Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 25 de setembro de 2023

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 25 de setembro de 2023

Previsão do tempo: dia será de sol e chuva em Porto Alegre. A temperatura chega no máximo a 20°C.

Porto Alegre aciona plano de emergência de contenção de enchentes para proteger o Centro com Guaíba alto e sob risco de elevação maior por chuva e vento. Comportas serão fechadas e sacos de areia usados.


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Atualização dos dados da medição do Guaíba – Dia 25/09/23, às 8h

Régua automática SEMA

  • Cais Mauá 273cm
  • Cota de Alerta: 250cm
  • Cota de Inundação: 300cm

Régua MANUAL

  • Ilha da Pintada 246cm
  • Cota de alerta: 200cm
  • Cota de Inundação: 220cm

Ciclone pode agravar transtornos causados por cheias no RS

O mau tempo não vai dar trégua. Ainda enfrentando transtornos e danos por conta do acumulado de chuvas dos últimos dias, a semana se inicia com a formação de mais um ciclone extratropical na costa gaúcha, que deve intensificar chuvas e ventos, em especial amanhã, na região metropolitana e em outras áreas do estado, incluindo o Vale do Taquari. O fenômeno deve se afastar a partir de quarta, após aumentar os registros deste que já é o setembro mais chuvoso em Porto Alegre desde 1916, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Conforme a MetSul, o vento sul se fará presente, diante de um Guaíba que ontem renovou uma de suas maiores marcas, alcançando 2,71 m de altura no Cais Mauá, apenas 29 centímetros abaixo da cota de inundação no ponto – agora pela manhã, o nível já estava em 2,73. Na Ilha da Pintada, o nível estava em 2,42 m, 22 cm acima da cota de inundação. Em razão da cheia, 28 pessoas precisaram de abrigo nas ilhas. O número possivelmente só não é maior porque há moradores que relutam em deixar as suas casas por temor de saques. Interrompida no sábado, a distribuição de donativos aos afetados deve ser retomada hoje.

Milhares de peças íntimas de Juruaia são enviadas para os desabrigados pelas enchentes no RS

A Aciju e Prefeitura de Juruaia mobilizaram as empresas do município numa campanha em caráter de urgência para ajudar os desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Milhares de roupas intimas, que geralmente não são recebidas em quantidade expressiva quando comparadas a outros tipos de doações, como roupas, produtos de higiene ou água potável, foram enviadas para o Centro de Doações da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul com o apoio logístico dos Correios.

Empresários estão há 15 anos aplicando calotes em terceirizados da prefeitura, segundo denúncias

Um grupo de empresários, que se esconde atrás de laranjas, vem aplicando calotes na prefeitura de Porto Alegre desde 2005, conforme apurou a Matinal com base em ações judiciais da Justiça do Trabalho, denúncias do Ministério Público e relatórios policiais. Carlos Varreira, Eduardo Winkler e Fernando de La Rue fecham contratos com o poder público e, posteriormente, quebram as empresas das quais são os donos de fato, segundo o MP, e “somem” com dinheiro dos funcionários, recursos adiantados pelos órgãos públicos para pagamentos como férias, FGTS, entre outros.

Contratada em 2005 para fornecer serviços gerais às escolas municipais de Porto Alegre, a cooperativa Meta “sumiu” ao fim de quatro anos, tornando-se uma das maiores devedoras trabalhistas do RS. Após a “falência”, a cooperativa foi imediatamente substituída por outra, a Cootrario, que assumiu o mesmo serviço no início de 2009. Essa ex-cooperativa atrasou salários, não pagou impostos e também “desapareceu” no fim de 2014.

Para resolver o novo sumiço, em 2015, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) contratou emergencialmente uma substituta, a Multiclean. Movimentos sociais denunciaram à época que a nova terceirizada, contratada às pressas, tinha a mesma equipe de RH e uniformes que a Cootrario. Tal como as antecessoras, a Multiclean atrasou salários, não pagou o fisco e seguiu ativa até “quebrar” em 2020.

Apesar do histórico, a prefeitura quer ampliar as terceirizações na rede municipal. O plano de Sebastião Melo (MDB) é conceder à iniciativa privada a gestão dos serviços terceirizados prestados às escolas. No lugar da Smed licitar essas prestadoras, como é feito hoje, uma única empresa seria a responsável pela subcontratação das terceirizadas por até 20 anos. O projeto deve ser 50% mais caro do que os custos atuais.

