Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 13 de setembro de 2021, segunda-feira

Sortimento Giro de Noticias Brasil - sortimento.com.br

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 13 de setembro de 2021, segunda-feira

Novo Código de Ética, de Conduta da Prefeitura de Porto Alegre amordaça servidores

Novo Código de Ética, de Conduta apresentado pelo Executivo aos servidores públicos da Capital gaúcha deve gerar mais discussão na semana, quando vence o prazo inicial para assinatura dos servidores municipais. Após protestos de entidades trabalhistas, a nova data limite deve ser estendida por mais 30 dias, segundo antecipou à reportagem do Matinal Gustavo Ferenci, secretário municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Apresentado em junho aos trabalhadores, o Código de Ética, de Conduta e de Integridade dos Agentes Públicos e da Alta Administração do Município de Porto Alegre vem causando polêmica por um trecho sobre postagens em redes sociais, no capítulo em que trata das “condutas éticas” dos agentes públicos. No início do mês de setembro/21, reportagem do Sul21 mostrou que o Simpa orientou a categoria a não assinar o termo de adesão ao código, que chamou de “decreto da mordaça”.

A polêmica se dá, em grande parte, por dois motivos. O primeiro é que os servidores públicos de Porto Alegre já respondem ao Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre, definido pela Lei Complementar nº 133, de 1985 – quando, vale lembrar, não existia o conceito de redes sociais. O segundo, mais específico, diz respeito a inciso absurdo, antidemocrático, no qual o servidor deve “zelar para que a publicação de opinião pessoal nas redes sociais e em mídias alternativas não resultem em prejuízos à imagem institucional do Município, bem como a de seus agentes públicos”.

Com a ampliação do prazo, a Procuradoria-Geral do Município pretende aprofundar a discussão com os servidores, para evitar novas polêmicas. O Simpa, porém, disse que sequer foi procurado e vê a proposta como inconstitucional.

Fiasco nas manifestações contra Bolsonaro

Dias depois dos atos de raiz golpista encabeçados pelo presidente Jair Bolsonaro (ainda sem partido), Porto Alegre recebeu ato contra o governo federal com baixa adesão. Na Capital gaúcha, o protesto ocorreu no Parcão – onde normalmente ocorrem as manifestações da direita – com a presença do governador e presidenciável Eduardo Leite (PSDB), que discursou em dois momentos. Os manifestantes, em menor volume que no ato pró-Bolsonaro do dia 7, levavam bandeiras do PDT, Novo, MDB e PSDB.

O ato não deu certo. Erro grosseiro que beira a arrogância dos promotores em acreditar que a população vai respaldar movimentos e partidos políticos que não buscam atender os desejos e necessidades dos mais pobres do país, grupo de pessoas que cresce assustadoramente com a gestão Bolsonaro / Guedes. Palco popular para manifestação não é o Parcão, é a Redenção. Mas a soberba e o distanciamento de realidade impede ‘alguns’ entenderem que o modelo econômico defendido por eles não encontra espaço na população mais pobre.

Fiasco anunciado : sem transporte gratuito, sem lanche, sem distribuição de R$100,00 e sem apelo popular, com promotores, movimentos e convidados políticos com pouca empatia com ‘as coisas’ do povo, sendo apoiadores dos projetos que arrocham salários, geram retiradas de direitos aos trabalhadores, neoliberalismo que afasta as pessoas de uma vida digna e identificados como representantes dos direitos e desejos do setor empresarial, só poderia mesmo, ter a adesão de ‘grupinhos’.

PT e PSOL não participaram e se articulam com outros movimentos para um protesto pelo impeachment.

