Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul: 15 de setembro de 2021, quarta-feira
Vítimas de experimento com proxalutamida em Porto Alegre assinaram termo de consentimento com falhas graves, criticam especialistas
Em um leito clínico para pacientes com Covid-19 no Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBMPA), Cris assistia com apreensão à queda de sua saturação. Era início de março, em meio ao caos do colapso do sistema de saúde da capital gaúcha causado pela variante P1 do coronavírus. Com quase metade do pulmão comprometido pela doença, Cris recebia pequenas doses de oxigênio suplementar por meio de um cateter e remédios por via intravenosa.
Foi nessas condições que dois oficiais-médicos lhe abordaram com uma proposta. “Temos um remédio que salvou vidas no Amazonas e que pode ser uma oportunidade única para você”, disseram a Cris, que conversou com o Matinal sob a condição de preservarmos sua identidade real. Eles afirmaram não haver obrigação para que participasse dos testes e que não teriam como saber se lhe dariam o medicamento ou placebo, já que o objetivo seria justamente comparar a eficácia da substância: a proxalutamida, um antiandrogênico experimental. Em seguida, os oficiais-médicos apresentaram um termo de consentimento a Cris.
“Quem não aceitaria uma chance de fazer parte de um estudo milagroso como esse?”, disse Cris, que assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), documento que deve ser aplicado para autorizar a inclusão de qualquer pessoa em um estudo e que explica os detalhes do projeto a que será submetida.
Cientistas e especialistas em ética médica consultados pelo Matinal, que teve acesso ao documento, dizem que o termo faz propaganda do remédio, coage pacientes e não traz informações sobre o que fazer em caso de efeitos colaterais. Além disso, informações essenciais são omitidas do texto, que deveria ter sido revisado por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para garantir que o texto estivesse alinhado a critérios éticos que preservem os direitos dos participantes – o que não ocorreu. Aliás, conforme Matinal revelou em agosto, o estudo todo ocorreu de forma irregular, sem autorização dos órgãos competentes.
Piratini propõe fim da majoração do ICMS para 2022 – A majoração do ICMS no Rio Grande do Sul terá fim no ano que vem, conforme prevê o Projeto de Lei Orçamentária, entregue pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa. As alíquotas foram reajustadas em 2016 e mantidas mais altas em 2018. No ano passado, o Piratini ainda solicitou mais um ano no patamar mais elevado. Em tempos de crise hídrica pressionando a inflação na conta de luz, o fim da majoração fará com que o RS deixe de ser o segundo estado com maior ICMS sobre a energia elétrica. Conforme o governador Eduardo Leite (PSDB), a redução das alíquotas será compensada com recursos oriundos das privatizações e do crescimento do PIB, além da diminuição de gastos. O prazo legal para aprovação do projeto de lei do orçamento é até 30 de novembro.
Governo do Estado recua e retira urgência do projeto da regionalização do saneamento – Horas depois de encaminhar a proposta orçamentária à Assembleia, o Governo do Estado retirou o pedido de urgência do projeto que trata da regionalização do saneamento básico. O recuo se dá após uma espécie de ultimato da associação que representa os municípios da Região Metropolitana, a Granpal, presidida pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB). A entidade cobra “correções” na proposta. Os gestores municipais também apontaram “ausência de critérios técnicos” em ofício encaminhado a todos os deputados estaduais. A Famurs celebrou ter mais tempo para análise do projeto. Na semana passada, o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, havia consentido em dialogar, mas reiterado a disposição em manter o regime de urgência da matéria.
Cobrando flexibilizações, Melo critica gestão de Leite – E para além da Granpal, o prefeito Sebastião Melo voltou a criticar publicamente o Governo do Estado pela demora na resposta ao plano de retomada do setor de eventos, apresentado pelo Município – em nome da Capital e das cidades da Região Metropolitana – há dois meses. Melo voltou a citar a realização da Expointer em sua cobrança à gestão estadual, que terminou no último fim de semana e teve teto de 15 mil pessoas por dia em Esteio. “O Rio Grande do Sul tem que ter tratamento único do ponto de vista dos eventos”, afirmou ele, que, citando os números da cobertura vacinal contra a Covid na Capital, garantiu: “A cidade está muito preparada para uma retomada geral”. Se tivesse sido autorizado o plano encaminhado ao governador, a esta altura Porto Alegre já estaria liberando eventos com 20 mil pessoas. O Piratini não se manifestou sobre a crítica do prefeito.
Flash news Rio Grande do Sul
O Hospital Conceição confirmou o fim do surto de Covid-19 que infectou 171 pacientes e funcionários e causou a morte de 33 pessoas. Já o Clínicas confirmou ontem o quinto óbito relacionado ao surto no local.
Levantamento de GZH indica que 63% das cidades gaúchas não registraram morte por Covid-19 em agosto. Resultado é atribuído ao avanço da vacinação.
A Prefeitura de Porto Alegre sancionou o projeto que cria linhas de microcrédito para pequenos empreendedores. São duas linhas: uma para se investir no negócio e outra para reformas em banheiros degradados.
A obra de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho foi retomada nesta semana, após a conclusão da remoção de moradores da Vila Nazaré. O trabalho deve ser concluído em seis meses.
Em nova vigília em frente ao Piratini, o Cpers cobrou reajuste para a categoria. Leite disse que o governo tem como objetivo para esse ano pagar o 13º de 2021 sem recorrer a empréstimos e que está disposto a conversar para identificar caminhos.
Deputado federal mais votado no RS em 2018, Marcel van Hattem estuda a possibilidade de deixar o Novo e voltar ao PP. Para poder concorrer ano que vem, ele deve decidir até abril.
Já o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior oficializou ontem a sua saída do PTB, meses após os desentendimentos com o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson. O PSDB pode ser o seu futuro partido.
As exportações da indústria gaúcha subiram 42,2% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2020. As movimentações totalizaram 1,3 bilhão de dólares e aumentaram em 19 dos 24 segmentos que registraram embarques.
Foi por pouco que o primeiro Mundial de surfe feminino não foi conquistado pelo Brasil. A gaúcha Tatiana Weston-Webb ficou com o vice-campeonato, em um dia histórico para a modalidade no País.
Flash News Rio Grande do Sul
O centenário e magnífico Palácio Piratini e o tradicional Hotel Plaza São Rafael, serão algumas das locações para as fotos do Calendário da Maturidade RS – Divas da Alegria 2022. O tema da edição será homenagem às Divas do Cinema e suas personagens inesquecíveis. A coordenação é de Marilice Carrer, produção San Lopez , beauty Andy Rodrigues e fotografias de Liane Neves.
Agenda
Às 19h, a bailarina e transplantada Liège Gautério sobe ao palco do CHC Santa Casa com o espetáculo Fôlego.
Considerado um dos mais originais pianistas da Rússia, Evgeni Mikhailov apresenta recital em formato híbrido no Instituto Ling, às 20h.
A Assembleia Legislativa do RS recebe, às 20h, o concerto Clássicos Gaúchos, da OSPA, no Teatro Dante Barone.
Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen