Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 21 de setembro de 2021, terça-feira

Sortimento Noticias -Sortimento Política - Sortimento Economia - sortimento.com.br

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 21 de setembro de 2021, terça-feira


Feira do Livro de Canoas 2021

A edição de 2021 da Feira do Livro de Canoas traz o tema “26 letras, infinitas conexões” e ocorrerá de 1° a 12 de outubro, com atividades presenciais e online. As atividades presenciais estão previstas para ocorrerem na Praça da Bandeira, localizada em frente a igreja matriz São Luís Gonzaga. O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Canoas, e a patrona deste ano é Lilian Rocha. A programação conta com curadoria de Luciano Alabarse.


Temporada Gastronômica de Pelotas 2021

Um cardápio de atividades tão variado como a gastronomia local é o que oferece a 2ª edição da Temporada Gastronômica de Pelotas: Sabores do Sal ao Açúcar, que acontece até o dia 30 de setembro de forma híbrida, com alguns eventos online e outros presenciais, respeitando as regras dos protocolos sanitários.

Durante o evento haverá comercialização online e presencial de pratos doces e salgados oferecendo o que há de mais saboroso na culinária da região, como os tradicionais doces pelotenses ou o famoso carreteiro de charque. São mais de 20 empreendimentos gastronômicos de diferentes segmentos, como restaurantes, bares, lancherias, cafeterias, doçarias entre outros. A comercialização de produtos acontecerá através dos próprios locais que poderão realizá-la através de seus sites, aplicativos, online com delivery e pegue-leve, ou presencialmente em seus estabelecimentos.

“A Temporada Gastronômica de Pelotas surgiu no ano passado com o objetivo de estimular a comercialização dos estabelecimentos de gastronomia da cidade que foram afetados com a pandemia, além de valorizar o setor que foi bastante impactado. Queremos fomentar a gastronomia local, estimulando a comercialização de pratos voltados para a cultura gaúcha, promovendo a interlocução entre empreendimentos, produtores rurais e população”, destaca a gestora do Projeto de Turismo Conexão Pelotas do Sebrae RS, Jussara Argoud.


Grupo Cisne Branco recebe certificação Carbono Zero de forma pioneira no Rio Grande do Sul  

Embarcação símbolo do turismo náutico gaúcho trabalha desde 1999 para diminuir o impacto ambiental

Em 1999, o Grupo Cisne Branco iniciou um trabalho visando diminuir o impacto ambiental de suas atividades, com a inclusão de um tanque de tratamento de dejetos na embarcação, evitando poluir o Guaíba, uma das grandes belezas naturais da cidade de Porto Alegre.

Na quinta-feira (23.09.21), os anos de trabalho e prevenção serão premiados. De forma pioneira no Rio Grande do Sul, o Grupo Cisne Branco receberá o certificado Carbono Zero, dado pela Oscip PRIMA Mata Atlântica e Sustentabilidade, que registra uma ação concreta de enfrentamento da crise climática, dando um exemplo de educação para a sustentabilidade.

A entrega da certificação ocorrerá a partir das 10h30, em navegação do Barco Cisne Branco pelas Ilhas do Delta do Jacuí. O evento, com lugares reduzidos e seguindo todos os protocolos, contará com palestra do biólogo, especialista em Ciências Ambientais e coordenador da PRIMA, Ricardo Harduim.


Ação de Limpeza da Praia da Secretaria de Meio Ambiente de Tramandaí

Buscando preservar, cuidar e manter o meio ambiente, a Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou no sábado (18.09.21), a Ação de Limpeza da Praia. “Nossas equipes e voluntários percorreram a Beira-Mar, realizando a limpeza e o recolhimento de objetos que são descartados de maneira incorreta em nossa orla. Contamos com a colaboração de todos para preservar nosso meio ambiente e assim, conscientizar cada vez mais as futuras gerações”, destacou a Secretaria Dalma Machado. As equipes realizaram a ação de limpeza da praia entre o Centro e Nova Tramandaí.


