Início » Pesquisa em dez capitais do país mostra que 74% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio

Pesquisa em dez capitais do país mostra que 74% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio

Sortimento Comportamento . Pesquisa sobre assédio as mulheres no Brasil

Pesquisa em dez capitais do país mostra que 74% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio

. Sortimento Comportamento . Pesquisa sobre assédio as mulheres no Brasil . Ruas e espaços públicos são os lugares onde mais ocorre esse tipo de situação. Levantamento do Instituto Cidades Sustentáveis, realizado em parceria com o Ipec, mostra ainda as medidas que devem ser adotadas para enfrentar o problema e a percepção de homens e mulheres sobre temas como a divisão de tarefas domésticas

A pesquisa Viver na Cidade: Mulheres, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Ipec, mostra que 75% das mulheres que moram em dez das maiores capitais brasileiras já sofreram algum tipo de assédio. Porto Alegre é a cidade que apresentou o maior percentual (79%); Belo Horizonte e Fortaleza, o menor (ambas com 68%). Além dessas três cidades, a pesquisa foi realizada em Belém, Goiânia, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A rua e outros espaços públicos (como praças e parques) são os lugares onde mais ocorre esse tipo de situação. Do total de mulheres entrevistadas, 56% disseram que sofreram assédio nesses locais. O transporte público aparece na segunda posição (51%), seguido pelo ambiente de trabalho (38%) e bares e casas noturnas (33%).

A pesquisa investigou também quais são as medidas que devem ser adotadas para enfrentar o problema, na percepção da população. Aumentar as penas de quem comete violência contra a mulher recebeu o maior número de menções (54%). Em seguida, aparecem: ampliar os serviços de proteção a mulheres em situação de violência em todas as regiões da cidade (49%) e agilizar o andamento da investigação das denúncias (40%).

Percentual de mulheres que dizem já ter sofrido assédio em cada capital

Porto Alegre79
Recife77
Rio de Janeiro77
Goiânia76
São Paulo74
Salvador73
Manaus72
Belém70
Fortaleza68
Belo Horizonte68

Divisão de tarefas domésticas

A pesquisa perguntou a homens e mulheres como é feita a divisão de tarefas em casa. Considerando o total da amostra (a resposta de todos os gêneros nas dez capitais), 40% disseram que os afazeres são divididos igualmente entre homens e mulheres; para 36%, são de responsabilidade de homens e mulheres, mas as mulheres fazem a maior parte; 5% disseram que são responsabilidade apenas das mulheres; outros 5% responderam que moram com pessoas do mesmo sexo; e 10% moram sozinhas.

Quando se observa o recorte por gênero, no entanto, a diferença dos percentuais é bastante acentuada. Por exemplo: 51% dos homens dizem que as tarefas domésticas são divididas igualmente, mas, entre as mulheres, esse valor cai para 29%.

Entre os homens, 28% responderam que os afazeres são de responsabilidade de homens e mulheres, mas as mulheres fazem a maior parte. Entre a mulheres, esse percentual sobe para 43%.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mulheres 2025 é uma realização do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Ipec, elaborada com o objetivo de verificar a percepção da população residente em dez capitais brasileiras sobre desigualdade de gênero.

Ao todo, foram realizadas 3.500 entrevistas de forma online, distribuídas entre as cidades de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Goiânia, com controle de cotas pelas variáveis sexo, idade, classe social e ocupação.

O universo inclui pessoas de 16 anos ou mais, das classes ABCDE, que moram nas capitais de interesse há pelo menos 2 anos. O trabalho de campo foi realizado de 2 a 27 de dezembro de 2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro para o total da amostra é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Para os resultados desagregados por capital, a margem de erro pode variar de 4 a 6 pontos percentuais, de acordo com a cidade.

Lançamento

  • Os resultados da pesquisa serão apresentados em evento presencial, aberto e gratuito no dia 11 de março, às 11h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo.
  • Centro de Formação e Pesquisa do Sesc
  • Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar – Bela Vista, São Paulo -SP

Sobre o Instituto Cidades Sustentáveis

O Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) é uma organização da sociedade civil criada em 2007, com o objetivo de fortalecer as instituições públicas e a democracia, bem como promover o debate sobre o enfrentamento das mudanças climáticas. Produzimos conteúdos, metodologias e ferramentas de apoio à gestão pública municipal e ao desenvolvimento de projetos em rede, utilizando como base indicadores de desempenho nas diversas áreas de atuação da administração pública.

A atuação do ICS envolve também a articulação, mobilização e sensibilização de gestores públicos municipais para a implementação de políticas públicas que promovam a melhoria da qualidade de vida da população em seus variados aspectos. Esse trabalho é desenvolvido em duas frentes: a Rede Nossa São Paulo, com foco na capital paulista; e o Programa Cidades Sustentáveis, de âmbito nacional, voltado para todos municípios brasileiros.