Giro de Notícias Rio Grande do Sul (30.07.21)

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Giro de Notícias

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul (30.07.21)

Nota Fiscal Gaúcha alcança dois milhões de inscritos no programa, expectativa de crescimento econômico no RS segue alta entre industriais, Piratini avisa que vai liberar eventos, Porto Alegre tem os menores índices de coronavírus no esgoto desde março/21, mudanças climáticas podem intensificar ondas de frio no Sul do Brasil e rede estadual de ensino tem 10 mil vínculos encerrados desde 2014.

Nota Fiscal Gaúcha alcança dois milhões de inscritos no programa

O programa Nota Fiscal Gaúcha – NFG, que visa incentivar a cidadania fiscal e conscientizar os cidadãos sobre a importância social do tributo, alcançou dois milhões de inscritos nesta quarta-feira (28). O objetivo é estimular o cidadão a pedir a nota fiscal com a inclusão do CPF para obter todos os benefícios para a participação nas diversas modalidades de sorteios do programa. Além de concorrer a prêmios em dinheiro, as entidades sociais indicadas pelos cidadãos são beneficiadas por repasses financeiros e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.

“Esse momento importante na história do Nota Fiscal Gaúcha é fruto de uma série de iniciativas que vêm sendo adotadas para fortalecer o programa. Com isso, ampliamos a participação social no controle fiscal do Estado e reforçamos a importância do exercício da cidadania para auxiliar no combate à sonegação e à informalidade, além dos prêmios e benefícios para o próprio cidadão e entidades”, destacou o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Expectativa de crescimento econômico no RS segue alta entre industriais

Em julho/21, a confiança do empresário do Rio Grande do Sul registou 64 pontos no ICEI, índice que mede a humor dos industriais. Nos últimos quatro meses, a confiança dos empresários industriais do estado cresceu 10 pontos. Os dados são da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS. 

O positivismo dos empresários é reflexo da expectativa de crescimento do PIB brasileiro este ano. A possibilidade de ganhos futuros é indicador de possível aumento de investimentos no setor, como explica William Baghdassarian, professor de economia do Ibmec. 

“O que a gente tem observado é uma retomada da atividade econômica bem mais intensa do esperado. Isso levou a revisão das projeções do PIB brasileiro para 2021, que já demonstram crescimento de algo próximo a 5%. O empresário industrial fica mais confiante em realizar investimentos”, explica. 

Mesmo com a confiança em alta, em maio, o estado do Rio Grande do Sul registrou queda na produção das indústrias de 1,6% e o resultado fechou ciclo de três meses consecutivos com números baixos no estado. 

O ICEI nacional, calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), está em 62 pontos, aumento de 0,3 ponto em julho, em comparação com junho. É o terceiro aumento consecutivo no índice que acumula alta de 8,3 pontos, desde maio. A confiança do empresário industrial é a maior dos últimos 11 anos para o mês de julho, no País. 

Vacina, sim!

Ampliação de faixa etária da vacinação em Porto Alegre: pessoas com 30 anos já podem procurar uma das 12 unidades de saúde ou o drive do Bourbon Wallig para a primeira dose.

Piratini avisa que vai liberar eventos

Suspensos desde março de 2020, grandes eventos com público devem voltar a ser realizados em breve no Rio Grande do Sul – segundo GZH, eles podem começar até já na próxima semana. A intenção desta volta foi confirmada pelo coordenador do Gabinete de Crise do Rio Grande do Sul, Marcelo Alves, nessa quinta, mesmo dia em que o Rio de Janeiro detalhou seu plano de reabertura.

Alves enfatizou que a vacinação deu provas de que funciona. Só que isso não deve servir para uma flexibilização “desordenada” dos eventos. “A liberação vai ocorrer, mas ainda precisamos discutir como será feita”, disse ele, em reunião na Câmara Municipal de Porto Alegre, que discutiu a volta do público não só para eventos, mas também para shows e estádios de futebol – algo que já está sendo autorizado em outros lugares como o Distrito Federal.

O aceno ocorre em um momento em que a Prefeitura ainda espera um posicionamento oficial do Governo do Estado quanto à liberação. Em nota, o Executivo municipal informou que respondeu aos questionamentos do Piratini há uma semana. Empresários do setor também pressionam por uma flexibilização o mais rápido possível. Assim como o prefeito Sebastião Melo (MDB), o grupo usa a permissão da realização da Expointer para reforçar sua cobrança.

Antes de liberar, o Comitê de Crise quer analisar os resultados do evento-teste realizado no domingo em Porto Alegre e no qual houve testagem do público, que foi liberado de usar máscaras. Parte dos 556 presentes passou por novos testes, ainda sem resultados. Diante dos primeiros casos da variante Delta no RS, cientistas pregam cautela. “As máscaras neste contexto continuam como medida fundamental. Não é momento nem de cogitar suspensão do uso”, afirmou o infectologista Alexandre Zavascki, alertando que a cepa é capaz de infectar e ser transmitida por vacinados.