Vacina, sim!

Visando pessoas com 15 anos ou mais, além de jovens entre 12 e 14 anos com comorbidades, a campanha de vacinação contra a Covid-19 segue em Porto Alegre em 59 pontos diferentes, entre unidades de saúde, farmácias conveniadas, shoppings e até em escola de samba ( Imperatriz Dona Leopoldina ).


Prefeitura quer excluir filosofia e reforçar português e matemática no ensino municipal; professores criticam

A nova proposta pedagógica da prefeitura de Porto Alegre, que altera o currículo das escolas da Capital e alinha a rede municipal à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de 2022, vem gerando reações negativas entre professores. Entre as mudanças está a alteração da matriz curricular da Rede Municipal de Ensino, com aumento da carga horária de Português e Matemática, diminuição dos períodos de Geografia e História, maior oferta de Ensino Religioso e retirada de Filosofia da grade.

Apresentado em 23 de julho, o projeto foi discutido em encontros regionais com representantes das escolas até 8 de setembro, no que foi chamado pela Smed de “Dia D”, quando as escolas municipais suspenderam as atividades para que os professores participassem do debate. No mesmo dia, entidades ligadas a professores, orientadores, supervisores e pais de alunos lançaram um documento pedindo a suspensão do cronograma e a convocação do Conselho Municipal de Educação, órgão formado por representantes de diversos setores, para reiniciar a discussão, algo disposto na lei 8.198, de 1998, que criou o Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre.

No texto, os autores afirmam que “não foi apresentado nenhum documento formal que explicite o marco conceitual, referências legais, fundamentos teóricos, diagnóstico situacional, explicitação da metodologia e transparência sobre processo decisório”. Também apontam inconsistências legais na proposta e afirmam que “há uma flagrante e incontestável negação do conceito e do princípio da Gestão Democrática”.


Porto Alegre mantém plano de vacinar adolescentes

Apesar da nova orientação do Ministério da Saúde, Porto Alegre, assim como a maioria das capitais brasileiras, manteve a vacinação em adolescentes. Por aqui, a faixa etária ainda será ampliada até os 12 anos nos próximos dias. Para juristas ouvidos pelo Correio do Povo, a decisão está embasada na Anvisa, órgão regulador que autoriza a imunização do grupo. Dentre os motivos apontados pelo ministro Marcelo Queiroga para o recuo na decisão de vacinar adolescentes foi a morte de uma jovem de 16 anos no interior de São Paulo após ter sido imunizada. No entanto, o próprio ministério reconheceu posteriormente que o óbito não é necessariamente relacionado à vacina. Já conclusão da Anvisa, a partir de dados do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, é de que não houve relação entre o óbito e a vacina. A morte da garota foi atribuída ao diagnóstico de doença autoimune.


MP irá apurar pinturas de patrimônio histórico na Capital

Talvez a Prefeitura de Porto Alegre tenha passado do ponto em seu projeto de revitalização do Centro. E o Ministério Público irá instaurar um expediente para acompanhar o caso. A questão específica trata-se das pinturas da sede do Paço Municipal e do viaduto Otávio Rocha, cujas cores e materiais utilizados suscitaram questionamentos, pois tratam-se de patrimônio histórico e cultural e, por isso, têm especificações técnicas a serem seguidas. GZH apurou que a equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc) da Secretaria Municipal da Cultura não foi consultada a respeito dos trabalhos. Responsável pelo projeto Centro+, o secretário Cezar Schirmer diz que a limpeza e pintura dos espaços estão sendo realizadas para esconder as pichações e aprimorar o aspecto da região.


Projeto propõe contratação de profissionais sem experiência

Tramita na Câmara de Porto Alegre um projeto de lei que incentiva a contratação de pessoas sem experiência prévia. O programa, de autoria do vereador Kaká D’Ávila (PSDB), propõe uma cota de 20% para profissionais sem comprovação de prática na área em contratos firmados com a esfera pública. O projeto vale para quadros nas áreas do comércio, serviços e logística que não exijam formação específica. D’Ávila defende que “é preciso discutir, trabalhar e incentivar a conscientização das empresas privadas, principalmente, para uma maior aposta na contratação de pessoas sem experiência”.

