Rio Grande do Sul Notícias : humilhação e tortura em “salinha” do Carrefour, eleições, coronavírus e agenda de feiras e eventos

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News – Sortimento Giro de Noticias

Rio Grande do Sul Notícias (24.11)

Humilhação e tortura em “salinha” do Carrefour, eleições, coronavírus e agenda de feiras e eventos

Previsão do tempo: termômetros iniciam uma disparada pelo Estado RS. Em Porto Alegre, a máxima será de 33°C, em uma terça-feira de sol.

Vítima e funcionária do Carrefour relatam humilhação e tortura em “salinha”

Em 2018, dois anos antes de João Alberto Silveira Freitas ser assassinado por seguranças da unidade do Carrefour no Passo D’Areia, a publicitária Regina Ritzel Ferreira, 37 anos, negra, foi acusada injustamente de furto e humilhada por seguranças do hipermercado no bairro Partenon, na zona leste de Porto Alegre. Foi forçada a tirar a roupa, tudo em frente às filhas.

O caso foi parar na Justiça e, em setembro de 2019, o Carrefour foi condenado a pagar R$ 35 mil à Regina e às filhas em indenizações por danos morais. Na decisão, a juíza Nelita Teresa Davoglio deixa evidente que o caso não foi isolado. A empresa recorreu da decisão.

Esta é uma das histórias narradas pelo repórter Juan Ortiz e que reforçam a tese de que há um histórico de agressões nos estabelecimentos da rede francesa de supermercado. Funcionários ouvidos pelo Matinal confirmam casos de agressões e tortura na “salinha”.

“Ali guardam barra de ferro e outras coisas. Teve um dia que a gente ouviu uns gritos, gritos, gritos. Foi horrível”, contou uma funcionária da unidade do Partenon, sentada em um meio-fio durante seu intervalo no Dia da Consciência Negra, um dia após João Alberto ser assassinado na saída da loja do Passo D’Areia.

Já o líder do caixa no Partenon, Murillo Romero, negou que lá ocorressem agressões. Em nota protocolar enviada à imprensa, a rede alegou que “o Carrefour repudia todo e qualquer ato de violência, intolerância e discriminação”.

Novo ato em frente ao Carrefour e queda nas ações da rede

A semana iniciou com novo ato por justiça para o caso Beto. Manifestantes reuniram-se em frente à unidade do Carrefour no Partenon. Em outra região da cidade, no Passo D’Areia, a loja onde Beto foi espancado até a morte na noite de quinta-feira reabriu, com baixo movimento e sem sinal do pequeno memorial que havia se formado no local. A segunda-feira também foi marcada pela queda de 6,18% nas ações do Carrefour, enquanto o índice Ibovespa das principais ações registrava alta de 0,85%. Enquanto isso, um grupo de 11 multinacionais comprometeram-se a combater o racismo e publicar um plano de ação “em parceria com organizações e especialistas que possuem conhecimento legítimo dessa causa” . O Carrefour, por sua vez, anunciou a criação de um fundo de 25 milhões de reais para combater o racismo.

Polícia investiga se morte de Beto foi crime de racismo

Investigadores buscam evidências que confirmem se o espancamento que levou João Alberto à morte por dois seguranças brancos se enquadra ou não no crime de racismo – recusar atendimento ou impedir acesso a estabelecimento comercial – ou ainda injúria racial, que é a ofensa à dignidade de alguém por causa da sua cor. Para o diretor da Divisão de Homicídios da Capital, delegado Eibert Moreira Neto, “a questão do racismo estrutural está muito evidente neste caso. Mas, para chegar no final do inquérito e indiciar os envolvidos por racismo ou injúria racial, precisamos ter elementos técnicos que comprovem o que está na lei”, explicou a GZH.

