Dia das Mães 2022 : estudo prevê queda nas vendas e menor impacto da data nas vendas do comércio. Somente lojas de vestuário, tecidos, calçados, farmácias e perfumarias terão vendas melhores que 2021

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Dia das Mães 2022 : estudo prevê menos impacto da data nas vendas do comércio com retração de 3,4%. Apenas lojas de vestuário, tecidos e calçados, farmácias e perfumarias tendem a mostrar crescimento no Dia das Mães em relação a 2021.

No mês de maio, as vendas no comércio varejista do Estado de São Paulo devem alcançar R$ 83,1 bilhões, de acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Apesar da retração de 1,6% em comparação ao mesmo período de 2021, caso os números se concretizem, este será o segundo melhor “mês das mães” desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 2008.

O levantamento aponta, contudo, menos impacto da data no comércio, já que as vendas das atividades mais sensíveis à ocasião devem apresentar retração de 3,4%. Em termos monetários, seriam R$ 1,6 bilhão abaixo do observado no mesmo período de 2021.  

Dentre as atividades que geralmente se destacam no período, apenas as lojas de vestuário, tecidos e calçados (3,2%) e de farmácias e perfumarias (0,6%) tendem a mostrar crescimento em função do Dia das Mães. Para o faturamento das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, estima-se queda de 17%, enquanto que para as lojas de móveis e decoração, a redução prevista é de 9,7%. Nos supermercados, por sua vez, as vendas devem diminuir 2,6%.

A previsão é que, no mês, cada família destine R$ 2.973,40 – queda de 4,7% ante maio do ano passado, quando alcançou R$ 3.120,48 – para a aquisição/o consumo nos segmentos que, historicamente, são os mais procurados na data, ou seja, assistência à saúde/beleza, eletrodomésticos e eletrônicos, mobiliários e artigos do lar, vestuário, alimentação e produtos de higiene. Dentre eles, vestuário é o único com estimativa de aumento nas vendas em tíquete médio familiar. O segmento deve alcançar R$ 404,16 – 1,7% superior ao consolidado no mesmo mês de 2021 (R$ 397,25).

Vendas em maio
Apesar da retração de 1,6% prevista para as vendas do varejo no mês de maio, de acordo com a FecomercioSP, o ritmo que estes números sinalizam é o principal fator a ser avaliado. Isso, porque é preciso considerar a base de comparação bastante positiva, já que o resultado alcançado no mesmo período do ano passado foi o maior de toda a série histórica, atingindo R$ 84,4 bilhões.

A taxa estimada para este ano pode ser um indicativo de redução no ritmo do consumo. Neste sentido, o fator mais preocupante – e o obstáculo que pode ser decisivo para a manutenção de um ciclo mais aquecido e sustentado de vendas – é a inflação, elemento de maior impacto negativo sobre o poder de compra das famílias, em especial se considerarmos o alto nível de endividamento dos consumidores.

Fonte : Assessoria de imprensa FecomercioSP


Dia das Mães 2022: brasileiros adotam produtos de higiene e beleza como presentes por conta dos preços

Os produtos de Higiene & Beleza devem manter-se como forte opção para o Dia das Mães 2022, principalmente devido aos preços, que são mais amigáveis que os de categorias como Roupas, Calçados e até mesmo Flores e Experiências e uma vez que a inflação alta e a necessidade de recorrer a empregos informais seguem impactando a renda dos brasileiros. Esta é a previsão da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Em 2021, o avanço da vacinação contra a Covid-19 permitiu que os brasileiros voltassem a celebrar datas comemorativas – mesmo que com os devidos cuidados e em menores proporções – e marcou a retomada do comércio. No Dia das Mães, por exemplo, chamou atenção o fato de que 12% das pessoas receberam algum presente da categoria de Higiene & Beleza.

Isso representa um crescimento de 24% em relação a 2020 e a penetração dos produtos do setor em mais de 1,2 milhão de novos lares brasileiros. No último ano, os brasileiros gastaram, em média, R$ 41 no presente. Os destaques ficaram para os perfumes e cremes para o corpo.

A título de comparação, em 2020, o número de lares presenteados com produtos da categoria foi de 10%. O gasto médio ficou em R$ 36 – ou seja, -15,9% do que o valor desembolsado para a data no ano seguinte.