Trio pagou propina a ex-assessor da Smed para manter contrato, mostram diálogos

Três empresários que estão por trás de 15 anos de calotes em trabalhadores das escolas municipais de Porto Alegre subornaram funcionário da prefeitura para manter contrato da Multiclean, segundo revelam diálogos de 2016 obtidos pelo Ministério Público. O conteúdo foi acessado pelo órgão por meio da apreensão do celular de Carlos Varreira, ex-sócio oculto da empresa. Ele e os empresários Eduardo Winkler e Fernando de La Rue operaram a Multiclean na capital a partir de 2015 usando testas de ferro até a empresa “quebrar”, em 2020. A falência da empresa deixou, no auge da pandemia, um calote milionário em mais de mil funcionários, que ganhavam por volta de 1,1 mil reais ao mês de salário, e no fisco, cerca de 6,3 milhões, a maior parte dessa dívida com o INSS.

O Superior Tribunal de Justiça tem até o dia de hoje para avaliar se o MP pode usar esses diálogos nas ações criminais movidas contra o trio. A corte desautorizou em abril o uso dessas interceptações como prova nos processos após um pedido de habeas corpus da defesa de Varreira. Uma ação sobre o caso, oriunda da denúncia do MP, tramita em sigilo no Tribunal de Justiça desde fevereiro de 2022 e acusa o trio de “corrupção ativa”. Segundo o MP, o então coordenador jurídico da Smed, Conrado Lopes, assessor entre 2006 e 2016, teria recebido subornos para facilitar e agilizar repasses da pasta à Multiclean. Contatado pela reportagem, ele preferiu não se manifestar. Varreira, Winkler e de La Rue negaram ou evitaram responder os questionamentos da Matinal. Varreira, vale lembrar, é também apontado como dono de fato da SV Serviços, terceirizada que mantém um office boy com endereço na periferia de Viamão à frente da empresa, conforme mostrou a Matinal em julho.

RS concede incentivos fiscais a vinícolas investigadas por trabalho escravo

Entre 2015 e 2022, os benefícios fiscais concedidos no estado cresceram 71,6%, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Um deles é o Fundo Operação Empresa do Estado do RS, programa de incentivo ao setor privado. O Sul21 mostra que as empresas Aurora, Salton e Garibaldi tiveram a adesão ao fundo renovada nos últimos anos. No caso da Aurora, o benefício foi aprovado após a operação que resgatou mais de 200 pessoas em situação de trabalho análoga à escravidão, em fevereiro, e representou 40 milhões de reais – cifra que pode ser ainda maior, já que o valor de referência do fundo é recalculado a cada mês e o prazo para recebimento é de 96 meses. Também envolvidas no caso de escravidão moderna, a Salton e a Garibaldi foram contempladas antes da operação. A Garibaldi vai receber cerca de 14 milhões em incentivos e a Salton, 17 milhões. Integrante da bancada negra na Assembleia Legislativa, Matheus Gomes (PSOL) criticou os benefícios às empresas. Ele chamou a atenção para o fato de que o orçamento dedicado ao combate do trabalho análogo à escravidão é cinco vezes menor do que o montante recebido pela empresa flagrada.


A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Giro de Notícias

  • Relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania indicou um crescimento de 55% da população em situação de rua na capital entre 2021 e 2022, chegando a 3.189 pessoas.
  • Porto Alegre registrou alta nas infecções por dengue, com número já superior a todos os casos confirmados em 2022.
  • Após negativa no ano passado, a ABF Developments recebeu autorização da Aeronáutica para construir um prédio de 130 metros de altura no 4º Distrito.
  • O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre convocou uma assembleia extraordinária para amanhã. Os rodoviários buscam autorização para início da greve.
  • A partir de hoje, a zona norte da capital vai contar com dez ônibus novos na frota. As linhas atendidas serão a Planalto, Passo das Pedras e Aeroporto.
  • Terminam hoje as inscrições para o vestibular da UFRGS.
  • Aos concurseiros da semana: há 18 editais abertos no RS com mais de 720 vagas, para todos os níveis de escolaridade.
  • O Sesc/RS e o Instituto Unimed estão promovendo atividades de Educação em Saúde para estudantes da rede pública de ensino em diversos municípios gaúchos. São rodas de conversa que abordam, principalmente, a gravidez na adolescência, mas que também abrem espaço de diálogo sobre outros temas com os estudantes. O “Programa Viver Bem na Escola” iniciou em Cruz Alta, no final de agosto, já passou por Montenegro e, ao longo dos próximos meses, tem agenda em Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Rio Grande do Sul eventos e feiras