Números da Covid-19

A pandemia não acabou, mas dá sinais de enfraquecimento. No domingo (12.09.21), cinco estados brasileiros sequer notificaram novas mortes ligadas à pandemia. O Rio Grande do Sul ainda não está neste nível, mas registrou o menor número de óbitos reportados ao longo de um fim de semana em 15 meses. No sábado e no domingo, a Secretaria Estadual da Saúde informou a morte de 28 pessoas. Com mais de 40% da população total com esquema vacinal completo (e mais da metade do público adulto), a média móvel de mortes relacionadas ao coronavírus vem mantendo tendência de queda, assim como as hospitalizações. Ontem à noite, seis meses após o período de colapso no sistema de saúde gaúcho, havia 3,5 leitos de UTI livres para cada paciente internado com Covid-19 no RS.

Pinto Bandeira pode voltar a ser distrito de Bento Gonçalves

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o município de Pinto Bandeira pode voltar a ser um distrito de Bento Gonçalves. O acórdão é resultado de uma ação movida pela Procuradoria-Geral da República de 2011 que contesta uma série de leis estaduais que permitiram a criação de municípios em 1996. Pela ação, os critérios não estariam embasados em um regramento federal, que é uma exigência da Constituição. Além de Pinto Bandeira, outros 29 municípios gaúchos podem sofrer o mesmo revés, uma vez que a situação emancipatória é semelhante ao da cidade vizinha.

Hemocentro de Caxias do Sul faz apelo por novos doadores

Com estoques de todos os tipos sanguíneos abaixo do habitual, o Hemocentro de Caxias do Sul faz apelo por novos doadores. A unidade integra a rede do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, o Hemorgs, que registrou queda de 15% nas doações no início da pandemia. Segundo Roberta Abbad, assistente social do instituto, a maior demanda é pelas tipagens O positivo e O negativo.

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul é responsável pelo abastecimento de sangue dos leitos do Sistema Único de Saúde, o SUS, na área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. A região compreende 49 municípios da região Nordeste do estado. Caxias do Sul é vizinho de outros 18 municípios, tais como Garibaldi, Antônio Prado e Monte Belo do Sul. 

A unidade está localizada na rua Ernesto Alves, próxima ao Escritório Central do Hospital Unimed. Para agendar a sua doação de sangue, disque (54) 3290.4536 ou 3290-4543.

Onde doar sangue no Rio Grande do Sul : No Rio Grande do Sul, além dos sete hemocentros regionais, há dois hospitais em Porto Alegre que funcionam como unidades de coleta e hemoterapia: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Também é possível agendar a sua doação de sangue no hemocentro coordenador do estado, o Hemorgs. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp, no número (51) 98405-4260.

Procure a unidade mais próxima de sua região e faça a sua doação de sangue e medula óssea. Para saber mais informações sobre o endereço e horário de funcionamento dos hemocentros de Cruz Alta, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa.

Flash News Rio Grande do Sul

Expointer 2022 terminou com faturamento de 1,6 bilhão, resultado comemorado apesar de ser 40% inferior ao da edição de 2019.

O número de feminicídios teve forte alta no RS no mês passado, com um registro a cada menos de 60 horas. Em nove dos 13 casos, o autor dos crimes tinha vínculo com a mulher assassinada. Já a taxa de homicídios caiu pelo 10º mês consecutivo. Latrocínios e roubos de veículos também mantiveram queda, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Porto Alegre tem 4.634 crianças de até cinco anos aguardando vaga na Educação Infantil em escolas públicas. O número representa um déficit de 36%.

Em tempos de inflação alta, a população gaúcha é uma das mais endividadas do país. São praticamente oito moradores com problemas em cada dez.

Foi assinado o contrato para a elaboração do projeto do Aeroporto da Serra Gaúcha, que ficará em Caxias do Sul.

Presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson foi condenado a pagar 300 mil reais por ofensas homofóbicas a Eduardo Leite.

Titular da Secretaria da Agricultura do Estado, Silvana Covatti (PP) enfatizou vontade de concorrer em chapa majoritária ao Governo do Estado em 2022.

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen

Rio Grande do Sul Notícias e Eventos

Erro de RSS: https://sortimentos.com.br/tem/rio-grande-do-sul/feed/ is invalid XML, likely due to invalid characters. XML error: XML_ERR_NAME_REQUIRED at line 1, column 2