Diferente da injúria racial, o crime de racismo é imprescritível e inafiançável. O tema, aliás, voltará a ser debatido no STF, que, na quinta-feira, julgará a imprescritibilidade do crime de injúria racial. Um outro caso corre em paralelo ao do assassinato de Beto: a Vector, responsável pela segurança no Carrefour, é investigada pela Corregedoria da PM de São Paulo porque três policiais militares do estado paulista são sócios da empresa.

Governo do RS elabora plano alternativo para aquisição de vacinas

Apesar de acreditar que o governo federal irá liderar o caminho para a distribuição da vacina contra a Covid-19, o governo do RS estabeleceu um plano alternativo de aquisição direta de doses junto ao laboratório de produção de São Paulo, o Instituto Butantan. Ainda sem o acordo concreto com o Ministério da Saúde, a administração de Eduardo Leite se prepara com a organização da logística e de locais para o armazenamento dos imunizantes.

Na segunda (23.11) o Piratini confirmou que o RS terá, até segunda-feira (30.11), oito regiões em bandeira vermelha. Porto Alegre e outros 12 locais ficarão com a classificação de risco médio para a Covid-19, a bandeira laranja. O gabinete de crise aceitou os pedidos de reconsideração de cinco locais, inclusive da Capital. O governador alertou os gaúchos da necessidade de reforçar os cuidados, mas afirmou que não há previsão de novas restrições de atividades econômicas. Sobre a tese de uma segunda onda, a opinião do chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Eduardo Sprinz, é que nunca saímos da primeira. Ele reforça a necessidade do distanciamento físico como prevenção.

Depois de anunciar neutralidade, o PSDB recuou e irá apoiar a candidatura de Sebastião Melo (MDB) à Prefeitura de Porto Alegre
A Câmara decidiu aguardar o julgamento do recurso da defesa do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) antes de marcar a sessão plenária que pode decretar a cassação de mandato dele. Aliás, o processo de impeachment teve algumas ações julgadas pelo desembargador Alexandre Mussoi Moreira. Reportagem do UOL mostrou que o magistrado foi filiado ao MDB – em desacordo com a Lei Orgânica da Magistratura Nacional – de 1981 até a semana passada.

Rio Grande do Sul teve cinco projetos aprovados para a final da mostra nacional do Inova Senai 2020

O estado, que ocupa o quinto lugar no ranking geral do Índice FIEC de Inovação, será representado pelas equipes autoras dos trabalhos na competição. Alunos e instrutores das unidades do SENAI de todo o Brasil vão apresentar suas propostas de soluções para demandas reais da sociedade e da indústria brasileira nas áreas de biotecnologia, química, construção civil e gestão.

Durante a semana do evento, 80 projetos escolhidos em todo o Brasil apresentarão as propostas em rodadas de negócios. As equipes serão divididas em oito áreas, sendo um finalista de cada uma. 

Dos oito finalistas, três serão declarados campeões, com primeiro, segundo e terceiro lugar. A premiação será simbólica, com certificado, medalha e troféu. Apesar de ser uma competição, a especialista ressaltou que o mais importante para alunos é a oportunidade de apresentarem suas propostas.

Além de possíveis contratações, os projetos também têm a chance de ser comprados por empresas que buscam soluções ou receberem investimento para que produzam e forneçam algo para a cadeia produtiva, como é o caso das startups. 

A próxima etapa é o ciclo de mentorias para melhorias dos projetos, que serão apresentados pelos estudantes entre os dias 24 e 27 novembro. A ação ocorrerá durante a Semana de Inovação promovida pelo Senai Nacional, que será on-line neste ano devido à pandemia de Covid-19

Flash News Rio Grande do Sul


:: Escola de Canela realizou uma atividade considerada racista no Dia da Consciência Negra. Fotos de crianças brancas caracterizadas com o black face (rosto pintado de preto) foram publicadas e receberam repercussão negativa nas redes sociais.

:: Deputado Osmar Terra (MDB), que na segunda-feira (23.11) deu entrada no Hospital São Lucas com Covid-19, foi transferido à UTI após apresentar dificuldades para respirar.

