Rio Grande do Sul Notícias : coleta seletiva, impeachment de Marchezan, tarifa dos ônibus, Super Feirão Zero Dívida e feiras e eventos na Serra Gaúcha

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil - política, economia e fatos
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias

Rio Grande do Sul Notícias : coleta seletiva, impeachment de Marchezan, tarifa dos ônibus, Super Feirão Zero Dívida e feiras e eventos na Serra Gaúcha

Previsão do tempo: A semana será de instabilidade no RS. Hoje, Porto Alegre terá máxima de 23°C.

Pioneira na coleta seletiva, Porto Alegre pode acabar com o serviço, por Juan Ortiz

Há 30 anos, Porto Alegre implementou a coleta seletiva, sistema considerado pioneiro e ainda hoje um privilégio de 22% dos municípios brasileiros. Com esforço dos órgãos públicos e campanhas de educação ambiental, a cidade virou exemplo, à época, de como reaproveitar os resíduos. As ruas ficaram mais limpas, os lixões foram trocados pelo aterro sanitário e os catadores foram incluídos no processo de separação. Mas o que já foi a melhor solução para o lixo na cidade se transformou em um modelo sucateado, que gera atritos com trabalhadores sem contrato formal e perdeu o engajamento da população.

A nova alternativa apresentada pela prefeitura em quatro projetos de lei é a chamada “logística reversa”. A ideia é que fabricantes e importadores sejam responsáveis pela coleta, triagem e destinação correta dos resíduos gerados pelos seus produtos, trabalho que deixa de ser feito pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). “O que pode acontecer no futuro é que a gente não tenha mais coleta seletiva”, avisou, em uma live, a advogada Angela Molin, assessora técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (SMAMS).

O plano é criticado por catadores, que não foram incluídos textualmente nos projetos e têm receio de perder a já escassa fonte de renda obtida pela triagem de recicláveis. A possível mudança no sistema pode empurrá-los de volta à informalidade em que se encontram os carrinheiros e carroceiros. Essa será mais uma das questões complexas a cair no colo do próximo prefeito ou da próxima prefeita, porque envolve não só os eventuais impactos ambientais, mas também os sanitários, trabalhistas e econômicos.

Ônibus mais barato em Porto Alegre

O preço da tarifa de ônibus em Porto Alegre reduz de 4,70 para 4,55 reais – para estudantes fica em 2,25. A mudança, aprovada pelo Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) na sexta (09.11), é decorrente da extinção de uma tarifa para fiscalização, planejamento e gestão do serviço de ônibus, cuja alíquota era de 3%. A proposta fora enviada em janeiro para a Câmara, mas por conta da pandemia só foi aprovada em setembro. As lotações seguem com o mesmo preço, por ora. Com a redução, cai também o bilhete de integração do Trensurb, de 8,90 para 8,75 reais. A tarifa unitária do trem segue 4,20. Na Capital, também houve ampliação de horários de 13 linhas de ônibus. A nova tabela está disponível no site da EPTC.

Impeachment de Marchezan

Em tese, terminaria na segunda-feira (09.,11) o prazo para que a Câmara Municipal concluísse o processo de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Porém, o embate segue. Amparada por um entendimento da procuradoria da Casa, a comissão processante da Câmara decidiu continuar com o processo por mais 28 dias – logo, a decisão fica para depois do segundo turno. Na última sexta, o prefeito depôs e, entre críticas e ironias, disparou contra o processo e os vereadores do colegiado. Também na sexta, o Supremo Tribunal Federal negou o pedido dos advogados de Marchezan para suspender a tramitação do processo. Agora, a defesa tem cinco dias para apresentar considerações por escrito. Se não houver mais decisões judiciais a respeito, o mandato de Marchezan poderá ser decidido pelo plenário da Câmara – o mesmo que, em agosto, decidiu abrir a tramitação do impeachment por 31 votos entre 35 possíveis na ocasião.

