Sortimentos Giro da Notícia: edição da noite (14.07.20)
CORONAVÍRUS NO BRASIL
Números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados na terça-feira (14.07) apontam 1.300 mortes por Covid-19 foram notificadas no Brasil nas últimas 24 horas. Com isso, o total de óbitos pela doença oficialmente identificados chega a 74.133, segundo atualização publicada às 18h.
É a quarta pior marca diária de óbitos já registrada no país desde o início da pandemia. O recorde foi registrado em 4 de junho, quando 1.473 mortes foram notificadas.
Brasil ainda registrou oficialmente mais 41.857 casos, elevando o total para 1.926.824.
A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes chegou a 35,3. Em número total de óbitos, o país ocupa a segunda posição no mundo. Já no cálculo levando em conta a população, o Brasil aparece em 14.
Brasil está há 40 dias registrando diariamente, em média, mais de mil mortes por dia. Nesta terça, o estado de São Paulo registrou 31% das mortes do país pela Covid e, segundo especialista, vai seguir com um nível alto de contágio até o início de 2021.
São Paulo tem mais de 15 mil pessoas internadas com a Covid-19. Desse total, mais de seis mil estão em UTIs. Também nesta terça (14), o estado registrou o segundo maior número de mortes e de casos em um dia desde que a pandemia começou.
EMPREGO E DESONERAÇÃO
O governo do presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta terça-feira que permite que trabalhadores demitidos sem justa causa durante a pandemia de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, sejam recontratados menos de 90 dias depois e abre caminho para que a nova contratação se dê em condições diferentes da original, como por exemplo com um salário inferior.
Desoneração da folha de pagamento: atualmente, empresas de 17 setores pagam imposto de até 4,5% sobre o faturamento bruto. Com o veto do Governo Federal, passariam a ser cobradas em 20% sobre a folha de pagamento, a partir de janeiro.
MEIO AMBIENTE
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirma que a saída da coordenadora-geral de Observação da Terra, do Inpe, Lubia Vinhas, não tem relação com a divulgação dos dados sobre o desmatamento na Amazônia.
Em coletiva de imprensa, o ministro disse que houve um mal entendido e que Lubia não foi demitida, mas transferida para outro setor. O Diário Oficial da União não menciona a transferência da pesquisadora, apenas a exoneração.
17 ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central divulgaram uma carta pedindo a retomada da economia com preservação do meio ambiente.
HAMILTON MOURÃO
‘Não queremos as Forças dentro do governo nem a política dentro dos quartéis’, disse o vice-presidente Hamilton Mourão. Ele afirmou que o general Pazuello é interino na Saúde e tudo indica que Bolsonaro vai substituí-lo.
‘O combate ao coronavírus foi politizado desde o primeiro momento’, diz o vice-presidente Hamilton Mourão. Ele afirmou que não se pode achar normal o número de mortos e que a decisão de abrir atividades tem que ser de governadores e prefeitos.
Sobre Gilmar Mendes, Mourão disse : “pedirá desculpa ‘se tiver grandeza moral’.
GILMAR MENDES
O Ministério da Defesa encaminhou hoje uma representação à PGR contra Gilmar Mendes. Para as Forças Armadas, o ministro fez uma acusação grave ao falar dos militares à frente do Ministério da Saúde.
ECONOMIA
Dados do Banco Central indicam uma recuperação da economia brasileira após dois meses de queda. Em maio, o chamado IBC-BR – considerado a prévia do PIB – teve alta de 1,3% em relação a abril, quando caiu 9,4%. Em março, a retração havia sido de 6,1%.
Trata-se do melhor resultado desde junho de 2018, puxado pela retomada de alguns setores em meio à pandemia. No ano, no entanto, o índice acumula baixa de 6% e, em 12 meses, a retração é de 2%.
Atuando no anonimato desde maio, idealizadores do movimento Sleeping Giants Brasil estimam ter feito com que páginas propagadoras de notícias falsas tenham deixado de embolsar R$ 448 mil por mês.
A demanda por petróleo deve ter um crescimento recorde de 7 milhões de barris por dia (bpd) em 2021, à medida que a economia global se recupera da pandemia de coronavírus, mas ainda seguirá abaixo dos níveis de 2019, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em relatório mensal.
REFORMA TRIBUTÁRIA
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirma que os deputados voltam a discutir a Reforma Tributária. Aberta em fevereiro deste ano, a Comissão Mista da Reforma Tributária está parada em razão da pandemia da Covid-19. O colegiado conta com 25 deputados e 25 senadores.
ACORDO
Edmar Santos, ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro , firmou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Ele entregou provas que revelariam a participação do governador Wilson Witzel no esquema de corrupção no setor.
FAKE NEWS
Câmara iniciou nesta segunda-feira o ciclo de debates sobre o projeto das fake news e deputados manifestaram a intenção de aprimorar o texto encaminhado pelo Senado sobre o tema sem que isso implique em medidas que cerceiem a liberdade de expressão.
