40 minutos em média na parada
A prefeitura de Porto Alegre divulga nova ampliação de oferta no transporte coletivo para a Zona Norte da cidade. As linhas 704 Humaitá e 704.1 Humaitá / A. J. Renner e D. Teodora. As alterações nas tabelas horárias começaram no sábado (12.09), nas linhas 620 Iguatemi / Vila Jardim, 652 Hospital, 659 Ingá, 665 Planalto / Sabará, B55 Protásio / Humaitá. Mesmo assim, o usuário vai ficar em média 40 minutos na parada esperando um ônibus. Uma concessão de serviço pública que somente visa os interesses dos concessionários. Para o usuário, aumento de tarifa acima da inflação, ônibus velhos – apesar de pagar na tarifa a renovação da frota e desconsideração. Confira as qualificações de horários que a gestão Nelson Marchezan Jr. disponibilizou.
620 Iguatemi/Vila Jardim – Antecipação da primeira viagem no sentido bairro- Centro, de 6h55 para 6h15.
652 Hospital – Aumento de seis viagens por dia, três em cada sentido. Intervalos entre viagens passam a ser de 40 minutos a 15 horas.
659 Ingá – Antecipação da primeira viagemno sentido bairro-Centro, das 6h15 para 6h05. Intervalos passam a ser de 40 minutos até 13 horas e 45 minutos depois das 13h.
665 Planalto Sabará – Aumento de duas viagens ao dia, uma em cada sentido. Intervalos passam a ser de 45 minutos durante todo o dia.
B55 Protásio/Humaitá – Aumento de três viagens e regularização dos intervalos entre viagens, que passam a ser de 35 minutos e de 45 minutos após as 16h.
704.1 Humaitá e 704.1 Humaitá/ A.J Renner e Dona Teodora – Serão oito viagens a mais, o que aumenta de 78 para 86 a oferta diária – 43 em cada sentido. Serão cinco viagens na direção bairro-Centro e três viagens no sentido Centro-bairro. O sincronismo da operação da linha 704 com a linha 704.1 dará mais regularidade à operação, com intervalo entre viagens de 15 minutos no pico e 30 minutos no entrepico.
Porto Alegre Eleições 2020
A dois meses do primeiro turno das eleições, quase não se nota movimentação eleitoral em Porto Alegre. Por causa da pandemia, os eventos em vias públicas estão proibidos na cidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou protocolos para minimizar os riscos de contágio nos locais de votação, mas não disse se haveria novas regras para comícios, atos e reuniões presenciais das campanhas. Também não comentou se candidatos podem sofrer punição por infringir as restrições sanitárias nas sessões de votação, como não usar máscaras ou se recusar a aplicar álcool em gel nas mãos.
Não se sabe ao certo quais são os riscos e punições a ataques cibernéticos em uma campanha que já mostrou ser agressiva em seu início, com a distribuição de um vídeo apócrifo contra o prefeito da Capital e pré-candidato à reeleição, além de ataques a reuniões virtuais de duas pré-candidatas da esquerda.
Outro ingrediente da disputa deste ano é a quantidade de postulantes: são cerca de 13 nomes à prefeitura de Porto Alegre, e as legendas têm até o dia 26 de setembro para confirmar o registro da candidatura. Após convenções municipais, a segunda quinzena de setembro se inicia com boa parte dos candidatos, que em novembro disputarão o voto dos eleitores da Capital, já oficializados por seus partidos: Fernanda Melchionna (PSOL), Juliana Brizola (PDT), Rodrigo Maroni (Pros), Monserrat Martins (PV), José Fortunati (PTB), Gustavo Paim (PP) – que havia chegado a desistir da disputa, horas antes de ser confirmado –, Manuela D’Ávila (PCdoB), João Derly (Republicanos) e Valter Nagelstein (PSD) já estão credenciados por suas siglas à sucessão de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) – cuja candidatura deverá ser confirmada amanhã. PSC, MDB, Patriota e PSTU vão realizar as suas convenções, cujo prazo para realização termina na quarta-feira. Os partidos, em seguida, têm de registrar as candidaturas até 26 de setembro. Nesta data tem início a propaganda eleitoral, também na internet.