O presidente do Sindilojas da Capital, Paulo Krause, fez duras críticas ao projeto. Ao Jornal do Comércio, disse considerar “um absurdo um projeto de lei que de alguma forma tente interferir no funcionamento privado, que não incentiva a qualificação profissional e ao mesmo tempo desconhece o funcionamento das empresas”. Em Brasília, tramita no Senado um projeto similar que estimula a contratação de jovens sem experiência. A falta de experiência tem sido uma das principais barreiras para o ingresso de jovens no mercado de trabalho nos últimos anos.


Campanha O Lado Invisível da Saúde, da AHMI

A campanha O Lado Invisível da Saúde, promovida pela AHMI, está buscando recursos para fazer melhorias na Unidade de Internação Psiquiátrica Feminina do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. O objetivo da campanha é proporcionar melhores condições às pacientes internadas e também à equipe de atendimento, reformando os espaços e tornando o hospital um ambiente mais acolhedor e humanizado.

A unidade psiquiátrica do HMIPV atende mulheres e adolescentes com transtornos psiquiátricos e dependentes químicas, e é referência para gestantes usuárias de substâncias psicoativas. Normalmente, as internações duram uma média de 20 dias, mas alguns casos se prolongam por meses, como as gestantes usuárias de drogas. Nesses casos, as mães podem ficar internadas durante toda a gestação.

As pacientes vêm de uma realidade de extrema vulnerabilidade social. Segundo Silvia Bassani Schuch Goi, médica psiquiatra do HMIPV, algumas pacientes chegam ao hospital sem moradia, sem roupas para vestir e sem apoio familiar.

O estigma que a saúde mental carrega na sociedade e a negligência nos atendimentos fazem com que as pessoas recebam um tratamento médico tardio. Com a pandemia COVID-19 e a diminuição nos atendimentos, essa situação ficou ainda mais complicada. A demora em iniciar um tratamento especializado tem um impacto direto no agravamento das doenças psiquiátricas, tornando necessárias internações que poderiam ser evitadas com a intervenção precoce.

A expectativa da campanha é arrecadar R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e finalizar as reformas ainda neste ano de 2021. As contribuições podem ser efetuadas pelo site da AHMI e também através de depósito na conta da associação ou por pix ( Caixa Econômica Federal: 104 / Agência: 0454 / CC: 2806-5 / CNPJ: 08.618.600/0001-20 / AHMI – Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas


Flash News Rio Grande do Sul

A oposição à gestão Melo na Câmara quer abrir uma CPI para apurar o aumento de 70% no custo da reforma da Usina do Gasômetro.

As obras no Instituto de Educação Flores da Cunha devem ser retomadas em 4 de outubro pelo Governo do Estado.

Quatro ex-gestores da Procempa foram condenados à prisão. Conforme o MP, o grupo desviou cerca de 18 mil reais da companhia.

O apoio da ex-governadora do RS Yeda Crusius a João Doria nas prévias que definirão o candidato do PSDB à presidência acirrou os ânimos de tucanos gaúchos, informa a jornalista Taline Oppitz. Doria, Eduardo Leite e outros 18 governadores assinaram uma carta assinalando que a alta da gasolina é um problema nacional. O documento cobra do presidente que “fale a verdade”.

A Justiça do Rio de Janeiro mandou Eduardo Leite retirar de suas redes sociais um vídeo em que usa imagens de Chico Buarque.

Festejos da República Rio-Grandense, que durou de 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845, contou com desfiles em várias cidades do RS.

A jornalista Giane Guerra mostra como a pandemia mexeu com o mercado de cuias. No momento em que as rodas de chimarrão não são aconselháveis, cuias menores ganharam espaço.

A estátua do Laçador será removida para restauro.


Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen