Giro de Notícias Rio Grande do Sul : volta às aulas, criticada declaração de Bolsonaro sobre vacinas, reabertura das fronteiras e feiras e eventos na Serra Gaúcha

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul :

TJ-RS determina que professores do Município voltem às salas de aula, retomada da rede estadual em xeque na Justiça, declaração de Bolsonaro sobre vacinas é criticada no RS, reabertura das fronteiras e programação de feiras e eventos na Serra Gaúcha

Previsão do tempo: Em mais um dia de sol e nuvens, Porto Alegre terá máxima de 26°C na quinta-feira (22.10).

TJ-RS determina que professores do Município voltem às salas de aula

O Tribunal de Justiça (TJ-RS) acolheu o pedido da Procuradoria-Geral do Município e determinou o retorno de todos os professores da rede municipal às atividades presenciais. Caso os servidores descumpram a decisão judicial, haverá multa diária de 40 mil reais. A Justiça entendeu que, ao retomar as aulas da rede, o Executivo agiu de acordo com as normas estaduais, estabelecendo protocolos para um retorno seguro. Já o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) reafirmou a falta de condições sanitárias na maioria das escolas e informou que vai recorrer da decisão. Os professores iniciaram greve na última segunda-feira.

Retomada da rede estadual em xeque na Justiça

Já na rede estadual, a situação é oposta. O juiz Cristiano Vilhalba Flores, da 3ª Vara da Fazenda Pública, entendeu que a falta de condições sanitárias alegada pelos trabalhadores é razão para impedir que as escolas reabram. Flores deferiu em parte a ação civil pública do CPERS Sindicato. O retorno presencial ficou autorizado somente com o plano de contingência para o coronavírus aprovado, declaração de conformidade sanitária por um agente técnico da área sanitária do Estado e a disponibilização de todos os equipamentos de proteção individuais. Já outras demandas do sindicato, como a testagem em massa de funcionários e professores, não foram acatadas pelo magistrado.

Declaração de Bolsonaro sobre vacinas é criticada no RS

A declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desautorizando o Ministério da Saúde a respeito da compra de vacinas chinesas contra o coronavírus causou reação no Rio Grande do Sul. O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB) garantiu que a Capital já possui orçamento destinado para a compra de vacinas caso o Governo Federal não estabeleça um programa de imunização. Pablo Stürmer, secretário da Saúde de Porto Alegre, engrossou o coro de que a cidade irá resolver por conta própria a questão se Brasília faltar. O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), defendeu que “a decisão sobre a inclusão de vacinas contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunização deve ser feita com análise eminentemente técnica e não política!”. Mesma posição tomou o ex-secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, em entrevista à Rádio Gaúcha. “A origem da vacina não pode ser um critério técnico (para a viabilização). Sendo efetiva, não importa onde foi produzida”, disse. O tema das vacinas, entretanto, acabou não sendo pauta entre os candidatos à Prefeitura que participaram do debate realizado pelo Colégio Anchieta.

Reabertura das fronteiras

Representantes dos governos de Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai se reuniram virtualmente, ontem, para discutir a retomada das atividades nas fronteiras entre o Estado e os dois países. Iniciativa da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, o encontro relembrou avanços importantes na relação do Estado com o Uruguai, como o acordo sanitário que regula ações contra a Covid-19 na fronteira. A reunião também serviu para propor medidas para diminuir os impactos da pandemia na região e chegar a soluções visando a temporada de verão – uma vez que as fronteiras dos dois países segue fechada para turistas brasileiros.

Flash News Rio Grande do Sul

:: Dados do TSE mostram que a profissão mais comum entre candidatos no Rio Grande do Sul é a de agricultor.
:: Luiz Delvair, candidato a prefeito de Porto Alegre pelo Partido da Causa Operária (PCO), teve o registro da candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Ele ainda pode recorrer.
:: Novo decreto da prefeitura de Porto Alegre traz novas flexibilizações no transporte e para feiras e exposições.
:: Passageiros reclamam de superlotação em ônibus metropolitanos. Pelas determinações estaduais, as empresas de transporte público devem operar com 70% da capacidade.
:: Maioria dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre descartou a possibilidade de vender a Carris. Mas vale lembrar, que Marchezan na campanha anterior disse o mesmo, mas, ao assumir o posto no Paço, mudou de ideia e tentou vender a empresa em diversos momentos. Não dá para acreditar em todos!
:: TAP cancelou o voo que sairia hoje de Porto Alegre para Lisboa por falta de passageiros. As viagens de turismo a Portugal ainda não foram liberadas para brasileiros, que só não têm restrições de entrada em 50 países atualmente.
:: Professores do IPA voltaram a paralisar as atividades em razão do atraso dos salários.
:: Confiança do industrial gaúcho sobre a economia brasileira continua positiva, segundo a Fiergs. O Índice de Confiança do Empresário Industrial RS de outubro alcançou 64,9 pontos – em setembro foi de 65,2.
:: Gramado e Canela abrem temporada de celebração natalina. As duas cidades tiveram que adaptar suas principais atrações a protocolos sanitários obrigatórios.

Feiras e Eventos

Festuris Gramado 2020

Após um longo período de tratativas junto ao Governo do RS e entidades representativas do setor, o Festuris Gramado está confirmado e autorizado para acontecer de 5 a 8 de novembro. A feira de negócios turísticos será a primeira da América Latina a ser realizada no formato presencial desde o início da pandemia. O evento contará com uma série de protocolos e terá a segurança sanitária como um de seus motes.

Feira Zero Grau 2020 em Gramado

A feira Zero Grau 2020, realizada pela Merkator Feiras e Eventos, terá edição presencial confirmada entre os dias 16 a 18 de novembro de 2020, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha. O evento voltado para a indústria de calçados foi confirmada mediante protocolos e regras. A confirmação dada pela Merkator Feiras e Eventos está amparada no decreto de número 55.240, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de 29 de setembro de 2020 e vai buscar atender protocolos e regras que visam a prevenção e propagação de contagio por Covid-19.

Mercopar 2020 

Sebrae RS e FIERGS confirmaram a realização da Mercopar 2020 – Feira de Inovação Industrial nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul /RS. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online.

Festejar Gramado 2020

A Festejar Gramado – feira de negócios voltada ao setor de eventos, realiza edição 2020 em formato híbrido e multi hub, dividindo atividades presenciais e online através do Fórum de Ideias e Conexão Festejar. A edição presencial da 5ª Festejar Gramado acontece nos dias 8 e 9 de dezembro no Recreio Gramadense ( Rua Garibaldi, 328 – Centro ), em Gramado / RS.

Natal Luz em Gramado

Natal Luz em Gramado 2020 / 2021 acontece entre 22 de outubro de 2020 a 30 de janeiro de 2021.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.