“Acho que esse é um debate no momento certo, que precisa ser ampliado daquele ponto aprovado no Senado Federal. Tenho certeza que os parlamentares aqui, junto com a sociedade, vão ampliar esse debate e vão conseguir chegar a um texto que de fato garanta a liberdade de cada um, de cada cidadão e organize o tema de forma para que aqueles que usam de forma indevida possam também ter a sua punição”, defendeu o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
CRIME ELEITORAL
Deputado federal Paulinho da Força foi alvo de operação que apura crimes eleitorais e lavagem de dinheiro. A ação que ocorreu em São Paulo e Brasília, foi autorizada pela 1ª Zona Eleitoral de São Paulo e se baseia na delação premiada de executivos do grupo J&F.
Ele também teria recebido valores, por meio de transferências, de entidades sindicais. Por ser um parlamentar no exercício do mandato, as investigações em 1ª instância se restringem aos fatos apurados entre 2010 e 2012.
O deputado, segundo o delegado da PF Marcelo Ivo, teria recebido R$ 1,7 milhão em Caixa 2 entre 2010 e 2012. Paulinho da Força está no exercício do mandato e, por isso, as investigações se restringem apenas aos fatos apurados no período da ação na Justiça Eleitoral.
Por causa do foro privilegiado, apenas no Supremo Tribunal Federal pode autorizar investigações e diligências envolvendo o parlamentar.
DENUNCIADO
PGR denuncia deputado Otoni de Paula por tentar intimidar Alexandre de Moraes. Deputado federal é acusado dos crimes de difamação, injúria e coação no curso do processo.
AVIAÇÃO
O Ministério Público Federal começou a investigar as denúncias de contaminação de gasolina de aviação importada pelo Brasil.
SÃO PAULO
Quinze pessoas foram presas por suposto roubo de cloro da Sabesp, a companhia de abastecimento de São Paulo.
Motoboys e entregadores por aplicativo realizam uma nova paralisação em São Paulo na terça-feira (14.07.20). Os entregadores saíram por volta das 9h da manhã da Sede do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas.
De acordo com o Sindicato, a greve tem o intuito de reivindicar melhores condições de trabalho, como aumento do valor pago por entrega e por quilometro rodado; contratação de seguros de vida e contra acidente, roubo e furto de moto e fornecimento de EPIs e local para higienização.
ABANDONADO
Sem brigada de incêndio há 2 semanas, Cinemateca Brasileira perderá também a segurança particular nesta quarta-feira por falta de pagamento. São 4 meses de contas de luz atrasadas, três meses sem pagar salários, 11 demissões e funcionários em greve pela 3ª vez.
O acervo do órgão conta com 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema nacional.
O cineasta Francisco Martins afirma que se a luz do local for cortada, os itens, em sua maioria, serão perdidos, pois necessitam de câmaras de refrigeração.
CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO
Os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro previstos para ocorrer nos dias 14 e 15 de fevereiro no Sambódromo da Marquês de Sapucaí estão em fase de confirmação. Há possibilidade de adiamento. Seis agremiações anunciaram em reunião na noite de terça-feira (14.07) na Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) que somente irão desfilar se houver vacina contra a Covid-19.
Segundo a Liesa, até o momento não houve proposta formal de adiamento do Carnaval, mas a liga reconheceu que algumas escolas são contra desfilar sem que haja uma vacina.
A prefeitura do Rio afirmou, em nota, que não é possível no momento definir a realização do Carnaval e que está estudando “alternativas para diversos cenários”, ressaltando que a prioridade no momento é salvar vidas e evitar o avanço da Covid-19.
“A Prefeitura do Rio segue concentrando os esforços para salvar vidas e controlar a pandemia na cidade. Neste momento, ainda não é possível falar em definição sobre o Carnaval Rio 2021 em função da pandemia da Covid-19”, informou a empresa municipal de turismo da cidade, a Riotur, em nota.
Além dos desfiles na Sapucaí, o Carnaval do Rio conta com centenas de desfiles de blocos espalhados por diversos pontos da cidade, reunindo milhões de pessoas entre cariocas e turistas.
VACINA
A Rússia anuncia que já terminou os testes em humanos de uma vacina contra o coronavírus e que já poderia começar a produção em agosto. Mas especialistas ao redor do mundo estão céticos com a informação.
NAYA RIVERA
Depois de 6 dias de buscas, mergulhadores encontraram o corpo da atriz que caiu em um lago da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com a polícia, Naya Rivera ajudou o filho a subir em um barco, mas não teria tido forças para se salvar.
CRIATIVIDADE GASTRONÔMICA
Um restaurante no sul da Índia remodelou um dos mais tradicionias pratos locais para ajudar na conscientização sobre a higiene em tempos de pandemia. A parotta, pão típico da região e similar ao pão sírio, é servido em forma de máscara e se tornou um sucesso.
MOTORISTAS PRÁ CHU-CHU
A China tem 440 milhões de motoristas licenciados de veículos a motor, com 7,28 milhões de pessoas obtendo suas licenças no primeiro semestre do ano, informou na terça-feira (14.07) o Ministério da Segurança Pública.
PESQUISA
Projeções mostram que a população do planeta vai subir até 2064, quando vai atingir o pico com quase dez bilhões de habitantes. Depois, vai encolher e até o final do século, a população do mundo pode ficar em 8,8 bilhões.