Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul (29.07.21)
Turistas se divertem com neve na Serra Gaúcha, pessoas em situação de rua são acolhidas no Gigantinho, lei permite uso do Guaíba para transporte, vacinação da Covid-19, dívida do RS em precatórios cresce em ritmo menor e Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior potência de energia solar em telhados e pequenos terrenos
Contraste I : turistas se divertem com a neve
Na Serra, o frio intenso fez a alegria dos turistas. Nevou, e não foi pouco, na região, onde a sensação térmica chegou a -3°C nessa quarta. O clima gélido animou os visitantes, que atingiram a ocupação máxima dos hotéis da Região das Hortênsias, estabelecida em 75% da capacidade. Em Caxias, o grupo do Juventude chegou a treinar sob neve – por sinal, o gramado do Alfredo Jaconi ficou coberto de branco. O fenômeno se repetiu em pelo menos 14 municípios gaúchos, enquanto diversos outros tiveram chuva congelada. Conforme a MetSul Meteorologia, as temperaturas foram negativas em pelo menos 55 cidades. Em Gramado e Canela a neve fez a festa dos turistas que postaram imagens da neve nas redes sociais.
Contraste II : Gigantinho volta a ter grande procura em razão do frio
Pela segunda noite seguida de frio intenso, o Gigantinho teve grande procura de pessoas em situação de vulnerabilidade. Tal como na véspera, cerca de uma centena havia ingressado no local – incluindo uma gestante. Apesar da ampliação da rede de apoio para este período de frio mais intenso, há quem resista à ideia de abrigar-se para ficar na rua, alegando manter sua liberdade. Ainda assim, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) garante que há busca ativa para evitar a exposição ao frio de pessoas em risco. Também estão sendo usadas pousadas conveniadas com a prefeitura e albergues, além de sete paróquias que disponibilizaram 80 vagas para acolher pessoas encaminhadas. Caso você saiba de alguém que necessite acolhimento, pode entrar em contato com a Fasc pelo número 156. A estrutura do Gigantinho estará disponível até sábado.
Vacina, sim!
As doses que desembarcaram no RS no início da semana chegam aos municípios. Porto Alegre segue com aplicação de primeira dose na faixa etária a partir de 31 anos e adolescentes com comorbidades.
Secretaria reserva mais da metade de novas doses para completar esquema vacinal no RS
Das 486.810 doses de vacina contra a Covid-19 que chegaram ao RS, 68% serão usadas para completar o esquema vacinal daqueles que já tomaram a primeira injeção. Cerca de 6 mil doses da Pfizer foram reservadas para as gestantes e puérperas que receberam a primeira da AstraZeneca, enquanto outro lote de 7 mil será destinado a adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, os próximos lotes de imunizantes servirão também para reparar eventuais distorções. Para isso, os 497 municípios gaúchos foram separados em quatro categorias, considerando o porte populacional e a média percentual das coberturas vacinais de cada grupo. As cidades que estão abaixo do índice receberão doses para equalizar a diferença. A pasta acredita que 200 mil doses, divididas entre 257 prefeituras, devem resolver o problema.
Sancionada lei que permite uso do Guaíba para transporte em Porto Alegre
O projeto que busca potencializar o uso do Guaíba como alternativa de transporte foi sancionado pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB). Com a Política Municipal de Sustentabilidade Hidroviária, Melo falou na promoção da conexão da cidade, mencionando os 72 quilômetros da orla. A iniciativa prevê ações de fomento de utilização do local com trabalhos de pesquisa e economia compartilhada. Autor da proposta, o vereador Moisés Barboza (PSDB) aventou até mesmo a criação de um serviço como o Uber, mas de barcos, no Guaíba. Um dos objetivos também é contribuir para o turismo da cidade, destacando a paisagem da Capital.
Dívida do RS em precatórios cresce em ritmo menor, mas atinge 16,7 bilhões de reais
A dívida do governo do RS com precatórios do Tribunal de Justiça alcançou a cifra de 16,7 bilhões de reais. Se comparado com o mesmo período de 2020, o avanço nominal do saldo devedor é de 3,7%. Já sem a inflação, o índice registra queda de 4%, evidenciando que a conta vinha em um ritmo menor de crescimento. Apesar disso, a indignação de credores que esperam pelo ressarcimento ainda persiste, principalmente depois que o prazo de quitação passou de 2024 para 2029. São 63,2 mil casos à espera do pagamento no TJ, além dos 3,1 mil nas justiças Federal e do Trabalho, totalizando 1,3 bilhão de reais. O Executivo segue cumprindo o mínimo exigido por lei, com o repasse de 1,5% da corrente líquida. No entanto, para a juíza Alessandra Bertolucci, que coordena a Central de Conciliação e Pagamento de Precatórios do TJ, a quantia vinda da administração estadual deveria ser maior.
Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior potência de energia solar em telhados e pequenos terrenos
O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados e pequenos terrenos. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui 747,9 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.A potência instalada no Rio Grande do Sul coloca o estado na terceira posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o território gaúcho responde sozinho por 12,4% de todo o parque brasileiro de energia solar na modalidade.
O estado possui 71.507 conexões operacionais, espalhadas por 496 municípios, ou aproximadamente 99,8% dos 497 municípios da região. Atualmente, são cerca de 89.042 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio Grande do Sul a atração de mais de R$ 3,8 bilhões em investimentos, geração de mais de 22 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,1 bilhões aos cofres públicos.
Flash News Rio Grande do Sul
O ingresso de adolescentes com comorbidades na vacinação contra a Covid-19 gerou uma distorção no gráfico de vacináveis da Secretaria Estadual da Saúde. A pasta justificou ao dizer que ainda não existe registro do grupo no sistema do PNI.
Não apenas seis, mas 21 pessoas morreram durante a crise de fornecimento de oxigênio ao hospital Lauro Reus, em Campo Bom, conforme concluiu a Polícia Civil.
Ainda na esfera criminal, a Justiça autorizou a prorrogação da investigação contra o cirurgião plástico Klaus Brodbeck, suspeito de abusar sexualmente de mais de 120 mulheres durante consultas.
Para a Associação de Pós-Graduandos da UFRGS, a instabilidade nas plataformas do CNPq reflete o descaso com a ciência no Brasil. A falha já dura mais de cinco dias. Em nota, o órgão disse que problema já foi diagnosticado.
Persistentes quedas no sistema também são queixas da OAB/RS. A entidade entrou com uma ação no CNJ para que o Tribunal de Justiça do RS restabeleça o atendimento ao público em horário padrão, entre outras demandas.
O antigo prédio da Smic, que deveria sediar o Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, está passando por impasses na assinatura do termo de cessão do imóvel. Se a situação persistir, o local pode ser vendido.
A Zona Sul de Porto Alegre irá receber um Ecoponto modelo. A nova Unidade Destino Certo irá substituir aquela que ficava na avenida Diário Notícias, fechada para a construção de um projeto imobiliário.
Ídolo da torcida e ex-atacante do Grêmio, André Catimba faleceu aos 74 anos nesta quarta-feira. Ele foi herói da conquista do Gauchão de 1977, que encerrou um longo jejum do Tricolor.
- —
Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen
- – –