Flash News Brasil: edição da manhã de quarta-feira (24.06)

Flash News Brasil: edição da manhã de quarta-feira (24.06)

ELEIÇÕES 2020
O Senado aprovou na noite de terça-feira (23.06) em dois turnos a PEC que adia a eleição municipal de outubro para os dias 15 e 29 de novembro, devido à pandemia do coronavírus

BOLSONARO UM PRESIDENTE EM CONFLITO
AGU vai recorrer de decisão que obriga Bolsonaro a usar máscaras

RESPOSTA INTERNACIONAL
Instituições financeiras internacionais ameaçam retirar investimentos do Brasil por conta do desmatamento e das políticas do governo Bolsonaro.

ENTREVISTA
Ex-embaixador e ex-ministro Rubens Ricupero aponta “falência total da liderança” de Bolsonaro em meio à pandemia. “Nosso presidente não quis ver a realidade”, afirma.

Sobre a atual política ambiental, Ricupero fala em “catástrofe” e afirma que um “anti-ministro” está à frente da pasta do Meio Ambiente. “Ele foi convocado para destruir tudo o que os que vieram antes fizeram.”

Sobre a influência do “Olavismo” no Itamaraty, Ricupero afirma: “A maioria dos diplomatas é contra essa orientação. Há um grupo ínfimo de pessoas como o Ernesto Araújo, influenciados pelas ideias do Olavo de Carvalho. É uma influência nefasta, de uma seita lunática.”

GAFANHOTOS
Uma nuvem de gafanhotos que está na Argentina se aproxima do Brasil. São 40 milhões de insetos, que comem por dia o equivalente ao que consome um rebanho de duas mil vacas. A agropecuária está em alerta.

AGRICULTURA FAMILIAR
Sementes de feijão, milho e sorgo foram distribuídas a agricultores familiares de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A doação de 10 toneladas de sementes foi realizada pelo Projeto Lagos do São Francisco, uma iniciativa da Embrapa em parceria com a Chesf e o BNDES.

RIO GRANDE DO SUL
Governador Eduardo Leite : Lançamos, hoje, o programa Negocia RS, que permite a dação em pagamentos de bens imóveis do Estado para a quitação de débitos com os municípios na área da Saúde. Com isso, queremos sanar um passivo de R$ 466,4 milhões em valores não empenhados entre 2014 e 2018. Além de pagarmos regularmente as parcelas dos mais de R$ 200 milhões empenhados entre 2014 e 2018, mantemos em dia os valores da Saúde. O acordo foi construído com muito diálogo, em colaboração com a Famurs e prefeitos e com a parceria dos deputados. Já mapeamos mais de 400 imóveis e mais de 100 prefeituras já demonstraram interesse em aderir ao Negocia RS.