Presente de Páscoa : preço alto diminui intenção de compra de chocolates, aponta pesquisa da CDL POA
. Sortimento Consumidor . Presente de Páscoa : Chocolate . Pesquisa realizada pela Confederação dos Diretores Lojistas de Porto Alegre – CDL POA, que ouviu 302 pessoas com intenção de compra para a Páscoa 2025, aponta que 56,6% dos entrevistados vão comprar menos em relação aos anos anteriores, devido ao aumento dos preços. Outra revelação da amostra, indica que os tradicionais ovos de chocolate na Páscoa já não têm o mesmo apelo entre os consumidores da Capital gaúcha.
Chocolate
Por outro lado, o chocolate em outros formatos mantém o protagonismo, sendo escolhido por 48,7% dos consumidores, à frente até dos próprios ovos, que aparecem com 43% das intenções de compra. A busca por opções mais econômicas reflete o quadro econômico da população: a maioria (52,3%) avalia sua situação financeira como estável, sem dívidas, mas também sem sobra de recursos.
Destaque
- 48,7% vão presentear com chocolates em formatos variados
- 43% ainda pretendem comprar ovos de Páscoa
- 56,6% diminuíram a compra de ovos devido ao preço
“Mesmo diante de desafios econômicos, a Páscoa ainda mobiliza o varejo e o consumo. O consumidor busca manter a tradição, mas de forma mais racional, com alternativas ao tradicional ovo de chocolate”, destaca o presidente da CDL POA, Irio Piva.
Além do chocolate, a pesquisa apontou oportunidades para o varejo explorar outras categorias de presentes, como brinquedos, livros, perfumes e itens personalizados. O movimento indica que há espaço para diversificar as ofertas e atrair consumidores que buscam alternativas mais acessíveis ou diferentes do tradicional ovo de Páscoa.
Valor da compra
Sobre o valor a ser gasto na compra, 48% pretendem desembolsar entre R$ 201 e R$ 500, enquanto 30,8% estimam um gasto entre R$ 101 e R$ 200. Apenas 5,3% afirmaram que devem gastar mais de R$ 500 com presentes de Páscoa.
Destaque
- 48% vão gastar entre R$ 201 e R$ 500.
- 30,8% entre R$ 101 e R$ 200.
- 5,3% mais de R$ 500.
Presente pra quem ?
Entre os públicos mais lembrados para presentear estão os filhos (50%), cônjuges (32,1%) e pais (28,1%). No entanto, 22,2% pretendem comprar apenas dois presentes, e 18,2% vão presentear três pessoas — o que demonstra um planejamento financeiro cuidadoso para a data.
Destaque
- 50% vão presentear os filhos.
- 32,1% cônjuges.
- 28,1% pais.
- 22,2% vão presentear 2 pessoas.
- 18,2% vão presentear 3 pessoas.
A CDL POA reforça que a Páscoa, embora impactada por questões econômicas, ainda representa uma oportunidade importante para o comércio local. “O varejo precisa estar atento ao perfil desse consumidor, que busca alternativas e preços mais acessíveis, mas que não abre mão de celebrar a data”, conclui Irio Piva.
Em parceria com a Vitamina Pesquisa, o levantamento teve a participação de homens e mulheres, entre 18 anos e 70+, pertencentes às classes sociais A, B e C em Porto Alegre.
Fonte : CDL POA