Notícias Copa do Mundo FIFA 2034 : Arábia Saudita oficializou sua candidatura para a competição
. Sortimento Futebol . A Arábia Saudita oficializou na segunda-feira (9/10/23) sua candidatura à Copa do Mundo FIFA 2034 visando sediar os jogos da competição.
Para a Copa do Mundo FIFA 2034 na Arábia Saudita são necessários no mínimo 14 estádios aprovados e mais de 72 centros de treinamento que possam receber as 48 seleções que participarão do torneio. A candidatura da Arábia Saudita conta com apoio de outras 70 federações.
Limitações : O Oriente Médio é uma região cheia de conflitos, autorizar a Arábia Saudita dividir uma competição com um vizinho é improvável. Já incluir, a Austrália, como pais sede, vai gerar inúmeros problemas logísticos e custos para torcedores e seleções
Conforme as regras de que somente países da Ásia e da Oceania podem oferecer projetos, em função do rodízio de continentes imposto, é provável que os sauditas sejam os únicos concorrentes, apesar do interesse da Austrália.
Os interessados na Copa do Mundo FIFA 2034 tem até 31 de outubro para oficializar. Os projetos detalhados têm que ser enviados até julho de 2024.
O Qatar, que está na mesma região dos sauditas na Ásia, no Oriente Médio, fez sua Copa de 2022, com 32 participantes, em oito arenas.
A Copa do Mundo FIFA 2026 será em três sedes na América do Norte: EUA, Canadá e México. A Copa do Mundo FIFA 2030 Copa será na Espanha, em Portugal e no Marrocos, além de ter três jogos festivos de inauguração na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai).
Mundial de Clubes
Ente 12 e 22 de dezembro de 2023, a Arábia Saudita será sede do Mundial de Clubes, o último no formato atual com sete participantes que ocorre desde 2005. Todos os jogos serão em Jeddah, cidade a 940 km da capital Riad.
Os estádio usados serão o King Abdullah Sport City (para 60 mil pessoas) e o Prince Abdullah Al Faisal (para 30 mil espectadores). Fluminense ou Boca Juniors-ARG, quem vencer a final da Copa Libertadores em 4 de novembro, no Maracanã, estará neste torneio, junto com o Manchester City-ING.