Sortimento Futebol .
FIFA e CBF “com racismo há jogo” ? Brasil vence Guiné por 4 a 1 após atitude racista no estádio
Absurdo! Jogo preparado para Campanha contra o Racismo é marcado por atitude racista de segurança no hall de entrada do Estádio El Prat, em Barcelona, na Espanha, momentos antes do início da partida. CBF e FIFA omissas com o caso. A atitude racista não impediu a realização do jogo e constrange discursos e ações. Interesses comerciais prevaleceram!
FIFA e CBF “com racismo há jogo”
Atitude racista ocorreu sábado (17/6/23) no Estádio El Prat, em Barcelona, na Espanha, minutos antes do jogo amistoso entre Brasil x Guiné. A partida marcada para divulgar ações da Campanha contra o Racismo foi manchada após um segurança abordar Felipe Silveira, amigo de infância e membro do staff de Vini Jr – atacante que vem sofrendo várias injúrias raciais na Espanha, em jogos em que o Real Madrid atua fora de casa.
O indivíduo racista, no hall de entrada do Estádio, disse antes de apontar uma banana Felipe : ‘Esta é a minha arma para você”. Após, a fala, amigo de Vini, começou a discutir com o segurança. Amigos da vítima e equipe de reportagem da SporTV gravaram as imagens da confusão. Outros seguranças tentaram tirar o segurança do local, mas os brasileiros fizeram um bloqueio e esperaram que policiais chegassem ao local. Todos foram levados para serem ouvidos.
A equipe de Vini Jr pediu que a administração do estádio analise as imagens das câmeras de monitoramento para tentar encontrar o momento exato em que o segurança mostra a banana para Felipe. Imagens e fotos mostram uma banana no bolso do segurança, que por tudo indica, agiu de forma premeditada.
Atitude racista não impede jogo e constrange discursos e ações
Toda adesivação do estádio e protocolo de jogo foi feita em preto e branco, foi reproduzido um vídeo no telão de combate ao racismo antes de os jogadores entrarem em campo, houve um minuto de silêncio e os jogadores sentaram no gramado antes do apito inicial. Sim ! “Com racismo há jogo”, para CBF e FIFA. O jogo perdeu sentido. Todas as ações, inclusive dos jogadores antes do início do jogo, perderam o impacto e sentido.
Brasil vence por 4 a 1 a fraca Guiné
A seleção brasileira usou preto, durante o primeiro tempo, em ato de conscientização para a Campanha antirracista em jogo que nem deveria acontecer após ato racista de segurança no hall do Estádio.
A equipe do técnico Ramon Menezes começou a construir a primeira vitória após a Copa do Mundo de 2022 e goleada sobre a fraca Guiné com menos de 30 minutos, quando Joeliton, convocado pela primeira vez, e Rodrygo marcaram os gols. Na sequência, Guirassy descontou. O primeiro tempo terminou 2 a 1 para o Brasil
Na volta do intervalo, com a tradicional camisa amarela, a Seleção aumentou a vantagem logo com um minuto, com Militão. Aos 42, foi a vez de Vinícius Jr., em cobrança de pênalti, fechar o placar.
A Seleção Brasileira volta a campo agora na terça-feira, quando encara Senegal, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em Portugal. A bola rola a partir das 16 horas (de Brasília).