Sortimentos Rio Grande do Sul Giro de Notícias
Previsão do tempo: Porto Alegre pode ter chuva esparsa com máxima de 27°C.
Casos ativos da Covid-19 triplicam em Porto Alegre em dois meses
A Capital registrou ontem 849 novos infectados por coronavírus. Com isso, a cidade chegou a 11.129 casos ativos da doença. Em 5 de outubro, quando as aulas presenciais foram autorizadas, o total era de 3.676, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. Um mês antes, em 4 de setembro, Porto Alegre vivia o dia com o maior número de pacientes infectados com o coronavírus em leitos de UTI, 347. Naquele dia, o total de casos ativos era de 4.294. De lá pra cá, a transmissão acelerou especialmente entre os mais jovens, que são os pacientes que menos evoluem para quadros críticos.
Assim chegamos ao cenário atual, com mais pessoas convivendo com a doença, mas menos pacientes em UTI – ainda que a taxa permaneça alta, com ocupação perto dos 90% na Capital. Enquanto isso, em todo o RS, a letalidade se mostra cada vez maior nos doentes acima de 60 anos. De 1 de novembro a 7 de dezembro, os idosos representaram 83,88% do total de mortes por Covid-19 no Estado, índice que, até outubro, era de 80,24%. Os surtos em lares de idosos, aliás, preocupam as autoridades. Desde 30 de novembro, uma única instituição, na Serra, registrou nove óbitos.
Hospitais filantrópicos do RS relatam dificuldades na contratação de pessoal
A contratação de profissionais capacitados para atuar na linha de frente do combate à Covid-19 voltou a ser um desafio no Estado. Pelo menos 32% de 70 hospitais geridos pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul relatam ter dificuldades na contratação de médicos e enfermeiros nesse momento. Para 68% dos hospitais, contratar técnicos também virou um problema.
O levantamento divulgado na terça-feira (08.12) pela entidade revela que a dificuldade está presente em diversas regiões do Estado. As cidades onde há mais queixas são Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro, Garibaldi, Cruz Alta e Ijuí. Com leitos de UTI cada vez mais ocupados, o cenário é de capacidade reduzida nos hospitais. Na Capital, mais uma instituição decidiu restringir os atendimentos. Com 91% das vagas ocupadas, o Divina Providência irá atender apenas casos críticos em sua emergência.
Vacina deve chegar apenas em 60 dias
Pressionado por governadores em reunião ontem, o Ministério da Saúde deve apresentar hoje um plano de distribuição da vacina contra a Covid-19, que deve começar a ser aplicada em fevereiro. Ainda sem um imunizante com aval da Anvisa – que, conforme o ministro Eduardo Pazuello poderia demorar até 60 dias para sair – o Supremo Tribunal Federal poderá ser acionado para que Estados possam adquirir vacinas que já tenham sido aprovadas por agências internacionais.
A opção é avaliada pelo governo gaúcho, que admitiu conversas com o Instituto Butantan, que produzirá a CoronaVac, no Brasil. O governador Eduardo Leite (PSDB) criticou a politização do tema e pediu uma comunicação mais clara por parte da pasta: “Este tema tem que ser enfrentado com caráter técnico”, cobrou.
PIB gaúcho tem projeção de queda no fim do ano
Além dos impactos causados pela pandemia, a economia do Rio Grande do Sul também sofreu com a estiagem neste ano. Segundo projeções da Fiergs, o Estado deve fechar o ano com uma redução de 6,8% do PIB, contra -4% do resultado do País. Os percentuais foram apresentados ontem. A projeção para 2021 já é mais otimista e indica um crescimento de 4% do PIB do RS e 3,2% do Brasil.
As previsões, no entanto, levam em consideração que a economia não volte a sofrer com fechamentos devido a uma eventual piora da pandemia. A produção agrícola também poderá influenciar no cenário, uma vez que, se ficar estagnada, o crescimento econômico do Estado poderá cair para 2%.