:: Debate sobre previdência de militares está reaberto. O governo do RS protocolou na Assembleia Legislativa o pedido para votação da matéria em regime de urgência.

:: Grupo contrário à privatização da CEEE-D argumenta que a companhia tem para receber ao menos 8 bilhões de reais, volume suficiente para viabilizar a estatal. O Piratini alega que o ganho de causa não é certo, mas cita que, em caso de vitória, o montante deverá ser passado ao Estado.

:: Famílias de baixa renda começam a receber a partir de hoje o cartão TRI Social. Fruto de um acordo entre o Executivo e as empresas de ônibus, a modalidade irá garantir ao menos 44 passagens mensais no transporte público ao beneficiados. Vale lembrar que as empresas ônibus receberam do poder público municipal R$ 39 milhões e que as passagens vão influenciar o cálculo da nova tarifa aumentando o números de usuários com gratuidade.

:: Adeus de Andrés D’Alessandro no Inter tem data marcada. Ele não irá renovar contrato e se despedirá do Beira-Rio em 31 de dezembro. Em pronunciamento, exaltou o vínculo com o Colorado e pediu um clube mais unido.

Feiras e Eventos

Natal Luz em Gramado 2020 / 2021 

A 35ª edição do Natal Luz de Gramado ganha edição adaptada ao contexto da pandemia mundial. Paralelamente aos protocolos de biossegurança e ao cancelamento de espetáculos em arenas de grande público, o maior evento natalino do Brasil reafirma sua tradição e promove diversas atrações gratuitas ao longo de sua maior edição. Todos os dias, às 19h, as luzes da Cidade Mágica do Natal e os arcos da Av. das Hortênsias se acendem e renovam os bons sentimentos do Natal. São 101 dias de celebração do Natal, de 22 de outubro até 30 de janeiro de 2021.

Festejar Gramado 2020

A Festejar Gramado – feira de negócios voltada ao setor de eventos, realiza edição 2020 em formato híbrido e multi hub, dividindo atividades presenciais e online através do Fórum de Ideias e Conexão Festejar. A edição presencial da 5ª Festejar Gramado acontece nos dias 8 e 9 de dezembro no Recreio Gramadense ( Rua Garibaldi, 328 – Centro ), em Gramado / RS.

Feira da Loucura por Sapatos

Feira da Loucura por Sapatos acontecerá ente os dias 03 e 13, das 10 às 22 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Durante 11 dias de feira, o público poderá conferir mais de 130 expositores, que apresentarão diversas marcas de calçados, bolsas, roupas e acessórios para toda a família. A Fenac adotará todos os protocolos oficiais de biossegurança para receber expositores e visitantes e permanecerá atenta aos decretos governamentais.

Festival de Cervejas Artesanais

Em paralelo à Feira da Loucura por Sapatos, acontecerá o 12ª Festival de Cervejas Artesanais, que reunirá cervejarias artesanais da região apresentando os mais variados estilos da bebida. O festival também atenderá todas as medidas dos protocolos oficiais de biossegurança e ocorrerá de segunda a sexta-feira das 16 às 22h e aos sábados e domingos das 10h às 22h, acompanhando o horário integral da feira.

Carrinho Agas 2020

Realizado desde 1984 pela Associação Gaúcha de Supermercados, o Carrinho AGAS 2020 terá um componente inédito para homenagear as empresas e personalidades que, na opinião dos supermercadistas gaúchos, mais se destacaram em suas atividades ao longo deste ano: nesta edição, pela primeira vez na história da premiação, a entrega dos troféus ocorrerá de forma virtual, através do canal do Youtube da AGAS, a partir das 21h30 do dia 30 de novembro. Em seu novo formato, adotado em função do distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, o Carrinho AGAS 2020 promoverá uma homenagem a todos os gestores e colaboradores de empresas da cadeia do abastecimento por seu trabalho durante o ano.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.