Futebol no Brasil : resultados do GreNal, Dérby e da Copa Nordeste na noite de quarta-feira (23.07.20)
Em Dérbi sem público, Corinthians bate Palmeiras em noite de Cássio
Goleiro salva Timão, que mantém chances de classificação no Paulista 2020.
No primeiro Dérbi paulistano sem público da história, o Corinthians levou a melhor sobre o Palmeiras na noite de quarta-feira (22.07) e se manteve vivo na briga por vaga na próxima fase do Campeonato Paulista 2020. A vitória por 1 a 0 na Arena de Itaquera teve como destaque o goleiro alvinegro Cássio, que efetuou pelo menos cinco grandes defesas no 2º tempo.
O Verdão assustou primeiro, com um chute do atacante William que parou na trave. Mas foi o Corinthians que abriu o placar, aos 14 minutos do primeiro tempo. Depois de cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Gil cabeceou e a bola pingou na frente do goleiro Everton, que não conseguiu fazer a defesa.
No segundo tempo, o Palmeiras dominou as ações, mas parou em Cássio. O goleiro parou tentativas de William, do zagueiro Victor Hugo, do volante Patrick de Paula e do meia Raphael Veiga. Já nos minutos finais, um drone com uma faixa com a mensagem “Eterno 8/4”, em alusão à final do Paulista de 2018, vencido pelo Corinthians, sobrevoou a Arena, em provocação ao rival alviverde.
O resultado levou o Timão a 14 pontos, na terceira posição do grupo D. A vitória de quarta-feira só terá servido, se na quinta-feira (23.07) o Guarani perder ou, no máximo, empatar com o Botafogo de Ribeirão Preto, o que levaria a disputa pela última vaga da chave às quartas de final à última rodada da primeira fase. O Bragantino, líder do grupo, já está classificado. No domingo (26.07), às 16h (de Brasília), o Corinthians pegará o Oeste em Barueri.
Apesar do tropeço, o Palmeiras já tinha entrado em campo classificado, devido à derrota do Novorizontino para a Ponte Preta, que impede o time de Novo Horizonte (SP) de alcançar o Verdão na última rodada. Com 19 pontos, a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo ainda disputa com o Santo André a ponta do grupo B. O Ramalhão soma 20 pontos. O Alviverde também volta a campo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Água Santa, no Allianz Parque.
Santo André se classifica e Santos fica perto de vaga no Paulista
Tropeços de rivais na quinta (23.07) podem confirmar o Santos nas quartas.
Santos e Santo André sentiram o peso dos mais de quatro meses sem um jogo oficial e realizaram uma partida de poucas emoções no final da tarde de quarta-feira (22.07). No fim, o empate por 1 a 1 na Vila Belmiro, pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, não foi de todo ruim nem para um, nem para outro.
O Peixe, que atuou por mais de 45 minutos com um homem a menos após a expulsão do meia Carlos Sánchez, foi a 16 pontos e segue na liderança do grupo A, podendo garantir a classificação às quartas de final na quinta-feira (23.07). Para isso, basta que Oeste ou Água Santa tropecem contra, respectivamente, Mirassol e Inter de Limeira.
Já o Ramalhão, que iniciou a rodada com a melhor campanha do Estadual, chegou a 20 pontos, na liderança do grupo B, um ponto a frente do Palmeiras. A derrota do Novorizontino para a Ponte Preta (leia mais abaixo) garantiu a vaga do time do ABC à próxima fase do Paulista.
O time andreense saiu na frente. Aos 18 minutos do primeiro tempo, após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Rodrigo balançar as redes. O empate veio aos 47 da etapa inicial, com o atacante Yeferson Soteldo, que aproveitou bola recuperada pelo zagueiro Luan Peres no campo ofensivo, escapou da marcação e fez um golaço.
As equipes voltam a campo no domingo (26), às 16h (de Brasília), para a última rodada da primeira fase. O Santos enfrenta o Novorizontino na Arena Corinthians (o mando é do time de Novo Horizonte (SP), cuja cidade está impedida de receber jogos devido à situação local da pandemia). Já o Santo André encara o Ituano no Canindé, também em São Paulo. A equipe do ABC estaria liberada para atuar em casa, mas, neste momento, o estádio do município é usado como hospital de campanha.
Novorizontino dá adeus, Ponte respira
Assim como Novo Horizonte, Campinas (SP) está impossibilitada de receber partidas em meio à pandemia. Mesmo assim, a Ponte Preta se deu bem na volta aos gramados, fazendo 2 a 0 para cima do Novorizontino, que, com o tropeço, não tem mais chances de classificação, estacionado nos 16 pontos, a três do Palmeiras, que tem duas vitórias a mais.
O atacante Bruno Rodrigues, que marcou o primeiro gol da volta do futebol paulista, e o meia João Paulo garantiram a vitória da Macaca, que saiu da lanterna geral do Paulista para sonhar com uma vaga na próxima fase. A equipe campineira, que ainda luta contra o rebaixamento, foi aos mesmos 10 pontos de Oeste e Água Santa no grupo A, ficando à frente pelo saldo de gols. O Santos lidera. Lembrando: os dois primeiros de cada chave avançam à próxima fase.