O presidente da Fiergs, Gilberto Petry, destacou que a vacinação é fundamental na retomada. Porém, ele alertou que a logística para a iniciativa em escala global pode ser muito complexa. Segundo Petry, uma das heranças do novo coronavírus no Brasil em termos econômicos foi o pico inflacionário. A inflação esperada era de até 2,5%, mas chegou a um patamar de 4,5%.
CDL Caxias do Sul completa 55
A CDL Caxias do Sul completa 55 anos no dia 14 de dezembro (segunda-feira) consolidada como a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a quinta maior CDL do Brasil. São 4,2 mil associados e mais de 4 mil atendimentos mensais entre beneficiários e população, que contam com uma estrutura recém ampliada de mais de 1,7 mil metros quadrados.
Além do SPC Brasil, que continua sendo um dos principais serviços oferecidos pela CDL Caxias, a entidade disponibiliza outros 10 benefícios para seus associados, como os planos de saúde e telefonia e o CDL Qualifica, que promove, aproximadamente, 40 capacitações, palestras e workshops anuais, sempre com o propósito de compartilhar crescimento. A entidade atua, ainda, como um núcleo de informação econômico para o município, disponibilizando pesquisas qualitativas e quantitativas frequentemente.
Moradores da Cruzeiro protestam após morte de ativista
Moradores da Vila Cruzeiro protestaram na terça-feira (08.12) depois da morte da ativista e servidora municipal Jane Beatriz Machado da Silva, de 60 anos, após a Brigada Militar averiguar uma denúncia de maus-tratos a menores – não confirmada – em sua casa. Há um conflito de versões para a morte de Jane. Enquanto uma sobrinha denunciou que ela caiu da escada após ser empurrada por policiais, a Brigada afirma que ela teve um mal súbito e que prestou socorro.
A BM vai instaurar um inquérito para apurar o fato. O caso também será investigado pela 6ª Delegacia de Homicídios. À noite, o Instituto-Geral de Perícias informou que a causa da morte foi clínica, em razão de um aneurisma, “sem ter sido encontrado sinal de lesão que justificasse o óbito”. Nesta quarta-feira, uma nova manifestação foi convocada na região para as 18h.
Flash News Rio Grande do Sul
:: A equipe do Matinal Jornalismo foi agraciada com menção honrosa no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo pela reportagem Anistiado no Brasil, gaúcho processado na Itália pode ser o primeiro condenado por crimes da ditadura militar brasileira, feita pela jornalista Janaina Cesar.
:: Sebastião Melo (MDB) renunciou ao cargo de deputado estadual. Com a saída, o prefeito eleito da Capital não irá votar os próximos projetos, entre eles o do aumento de ICMS, que será analisado na próxima terça.
:: O projeto que atualiza a indenização concedida a servidores públicos do RS como compensação pelo parcelamento do 13º salário foi aprovado. A matéria teve 50 votos favoráveis e nenhum contrário.
:: A Câmara de Porto Alegre enfrenta um surto de coronavírus. Nos últimos dias, 26 pessoas que trabalham no local foram diagnosticadas com Covid-19, o que levou à suspensão das sessões presenciais.
:: Em Uruguaiana, a aceleração de casos de Covid-19 levaram a prefeitura a decretar o fechamento das escolas municipais.
:: O pagamento do IPVA 2021 com desconto começará na quarta-feira da próxima semana. Quem antecipar a quitação do imposto poderá obter um abatimento de 6%.
:: Pesquisa da Fiergs estima que até o final do primeiro trimestre de 2021 as indústrias devem resolver os problemas ligados à falta de matéria-prima e insumos.
:: Juan Martin del Potro, um dos principais jogadores de tênis do mundo, está em Porto Alegre. O atleta passará por um tratamento à base de células-tronco para tentar recuperar o joelho direito, operado pela terceira vez em agosto.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.
ESPECIAL FIM DE ANO SORTIMENTOS.COM
Eventos programados e cancelados, dicas de moda, beleza, turismo, comportamento, decoração, gastronomia e bebidas. Confira no Especial Festas de Final de Ano de Sortimentos.com