Giro de Notícias Rio Grande do Sul: sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul: sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Vacina, sim!

A faixa etária da vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre foi ampliada. Jovens de 22 anos já podem iniciar seu ciclo vacinal, em 12 unidades de saúde, no Shopping Total e no drive híbrido do Bourbon Wallig.

Hospitalizações por Covid-19 aumentam, mas média móvel de mortes segue em queda

O aumento em hospitalizações acende um alerta para uma possibilidade de mudança de tendência no quadro da pandemia no Estado. Algumas regiões do RS apresentaram crescimento nas internações. Da mesma forma, a ocupação dos leitos clínicos voltou a subir, chegando a 700 pacientes com coronavírus confirmados pela primeira vez no mês, um aumento de 10% em uma semana. As elevações podem estar ligadas ao avanço da delta, cepa mais transmissível – o RS é o quarto estado com maior número de reportes da cepa.

O Estado do RS figura no boletim da Fiocruz como um dos que têm tendência de crescimento do número de casos e de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no curto prazo. Por ora, a média móvel de mortes por Covid é a menor em nove meses. Mas a chance de um agravamento já causa temores até no comércio, que vê no fim do ano uma chance de recuperação após os períodos de restrições. Presidente do Sindilojas da Capital, Paulo Kruse afirma que os clientes parecem estar agindo como se a pandemia tivesse terminado. Segundo ele, um novo fechamento seria “catastrófico” para o setor.

Em três anos, Porto Alegre reduz em 5% as emissão de gases do efeito estufa

Porto Alegre reduziu em 5% as emissões de gases do efeito estufa entre os anos de 2016 e 2019 – de 2,5 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) para 2,3 tCO2e. O resultado foi apresentado pela Prefeitura de Porto Alegre ontem. De acordo com a segunda edição do inventário produzido pelo Município, o setor de transportes é o principal agente poluente na Capital, respondendo por 67,7% das emissões de carbono. A energia estacionária, que é emitida por imóveis, corresponde a 23%, enquanto a de resíduos fica com 8,8%.

Os dados serão usados para alinhar o Plano Diretor à política climática, com o objetivo de propor metas para a redução das emissões, segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. Reportagem do Matinal alerta para eventos climáticos extremos, como enchentes, que já vêm ocorrendo com maior frequência em Porto Alegre. No Estado, o número de secas prolongadas também cresceu.

O estudo da Prefeitura foi publicado três dias depois de um forte alerta da ONU quanto à aceleração da mudança climática no planeta – e a influência humana neste processo. Conforme o estudo, para reduzir o aquecimento é necessário transformações no setor de energia e no de transportes.

​​Rodoviários têm reunião com Melo após protesto em defesa da Carris

O processo de desestatização da Carris ganhou mais um capítulo ontem a partir do protesto de rodoviários contra a proposta da Prefeitura de Porto Alegre. Foram duas horas de caminhada, com manifestantes ocupando os corredores de ônibus em três pontos da cidade: as avenidas João Pessoa, Osvaldo Aranha e Farrapos. A mobilização terminou em frente ao Paço Municipal. Depois, os dirigentes da categoria se reuniram com o prefeito Sebastião Melo (MDB) e apresentaram as suas reivindicações. No entanto, Melo argumentou que a condição financeira da Carris é delicada e uma das razões que elevam o custo da passagem.

Para o presidente do Sindicato de Trabalhadores em Empresas de Transporte (Stetpoa), Sandro Abbáde, a situação da companhia chegou a este ponto por conta de más gestões, “inclusive com participações do MDB”, segundo ele. A votação do projeto ainda não foi marcada, mas a previsão é para as próximas semanas, e o texto deve ser aprovado. Mas já há um obstáculo à vista: encontrar interessados na compra da companhia. Caso isso não ocorra, ela deverá ser liquidada.

Polícia indicia cirurgião plástico por seis crimes

Investigado por 127 casos de abuso sexual, o médico Klaus Brodbeck será indiciado por seis crimes. Ao G1, a delegada Jeiselaure Rocha, que lidera as apurações de crime, explicou que dez inquéritos já foram finalizados pela Polícia e nos documentos constam 21 vítimas. O cirurgião plástico responderá por importunação sexual, assédio, estupro, estupro de vulnerável, coação no curso do processo e violação mediante fraude. Rocha mencionou ainda que um dos laudos de uma das mulheres que denunciou Brodbeck por estupro de vulnerável deu resultado negativo, e explicou que no caso de mulheres com vida ativa sexual ativa, as análises podem ficar prejudicadas. A defesa do médico, que permanece preso, nega os delitos e tenta garantir que ele responda o processo em liberdade.

Após morte de adolescente, mulheres indígenas denunciam violações de direitos

Depois que o corpo de Daiane Griá Sales, caingangue de 14 anos, foi encontrado nos arredores da Terra Indígena do Guarita, no Noroeste do Estado, mulheres indígenas têm se articulado para defender seus direitos. “Muitos falam que ela [Daiane] estava fora da aldeia no momento da morte, como se a culpa fosse dela por sofrer violência. Só que a gente vive violência dentro de casa também”, disse ao Sul21 Roseni Mariano, moradora da Guarita.

Na pauta da luta de mulheres indígenas em todo o País, estão as denúncias contra exploração sexual de crianças e adolescentes, a precariedade nos serviços de saúde e a ausência de redes de apoio para mulheres vítimas de violência doméstica. Elas também queixam-se da falta de representatividade feminina entre as lideranças locais: os 18 setores em que a Guarita se divide são liderados por homens. Também ouvido pelo Sul21, o cacique da Terra Indígena do Guarita, Carlinhos Alfaiate, negou que exista um ambiente de violência contra mulheres no território.

Flash News Rio Grande do Sul

Chegou a cinco o número de mortes relacionadas ao surto de Covid-19 no Hospital Conceição. Conforme a Instituição, já são 89 casos da doença que tiveram a mesma origem no hospital.

Com a participação de quatro dois seis réus, a segunda noite da reconstituição do assassinato de João Alberto Freitas durou cerca de três horas.

A revitalização da Praça da Matriz deve ser finalizada em fevereiro de 2022, no mês anterior ao 250º aniversário de Porto Alegre. As obras atingiram 78% de conclusão.

O parque nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul, foi repassado à iniciativa privada. A Construcap, responsável pelo local e pela Serra Geral, deverá investir 262 milhões de reais nas unidades de conservação ambiental.

O governo gaúcho irá encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto que cria a Lei da Acessibilidade e Inclusão. A proposta deverá ser entregue no dia 25 de agosto.

As exportações da indústria de transformação apresentaram uma elevação de 36,8% em julho na comparação com 2020. O setor somou 1,3 bilhão de dólares no período.
Mesmo com o aumento da gasolina nas refinarias, a maioria dos postos de Porto Alegre manteve o preço abaixo de 6 reais. Somente um local encontrado por GZH cobra mais: 6,29 reais.

Prepare o bolso : gás natural sofrerá reajuste a partir de segunda-feira no RS. A correção nas tarifas foi autorizada pela Agergs, e na área comercial o aumento pode ir de 6,51% a 8,65%.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen

Rio Grande do Sul Notícias e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.