semana que vem. Muitas entidades que solicitam a manutenção da desoneração da folha tiveram seus líderes ao lado de Jair Bolsonaro na caminhada do Palácio do Álvorada até o STF, ato que visava pressionar os Ministros do Poder para facilitar a liberação das atividades econômicas durante a pandemia.
ARGENTINA
Protestos contra o governo durante quarentena por Covid-19 na Argentina
ESTADOS UNIDOS
EUA registram novo recorde, com mais de 65,5 mil casos de Covid-19 em 24 horas. País tem maior número de casos e mortes pela doença no mundo e é o único a registrar mais de 60 mil contaminações em único dia até o momento. Desde início da pandemia, são mais de 3,11 milhões de casos e 133 mil óbitos.
FUTEBOL
Calendário da CBF para a retomada dos jogos de futebol no Brasil