Covid-19 em estabilidade no RS
O Governo do Estado recebeu oito pedidos de reconsideração do mapa prévio da próxima 19ª fase do modelo de distanciamento controlado, que inicia amanhã. O levantamento preliminar aponta sete regiões com alto risco de contaminação com o coronavírus: Porto Alegre, Erechim, Palmeira das Missões, Caxias do Sul, Passo Fundo, Guaíba e Santa Maria. As outras 14 áreas foram colocadas na bandeira laranja. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul já teve quase 157 mil casos de Covid-19, e 4.055 óbitos relacionados à doença. Em Porto Alegre, mantendo a tendência de queda que já dura quase uma semana na ocupação de leitos e UTI, 304 pacientes infectados com o coronavírus estavam em tratamento intensivo na noite de domingo (13.09).
Homicídios crescem, roubos caem – O número de homicídios aumentou 16,8% no Estado no mês passado, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública. Foram 125 assassinatos em agosto, 18 a mais do que o mesmo mês de 2019. Os latrocínios, por sua vez, reduziram de nove para quatro. Os feminicídios caíram pela metade na comparação do período, com quatro ocorrências computadas. Outra queda foi o número de roubos, com baixa de 41,5% – de 5,8 mil em agosto de 2019 para 3,4 mil no mês passado. Houve grande diminuição também no roubo e furto de veículos, com 42,6% menos roubos (de 923, em agosto de 2019, para 529 em 2020) e 37,8% menos furtos (de 1.120 a 696).
Semana Farroupilha 2020
“Venha conhecer minha cidade” é o projeto lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em comemoração aos Festejos da Semana Farroupilha 2020, cujo tema é “Gaúchos sem Fronteiras”.
A iniciativa, em tempos de pandemia e convívio social controlado, utilizará a tecnologia como ferramenta de integração. O objetivo é apresentar pontos turísticos e eventos relacionados à epopeia farroupilha, incentivando o turismo interno e conhecimento acerca da história do Rio Grande do Sul.
Para participar, basta gravar um vídeo de até 15 segundos. Ao fundo, cada participante deve ter um ponto turístico histórico ou evento que deve ser visitado. O vídeo deve começar com a pessoa participante informando a cidade onde está gravando e seu nome completo, seguido da resposta à pergunta: “Qual é o ponto turístico histórico ou evento de sua cidade relacionados à epopeia farroupilha que merece ser visitado?”.
A publicação do vídeo pode ser feita em redes sociais, websites ou blogs, marcando o perfil da Secretaria da Cultura no Instagram (@sedac_rs) e preenchendo o formulário disponível no site www.cultura.rs.gov.br/festejos-farroupilhas até as 20h de segunda-feira (14.09).
Flash News
:: Desde o início da pandemia, a contratação de enfermeiros cresceu 123% no Rio Grande do Sul.
:: A chama crioula irá cruzar o Guaíba de catamarã para ser conduzida até o Palácio Piratini, marcando o início dos festejos farroupilhas de 2020.
:: Necessária para a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, a última fase da remoção de famílias da Vila Nazaré deve se estender até dezembro. Atualmente, 234 casas ainda precisam ser derrubadas.
:: A Procuradoria-Geral do Estado entrou com ação no STF pedindo que seja liberado o tráfego aéreo internacional com destino ao RS.
:: Dentro do esforço em prol da Reforma Tributária, o Governo do Estado apresentará um estudo, no qual não comprova o impacto de incentivos fiscais. Enquanto isso, no domingo a noite, os espaços comerciais nas Tvs abertas foram ‘bombardeados’ de inserções de vídeo do governo gaúcho defendendo a Reforma Tributária. Dinheiro público investido em proposta de pseudo benefício à população. Faltam verba para diversas ações, menos para promover o Governo na mídia. Assembleia Legislativa omissa, amórfica e subserviente.
:: Moradores da região central do Estado coletaram água da chuva em tom escuro neste fim de semana. O fenômeno pode ter ligação com as queimadas no pantanal.
:: Brique da Redenção em Porto Alegre voltou a funcionar após seis meses suspenso. O mau tempo, refletiu no movimento baixo.
:: A Prefeitura retirou dez luminárias históricas da Rua dos Andradas, para revitalizar as estruturas, conforme previsto na PPP da Iluminação Pública.
:: Representantes do movimento pela volta dos eventos na Capital gaúcha protestaram: “Queremos que sejam determinadas as regras para que comecemos a trabalhar de uma vez”, afirmou uma das coordenadoras.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.
Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.