Sortimento Noticias de Porto Alegre : educação infantil, serviço de lotações, demolição do Esqueletão e eleições 2024

Sortimento Noticias de Porto Alegre : educação infantil, serviço de lotações, demolição do Esqueletão e eleições 2024

. Sortimento Notícias destaca o anúncio do aumento de repasse às escolas de educação infantil conveniadas com a prefeitura de Porto Alegre, a manutenção provisória do serviço de lotações, a saída do vice-prefeito Ricardo Gomes do PL e o novo plano do executivo municipal para retomar a demolição do Esqueletão.


Previsão do tempo – O verão está terminando. É o último dia da estação do calor – embora o calor não dê indícios de que vá nos deixar. Na capital, muitas nuvens no céu e possibilidade de alguma chuva. O que é certo é o bafo e o calorão. Os termômetros devem ficar entre agradáveis 22°C e insuportáveis 34°C.


Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Prefeitura aumenta repasse para escolas credenciadas, mas não soluciona déficit no ensino infantil da capital

O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou na segunda-feira (19/03/24) um reajuste de mais de 41 milhões de reais no repasse às escolas de educação infantil conveniadas com a prefeitura. O objetivo é ampliar e qualificar o serviço das chamadas organizações da sociedade civil (OSCs), diminuindo o déficit de vagas na capital.

A medida, no entanto, não soluciona o problema: cerca de 4,5 mil crianças seguem fora da escola na capital.

À Matinal, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Carolina Aguirre, disse que o reajuste dos repasses às OSCs foi um avanço, mas o recurso é insuficiente devido ao tamanho da demanda.

“Ainda há muita necessidade de vagas, de pessoas que nem chegaram a buscá-las. Isso é algo bem significativo. Essa demanda é ainda muito grande em Porto Alegre. Precisamos ampliar as parcerias, ampliar a educação infantil”, diz Carolina.

Na oportunidade, Melo também prometeu a equiparação salarial entre os funcionários das OSCs com os da rede pública municipal. Com o aumento, o piso dos docentes da rede conveniada – hoje contratados como “técnicos de desenvolvimento infantil” – passará de 1.946,70 para 3.040,80 reais.


Empresários recuam e dizem que vão manter linhas de lotação

Após uma sequência de queixas públicas, o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL), Magnus Isse, afirmou ao Jornal do Comércio que serão mantidas as linhas do sistema “por enquanto”.

A entidade chegou a ameaçar paralisar as atividades devido à crise enfrentada pelo setor. Isso se refere a um período de 30 dias que, segundo ele, teria sido pedido pela prefeitura à justiça estadual para a elaboração de um projeto.

A ATL reclama da falta de subsídio para o sistema, diferentemente do que ocorre com o transporte operado por ônibus. À Matinal, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana não confirmou o teor da reunião entre representantes do município e da justiça. Em nota enviada à redação, apenas reafirmou que “o transporte seletivo é um serviço muito importante, porém tem total independência para operar” e que a prefeitura “tem dialogado com a categoria”.


Após deixar PL, Ricardo Gomes reafirma compromisso com Melo

Embora tenha anunciado que não vai concorrer à reeleição caso Sebastião Melo (MDB) tente permanecer no Paço Municipal, o atual vice-prefeito afirmou que vai seguir no cargo até o final do mandato e reafirmou o compromisso com o atual chefe do executivo. “Vou estar no palanque do Melo caso ele concorra à reeleição”, disse Gomes em entrevista à Rádio Guaíba, acrescentando que não está preocupado em ingressar em uma nova sigla.

“Vou estar com o prefeito Melo e penso que deve se construir um novo nome para a vice-prefeitura que consiga representar essa continuidade e visão de mundo”, afirmou. A saída de Ricardo Gomes sinalizou um racha no PL gaúcho depois que o deputado Luciano Zucco foi conduzido pela direção nacional à presidência do diretório municipal do partido.


Smoi apresenta novas estratégias para retomar demolição do Esqueletão

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) propôs alterações no projeto de demolição do Edifício Galeria XV de Novembro, no Centro Histórico.

As mudanças são uma tentativa de reverter a suspensão feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego em fevereiro, devido ao risco sofrido pelos trabalhadores. No novo planejamento, a parte dos fundos do imóvel seria demolida primeiro. A partir disso a instalação de um elevador poderia ser efetivada, o que traria segurança à equipe envolvida na obra.

Dentre os problemas apontados pela fiscalização, estavam o risco de queda devido a buracos abertos nas lajes, escadas que estão sem guarda corpo, a ausência do elevador – o que faz com que trabalhadores precisem subir 18 andares –, e cabos de aço que receberam nós improvisados. Estima-se que o custo da demolição, sob responsabilidade da prefeitura, será de 3,79 milhões.


Mais Porto Alegre

Levantamento mostra que os preços de imóveis à venda em Porto Alegre subiram 2,5% nos últimos 12 meses. Em alguns bairros da capital a valorização do metro quadrado ultrapassa 40%.

A partir desta semana a Guarda Municipal de Porto Alegre recebe o reforço de 56 novos agentes. No início das ações as áreas centrais da cidade serão prioridade.

O Aeroporto de Porto Alegre ganhou 558 novas vagas de estacionamento. A nova área fica próxima ao terminal de carga e foi liberada na segunda-feira (18/03/24).

Primeira mulher indígena formada em Direito pela UFRGS

Nascida no Território Indígena de Votouro, no norte do Rio Grande do Sul, Viviane Belini tornou-se a primeira mulher indígena formada em Direito pela UFRGS. Depois do ingresso em 2017 via processo específico para estudantes indígenas, Viviane enfrentou o desafio de permanecer na instituição.

Ela conta ao Sul21 que a universidade fecha os olhos para o choque cultural vivido pelos indígenas ao pisar na sala de aula, situação que não colabora para mantê-los na graduação. Mesmo assim, Viviane buscou no Direito uma oportunidade de dar um retorno ao seu território.

Depois do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado ‘O protagonismo feminino Kaingang: entre os costumes e o Direito brasileiro’, a bacharel em Direito que entrar no mestrado para estudar a aplicação da Lei Maria da Penha nos territórios indígenas.


RS passa a contar com 480 mil doses de vacinas contra a gripe. Campanha foi antecipada devido ao aumento de casos e óbitos no estado.

Falando em gripe, as hospitalizações por influenza no RS cresceram 466% nas 11 primeiras semanas de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2023, micro e pequenas empresas criaram 50,9 mil vagas no RS e garantiram saldo positivo de empregos no estado.

A CEEE Equatorial foi a segunda pior empresa distribuidora de energia do país em 2023, segundo ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Corte de incentivos fiscais deve render 2,71 bilhões de reais ao estado; número é 25% menor do que o estimado pelo Piratini.

Chuva no norte do estado deixa mais de 70 pessoas fora de casa em Frederico Westphalen.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.

Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?

Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.

Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.

Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.

A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.

Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).

Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.

Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.