Notícias sobre a queda de avião em Gramado

Notícias sobre a queda de avião em Gramado

Notícias sobre a queda de avião em Gramado

Avião de pequeno porte caiu na manhã de domingo (22/12) em Gramado sob condições meteorológicas desfavoráveis e visibilidade restrita.

A aeronave com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo caiu sobre casas e prédios comerciais localizados na Rua das Hortênsias, a principal via da área central da cidade, após colidir com uma chaminé. A queda foi entre um e dois minutos depois, no outro lado do Vale do Quilombo. O local está isolado.

Notícias sobre a queda de avião em Gramado
Notícias sobre a queda de avião em Gramado

Avião com dez passageiros cai em Gramado

Informação preliminar da Defesa Civil aponta que a aeronave transportava dez pessoas. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, está no local e informou que os ocupantes não sobreviveram.

“No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, escreveu em publicação nas redes sociais.

O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade em razão da inalação de fumaça e queimaduras. Duas pessoas estão em estado grave por queimaduras. Ainda não há informação da identidade das vítimas do acidente.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que o avião decolou de Canela, cidade vizinha a Gramado. Antes de cair, o avião colidiu na chaminé de um prédio, e em seguida, no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Os destroços ainda alcançaram uma pousada, onde, pelo menos, duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas.

Notícias sobre a queda de avião em Gramado
Notícias sobre a queda de avião em Gramado

Aeronave

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada para realizar a investigação da ocorrência, envolvendo a aeronave de matrícula PR-NDN. De acordo com o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ela está em nome de Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, em situação normal de aeronavegabilidade, e poderia ser utilizada para transporte privado, com operação negada para táxi aéreo.

Proprietário da aeronave é uma das vítimas

A empresa Galeazzi e Associados, fundada por Cláudio Galeazzi, pai de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, confirmou a presença do proprietário da aeronave no voo. A mãe de Luiz, Maria Leonor, morreu aos 69 anos juntamente com o piloto, José Andrei Ferreira dos Santos, de 32 anos, em acidente aéreo em Goiás. Outras nove pessoas que morreram no acidente são todas da família. Conforme informações preliminares, o piloto era Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi.

Interditado

A prefeitura de Canela informou em nota que a Defesa Civil foi mobilizada para a área e que a RS-235 está bloqueada. Segundo as autoridades, há risco de explosão na região.

Notícias sobre a queda de avião em Gramado
Notícias sobre a queda de avião em Gramado

Baixa visibilidade

As condições de visibilidade no momento do desastre aéreo, por volta das 9h deste domingo, eram muito ruins em Gramado e Canela com a presença de forte nevoeiro na Região das Hortênsias.

No momento do acidente aéreo com o avião em Gramado, uma frente fria avança pelo Nordeste do Rio Grande do Sul com abundante nebulosidade e chuva de variada intensidade entre a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

Este sistema frontal era responsável pelo forte nevoeiro em Gramado com visibilidade horizontal de poucas dezenas de metros. Havia ainda chuva leve e garoa com registro de precipitação na estação meteorológica no aeroporto de Canela de 3,8 mm entre 8h e 9h da manhã e de outro 1,6 mm entre 9h e 10h. O vento no momento era fraco.

Fonte Metsul e pesquisa na Internet