Porto Alegre tem os menores índices de coronavírus no esgoto desde março

O esgoto de Porto Alegre registrou a menor presença de coronavírus desde março deste ano. Dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde apontaram ainda que, pela primeira vez, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, que atende 50% da população, não detectou carga viral do Sars-Cov2. Já na estação localizada no bairro Sarandi foram identificadas 93 mil cópias genéticas por litro analisado. Segundo informações da vigilância, a maior presença do vírus foi constatada há quatro meses, com 800 mil cópias genômicas na ETE que atende a zona Norte, além de 600 mil na Serraria. Em nível estadual, a tendência de queda se mantém. Ontem o RS estava com cerca de 10,7 mil casos em acompanhamento da doença – esse indicador superou os 133 mil em março. A média móvel de óbitos também vem caindo e é a menor desde fevereiro.

Mudanças climáticas podem intensificar ondas de frio no Sul do Brasil

A segunda onda de frio intenso que atingiu principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ocasionando chuva congelada e neve pode ser intensificada. E isso não tem apenas a ver com a presença da famosa massa de ar polar, mas também com as mudanças climáticas no planeta. A Terra segue com aumento gradativo de temperatura, o que não impede que novos períodos congelantes sejam registrados no Brasil. Conforme o geógrafo e climatologista da UFRGS Francisco Eliseu Aquino, um dos primeiros a analisar as conexões climáticas entre o Sul do Brasil e a Península Antártica, as duas regiões “trocam” massas de ar. O território brasileiro envia ar quente e a Antártica manda o ar frio. Aquino explicou que o calor acima do habitual no RS em um dia perturba a relação entre as duas áreas, abrindo caminho para o registro de temperaturas congelantes pouco tempo depois.

Rede estadual de ensino tem 10 mil vínculos encerrados desde 2014

Frustração é apenas uma das palavras que resume a situação de alguns dos cerca de 10 mil professores que tiveram vínculo encerrado com a Secretaria Estadual de Educação nos últimos sete anos. Sem reajuste desde 2014, a categoria precisa lidar com a falta de perspectiva e de dinheiro. Um levantamento do Dieese para o Cpers indicou que as perdas salariais frente à inflação acumulada entre o último aumento de salário e junho deste ano chegam a 45%. Neste mesmo intervalo, a cesta básica saltou de 342 reais para 642 reais, uma alta de 87,5%. Esta reportagem do Sul21 conta a história da professora Mayara Lamberti, que começou a atuar em sala de aula aos 21 anos, depois de ser aprovada em um concurso para Porto Alegre. Oito anos depois, foi exonerada. “Eu me sentia muito frustrada porque todo mundo dizia que eu tinha potencial, que eu tinha que seguir, ir para uma escola particular, mas eu não queria, eu gosto da escola pública, me sentia bem com as crianças”, disse ela. O Cpers cobrou a retomada das tratativas para um reajuste salarial, mas deixou a reunião apenas com a promessa da continuidade do diálogo.

Flash News Rio Grande do Sul

A Câmara de Porto Alegre irá gastar mais de 10 mil reais para a confecção de carteiras de couro para vereadores. A demanda, segundo o presidente da Casa, Márcio Bins Ely (PDT), foi deliberada pela Mesa Diretora.

Em uma decisão que envolveu o Governo do Estado, a Prefeitura de Porto Alegre e os municípios da Região Metropolitana, o auditório Araújo Vianna recebeu autorização para reabrir com metade de sua capacidade, 2,1 mil pessoas.

O projeto social Seleção do Bem, do ex-jogador Dunga, distribuiu café da manhã para as 128 pessoas em situação de rua que passaram a noite no Gigantinho. Foram servidos café com leite, pão com manteiga e mortadela, pão com chimia, maçã e um bombom.

Uma escultura datada de 400 a.C que havia sido supostamente roubada de um museu na Líbia foi apreendida pela Polícia Federal em Porto Alegre. A peça havia sido comprada pela internet.

Com mais de 10 mil metros quadrados, o novo terminal internacional de cargas do Aeroporto Salgado Filho entrou em operação.

A Associação dos Engenheiros da Corsan alerta que o RS abrirá mão de 4 bilhões de reais em investimentos diretos no saneamento caso a estatal seja privatizada. A entidade também afirma que a venda da Corsan prejudicará 80% dos municípios gaúchos.

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e a Emater entregaram 60 quilos de sementes a indígenas. O objetivo foi garantir a soberania alimentar das aldeias.

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen
  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.