A Ponte, entre a briga por vaga nas quartas e fuga da Série A2 (segunda divisão), termina a participação na primeira fase neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Mirassol, em São Bernardo do Campo (SP). O município de Mirassol (SP) também não está apto a receber partidas na pandemia.
Já no jogo que marcou a retomada do futebol no estado, Ituano e Ferroviária não saíram do zero no Canindé. A cidade de Itu (SP) é outra impossibilitada de sediar confrontos devido ao estágio local no combate ao novo coronavírus. A igualdade encerrou as chances de classificação de ambos os times, que agora focam na luta contra o rebaixamento.
O Ituano, com 11 pontos, é o lanterna do grupo C. A Ferroviária, com 12 pontos, está em último no grupo D e termina a participação no Estadual contra a Inter de Limeira no Morumbi, domingo, às 16h (de Brasília). O mando é da equipe de Araraquara (SP), mais um município paulista vetado para a competição.
Gauchão 2020 : Jean Pyerre garante vitória do Grêmio sobre Internacional
O Grêmio derrotou o Internacional por 1 a 0 na noite de quarta-feira (22.07) no jogo que marcou o retorno das equipes ao Campeonato Gaúcho após a interrupção da competição por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Em um clássico realizado sem a presença da torcida, e em um palco improvável, o estádio Centenário em Caxias do Sul, o Tricolor contou com um lance de sorte para garantir os três pontos.
Mas antes, no primeiro tempo, o Inter manteve mais a posse de bola, mas com pouca efetividade. Já o Tricolor teve a oportunidade de abrir o placar em cobrança de pênalti do atacante Everton, mas o goleiro Marcelo Lomba brilhou com uma bela defesa.
O lance de sorte do Grêmio veio apenas aos 17 minutos do segundo tempo, quando o garoto Jean Pyerre cobra falta, que desvia em Moisés e engana Marcelo Lomba, que desta vez apenas pôde ficar vendo a bola entrar em seu gol. 1 a 0 para o Grêmio, placar final.
Teasers do GRENAL
:: Grêmio iguala maior série dos anos 2000 e não perde Gre-Nal há 20 meses
:: Em branco de novo, Guerrero ainda não marcou nem venceu Gre-Nal pelo Inter
:: Renato diz que se surpreendeu com atuação do Grêmio no Gre-Nal após 4 meses
:: Edenilson lamenta derrota do Inter no Gre-Nal: “Um pouco de azar”
:: Coudet reclama do gramado após derrota do Inter no clássico: “Horrível”
:: Grêmio vence Inter em clássico com ‘torcida virtual’ na volta do Gauchão
Empate no jogo do retorno
Porém, o jogo que marcou o retorno do Gaúcho aconteceu na tarde desta quarta, com o empate em 2 a 2 entre Ypiranga e Esportivo.
Rodada define classificados para quartas da Copa do Nordeste
Seis partidas movimentaram a oitava rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste nesta quarta (22), e serviram para definir os classificados para as quartas de final da competição.
Goleada do Bahia
Na partida mais movimentada da noite, o Bahia fez valer o fator casa e goleou Náutico por 4 a 1 no estádio do Pituaçu. O atacante Élber abriu o placar logo aos 3 minutos de partida com um belo chute de fora da área. O segundo veio aos 26 da etapa inicial, com o meia-atacante Rodriguinho.
O Náutico chegou a ensaiar uma reação com gol em cobrança de pênalti do atacante Kieza no primeiro minuto da etapa final. Mas não passou disso, pois logo depois Fernandão e Nino Paraíba marcaram e garantiram a vitória final de 4 a 1.
Com este triunfo o Bahia avança para a próxima fase como o segundo colocado do grupo A.
O adversário do Tricolor nas quartas será o Botafogo da Paraíba, que recebeu o Vitória no Jóia da Princesa e empatou em 1 a 1. Os baianos abriram o placar com Caicedo, mas Lohan deixou tudo igual no segundo tempo.
Triunfo fora de casa
Os baianos pegam na próxima fase o Ceará, que ficou em segundo no grupo B após ir nesta quarta ao estádio do Barradão e vencer o CRB por 2 a 1. Os visitantes abriram 2 a 0 com gols de Vinícius e Bergson. Já nos acréscimos João Carlos fez o de honra do time da casa.
O primeiro lugar do grupo A ficou com o Fortaleza, que, na terça (21), superou o América-RN por 3 a 1. Com isso, o adversário da equipe do Ceará nas quartas será o Sport, que nesta quarta empatou em 1 a 1 com o Confiança. O time pernambucano abriu o placar com o atacante Marquinhos, mas o zagueiro Nirley fez para a equipe de Sergipe e garantiu o placar final.
Já o Confiança, primeiro do grupo B, pegará nas quartas o Santa Cruz, que, jogando no Valfredão, superou o River do Piauí por 1 a 0 graças a um golaço de fora da área do volante Paulinho ainda no primeiro tempo.
Jogo de desclassificados
Fechando a rodada, o CSA superou o ABC por 2 a 0 no adeus das duas equipes à atual edição da competição. Os gols do jogo foram marcados por Yago e Michel Douglas.