Protestos contra crimes à mulher – O dia de ontem foi marcado por uma série de protestos contra o estupro e o feminicídio. Em Porto Alegre, no Parque da Redenção, foi realizado um ato em favor da influenciadora digital Mariana Ferrer. Cerca de 150 pessoas participaram de uma manifestação contra a sentença que absolveu o empresário André de Camargo Aranha, acusado de estupro pela jovem. Em Rio Grande, cerca de 600 pessoas também foram às ruas para protestar contra a violência à mulher. A cidade do Sul do Estado registrou mais de 500 casos de lesão corporal e 622 ameaças, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Houve também manifestação em Pelotas, em frente ao Mercado Central. No primeiro semestre deste ano, o RS foi o quarto em casos de feminicídio no País.

Rio Grande do Sul Notícias

:: RS teve segunda menor adesão ao e-Título no Brasil. Foram apenas 120 mil downloads, dentre 8,4 milhões de eleitores.

:: Duas das três regiões classificadas na bandeira vermelha do distanciamento controlado enviaram recursos ao Governo do Estado. O mapa definitivo da nova fase será conhecido hoje à tarde.

:: Governador Eduardo Leite avaliou que que eleição de Joe Biden nos Estados Unidos é vitória da ponderação sobre o extremismo.

:: Vacinação contra a polio em Porto Alegre, que não atingiu nem a metade da meta ganha drive-thrus para incentivar a imunização das crianças.

:: TCE suspendeu a licitação das novas paradas de ônibus de Porto Alegre. O órgão entendeu que as mudanças no edital demandam alteração no prazo estabelecido inicialmente

:: Domingo teve movimentação policial no Centro de Porto Alegre. O Bope foi acionado por conta de uma suspeita de explosivo na Borges de Medeiros. Foi alarme falso.

:: Amazon oficializou na segunda-feira (9.11) o início das operações do centro de distribuição em Nova Santa Rita que conta com pavilhão de 41 mil m² gerando aproximadamente 500 empregos no momento que estiver completamente instalada no local.

Feirão Virtual – Black Friday dos Pampas

Super Feirão Zero Dívida será realizado em Caxias do Sul, de 9 a 14 de novembro, de forma totalmente virtual. O evento, promovido pela CDL Porto Alegre em parceria com o Sindilojas Caxias reunirá as principais empresas do comércio, bancos, instituições de ensino e financeiras em uma grande mobilização para oportunizar aos consumidores quitarem suas dívidas e começarem um ano novo com tudo em dia. Nesta edição, devido às restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o balcão de negociações será realizado no espaço virtual, mas sem deixar de lado a personalização do atendimento. 

Feiras e Eventos na Serra Gaúcha

Feira Zero Grau 2020 em Gramado

A feira Zero Grau 2020, realizada pela Merkator Feiras e Eventos, terá edição presencial confirmada entre os dias 16 a 18 de novembro de 2020, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha. O evento voltado para a indústria de calçados foi confirmada mediante protocolos e regras. A confirmação dada pela Merkator Feiras e Eventos está amparada no decreto de número 55.240, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de 29 de setembro de 2020 e vai buscar atender protocolos e regras que visam a prevenção e propagação de contagio por Covid-19.

Mercopar 2020 

Sebrae RS e FIERGS confirmaram a realização da Mercopar 2020 – Feira de Inovação Industrial nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul /RS. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online.

Festejar Gramado 2020

A Festejar Gramado – feira de negócios voltada ao setor de eventos, realiza edição 2020 em formato híbrido e multi hub, dividindo atividades presenciais e online através do Fórum de Ideias e Conexão Festejar. A edição presencial da 5ª Festejar Gramado acontece nos dias 8 e 9 de dezembro no Recreio Gramadense ( Rua Garibaldi, 328 – Centro ), em Gramado / RS.

Natal Luz em Gramado 2020 / 2021 

A 35ª edição do Natal Luz de Gramado ganha edição adaptada ao contexto da pandemia mundial. Paralelamente aos protocolos de biossegurança e ao cancelamento de espetáculos em arenas de grande público, o maior evento natalino do Brasil reafirma sua tradição e promove diversas atrações gratuitas ao longo de sua maior edição. Todos os dias, às 19h, as luzes da Cidade Mágica do Natal e os arcos da Av. das Hortênsias se acendem e renovam os bons sentimentos do Natal. São 101 dias de celebração do Natal, de 22 de outubro até 30 de janeiro de 2021.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.