Giro de Notícias Brasil : 10 de setembro de 2021, sexta-feira

Sortimento Noticias -Sortimento Política - Sortimento Economia - sortimento-com-br-994754.hostingersite.com

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : 10 de setembro de 2021, sexta-feira

Editorial

A impressão de Sortimentos.com sobre os fatos é diferente daquela propagada por muitos analistas e políticos. Não há recuo de Bolsonaro. O presidente ainda irá’ aprontar’. Os atos em São Paulo e Brasília ( durante a manhã e noite ) e o bloqueio das estradas por caminhoneiros foram testes para avaliar o ‘poder’ de mobilização em prol da proposta de Bolsonaro. O ‘gabinete do ódio’ que intitulamos ‘gabinete do golpe’ pode estar analisando os possíveis erros e potenciais da mobilização de 7 de setembro para agendar uma outra, maior, impactante e decisiva, com apoio de militares e servidores da segurança pública federal e estadual. Não é uma informação é uma perspectiva possível para quem está desesperado em ficar no poder. Observe! Atenção!

Enquanto isso, isolados, STF, através de Fux e Barroso, fazem falas duras em relação as atitudes e discursos de Jair Bolsonaro no dia 7 de Setembro. Já, os Congressistas, Lira e Pacheco, marcam posição de submissão e acolhimento. Destacaram os problemas do Brasil, o voto impresso, os projetos aprovados, evitaram citar diretamente o Presidente e deixaram de focar apoio ao Judiciário no conflito gerado pelo líder da Nação. O ‘tom’ conciliador ficou com ‘imagem’ de rodada de negócios. Precisou o ex-presidente Michel Temer aparecer para ajustar as relações de Bolsonaro com o STF. Em síntese, Ministros do Governo, pseudos representantes e Congressistas, todos, ‘levaram um chapéu’.

‘Ja ir’ Confusão

O presidente Jair Bolsonaro publicou uma manifestação a respeito da crise institucional. Em dez pontos elencados, Bolsonaro afirmou que não teve “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”. Ele voltou, no entanto, a criticar Alexandre de Moraes, a quem culpou pelas divergências. O texto foi redigido pelo ex-presidente Michel Temer, com quem Bolsonaro se encontrou durante a tarde. Em entrevista exclusiva À CNN, Temer afirmou que a nota “é de harmonia” e que os ataques de Bolsonaro aos outros Poderes ficaram no passado depois da declaração. No final da noite, Bolsonaro disse em sua live semanal que está “pronto para conversar”. Bolsonaro também classificou como “dura” a declaração feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux – após atos de 7 de Setembro – e declarou querer “transparência” entre todos. O novo posicionamento do presidente gerou reações positivas no mundo político e no mercado.

Código Eleitoral

A Câmara dos Deputados aprovou por 378 votos a 80, o texto-base do projeto de lei do Código Eleitoral. A proposta revoga toda a legislação eleitoral vigente atualmente e estabelece um único texto para as eleições. A análise de 13 destaques ficou para a próxima semana e pode mudar o conteúdo da matéria. Só depois o texto será encaminhado para a análise do Senado Federal. Para que as novas leis entrem em vigor já nas eleições de 2022, o projeto precisa ser votado pelas duas casas até o início de outubro. Um dos pontos mais criticados do Código, a quarentena de cinco anos para algumas categorias profissionais concorrerem às eleições, foi derrubado no plenário durante a votação dos destaques.

China

O presidente Jair Bolsonaro discursou na abertura da 13ª Cúpula do Brics, onde destacou a parceria com a China no combate à Covid-19. Para muitos, o discurso soou como uma surpresa devido a declarações dadas por Bolsonaro no passado. Porém, para o diretor do CNN Business, Fernando Nakagawa, a fala foi condizente com o que os números mostram sobre a importância da China para a economia brasileira. O país vem se tornando cada vez mais importante para a economia do Brasil quando se leva em consideração que é o principal destino das exportações brasileiras, movimentando cerca de US$ 35 bilhões por ano.

Inflação

A inflação está corroendo o bolso do brasileiro, afirma Luiz Felipe d’Avila, cientista político e fundador do CLP (Centro de Liderança Pública). À CNN, o especialista avaliou que ao invés do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) focar em resolver os problemas reais que o país enfrenta, como a inflação, ele insufla sua base de seguidores e insiste em criticar a legitimidade do sistema eleitoral e das instituições.

Criptomoedas

O aumento de esquemas de pirâmides financeiras envolvendo criptomoedas tem preocupado a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo levantamento da agência reguladora, o ativo é usado em 43% das práticas criminosas. Essa modalidade de golpe tem como vítimas, na maioria das vezes, pessoas que procuram rendimentos rápidos.

Flash News Brasil

Rio de Janeiro : MP-RJ envia roupas de mortos no Jacarezinho para perícia em São Paulo

Imunizantes : Brasil recebe menos da metade das vacinas da Pfizer previstas

Meio ambiente : Animais estão ‘mudando de forma’ em resposta às mudanças climáticas

Flash News Mundo

70% é a parcela dos postos de trabalho criados na América Latina do início de 2020 até o primeiro trimestre de 2021 que foram gerados na informalidade. É o que aponta o relatório “Emprego e informalidade na América Latina e Caribe: Uma recuperação insuficiente e desigual”. Leia mais

Afeganistão : Apesar das recentes promessas do Talibã de respeitar os direitos das mulheres no Afeganistão, uma olhada no novo governo provisório anunciado nesta semana sugere que pode refletir seu regime anterior, quando as mulheres praticamente desapareceram da vida pública. O Talibã anunciou a formação de um governo interino, na última terça-feira (7), com um grupo de militantes veteranos no comando. No anúncio, não havia mulheres — o cargo para o Ministério da Mulher também parece ter sido eliminado sob o novo regime. Antes do Talibã retomar o controle do Afeganistão, as mulheres ocupavam apenas 6,5% dos cargos ministeriais no país.

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Brasil por Fábio Juchen