Fortaleza balneabilidade das praias : Semace aponta dezoito pontos próprios para banho

Avenida Beira Mar em Fortaleza (CE) - Turismo Verão Sortimento.com.br
Avenida Beira Mar em Fortaleza (CE) - Turismo Verão Sortimento.com.br
Avenida Beira Mar em Fortaleza (CE) – Turismo Verão Sortimento.com.br

Sortimentos.com Verão

Fortaleza Balneabilidade das Praias : Semace aponta dezoito pontos próprios para banho

Subiu para 18 os trechos próprios para banho na orla de Fortaleza, segundo novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado na sexta-feira (18.02.22). O documento elaborado pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia destaca o setor Centro com maior quantidade de trechos próprios: seis no total.

Nove trechos estão em conformidade no setor Leste. São eles: postos dos Bombeiros 03, 04, 06, 07, 08, Praça 31 de Março. Os trechos adequados do setor Centro são compreendidos pelos postos 16 – entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema; posto 17 – entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira; posto 19 – entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa; posto 20 – entre o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro; e posto 21 – entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário.

O documento traz o setor Oeste com quatro trechos em conformidade: Posto 22 – entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno; posto 23 entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó; posto 27 – entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça; posto 29 – entre a Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté

Chuvas na Capital

A Semace informa que a intensidade de chuvas pode contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem. A orientação da autarquia é que banhistas evitem banho com a ocorrência de chuvas.



Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade de trechos da orla fortalezense.



Ascom Semace Texto e Foto

Publicação com apoio do site Temporada Verão ( https://temporadaverao.com )



Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.


Alerta : use máscara de proteção, álcool em gel 70°, respeite o distanciamento social e frequente locais somente se necessário e que exijam o comprovante vacinal. Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais.