Giro de Notícias Rio Grande do Sul : vacinas vencidas, Reforma da Previdência e teto de servidores de Porto Alegre e transporte público em crise

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul (06.07.21)

RS identifica 877 possíveis aplicações de vacinas vencidas, golpistas ofereceram vacinas a municípios gaúchos, Reforma da Previdência é aprovada em segundo turno em Porto Alegre, teto de servidores de Porto Alegre será definido pelo STF e transporte público em crise na Capital gaúcha

Vacina, sim!

Chegou a vez do público de 41 anos se vacinar em Porto Alegre – e a programação prevê ampliação gradual chegando à faixa dos 37 anos até sexta-feira. A imunização ocorre em 14 unidades de saúde, além de três pontos de drive-thru. Também há aplicação de segunda dose a quem já está no tempo.

RS identifica 877 possíveis aplicações de vacinas vencidas

Relatório da Secretaria Estadual da Saúde identificou 877 possíveis casos de vacinas aplicadas fora do prazo de validade em 75 cidades do Rio Grande do Sul. O número é até maior do que o citado pela reportagem da Folha de São Paulo, que apontava 806 ocorrências. Conforme a pasta, a maior parte das situações decorre de falha no registro. No sábado, pesquisadores do Observatório Covid-19 BR afirmaram que a estrutura de dados no país não permite verificar se as vacinas vencidas foram aplicadas. A secretaria informa que lotes suspeitos foram enviados aos municípios com prazo de pelo menos dois meses de vida útil. Os casos deverão ser analisados individualmente pelos municípios, de acordo com a SES. Nesta semana, o RS deve atingir a marca de 7 milhões de doses aplicadas. Até agora, quase 2 milhões de pessoas completaram o ciclo de imunização no Estado.

Golpistas ofereceram vacinas a municípios gaúchos

Em meio às investigações sobre a compra de vacinas, provocadas pelas descobertas da CPI da Covid-19, golpistas entraram em contato com dezenas de prefeituras do RS para tentar comercializar imunizantes contra a Covid-19. A tentativa de comércio paralelo das substâncias tem aparecido de maneiras mirabolantes, segundo o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele contou que as doses eram oferecidas não apenas por mensagens ou ligações, mas também com visitas pessoais. Conforme Hassen, imagens com supostos lotes de vacinas chegando de São Paulo eram usados para seduzir os gestores municipais. Segundo ele, tudo foi denunciado ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde.

Reforma da Previdência é aprovada em segundo turno em Porto Alegre

Com o mesmo placar do primeiro turno, 24 votos a favor e 12 contra, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou a Reforma da Previdência em segundo turno. A sessão realizada foi marcada pela tentativa da oposição em adiar a votação. Não deu certo, maioria dos Vereadores continuam submissos ao Paço.

O projeto ganhou preferência na Casa a partir de pedido da vice-líder do governo, Nádia Gerhard (DEM), que solicitou a inversão da pauta. O vereador Airto Ferronato (PSB) foi procurado pelo colega Pedro Ruas (PSol) pela reversão de seu voto, mas a iniciativa foi infrutífera. A proposta deverá ser promulgada pelo presidente da Câmara, Márcio Bins Ely (PDT) e, com isso, os funcionários que ingressarem no serviço público entrarão no novo sistema de aposentadoria. A reforma procurava alterar o tempo de contribuição e a idade mínima. Após a aprovação, o prefeito Sebastião Melo (MDB) garantiu que substituirá o projeto que altera as alíquotas, atualmente em tramitação na Casa, por outra proposta. Desta forma, a contribuição, ao invés de ser a máxima, permanecerá no patamar de 14%.

Transporte público em crise na Capital gaúcha

Passada a previdência, o tema que deverá dominar a pauta do Executivo em Porto Alegre é o transporte público. A nova crise no setor se deu na Carris, que parcelou salários de seus servidores pela primeira vez em sua história. Terrorismo do atual prefeito para privatizar e entregar o serviço aos Comcessionários que não atendem com qualidade as necessidades dos usuários.

A medida é semelhante à que ocorreu com funcionários de duas concessionárias privadas – Trevo e Restinga – e ocorre num momento em que linhas deixaram de circular em razão da falta de óleo diesel. A prefeitura enxerga sinais de colapso no transporte público e já encaminhou propostas para a área ao Legislativo. Amenizam, mas não resolvem o problema. Melo participou de audiência com o governador Eduardo Leite (PSDB) na qual pediu para o Piratini retirar a incidência de ICMS sobre produtos que compõem o custo operacional da tarifa do transporte coletivo. O imposto, nas contas do Município, gera custo de 30 centavos na passagem. O pedido, segundo a colunista Taline Oppitz, não deve prosperar.

Para lembrar : onde foi parar o dinheiro pago antecipadamente pelos usuários na tarifa destinado a renovação da frota prevista na licitação ? Lembrei! Os deveres da licitação do governo José Fortunati e Sebastião Melo são somente para os usuários. Já os direitos, são todos para os concessionários. Putz! Era segredo!

Teto de servidores de Porto Alegre será definido pelo STF

O teto salarial de servidores de Porto Alegre deverá ser definido pelo STF.. A discussão ganhou corpo em 2018, quando a elevação da remuneração foi declarada inconstitucional pelo TJ depois de uma emenda feita por vereadores. Após uma série de recursos, o processo chegou ao Supremo, ainda com o limite dos vencimentos em 35,4 mil reais. Já em 2020, o ministro Ricardo Lewandowski negou seguimento ao assunto, mas em 2021, a Procuradoria-Geral do Município ingressou com embargos de declaração referentes aos meses de maio e junho. Segundo a colunista de GZH Rosane de Oliveira, um último recurso será encaminhado à 2ª Turma do STF, na esperança de reverter a decisão. Conforme o Portal da Transparência, 275 servidores receberam mais que o prefeito Sebastião Melo em junho, sendo que 128 são procuradores municipais, que não seriam atingidos por uma eventual redução no teto. No entanto, há outros 147 funcionários que teriam os salários reduzidos a partir da decisão do STF, o que teria gerado uma economia de 1,5 milhão de reais no período.

Flash News Rio Grande do Sul

O número de regiões com nível crítico de ocupação de leitos de UTI no RS caiu de 14 para seis ao longo de três semanas. Ainda assim, o cenário ainda é mais grave do que o pior momento de 2020.

Previsto para o próximo sábado, o passeio de moto com a presença do presidente Jair Bolsonaro deve sair da sede da Fiergs e ir até Gravataí antes de retornar a Porto Alegre.

A decisão do Novo de apoiar o pedido de impeachment contra Bolsonaro pegou o deputado Marcel Van Hattem de surpresa. À jornalista Kelly Matos, ele disse que não foi consultado sobre o assunto.

Instalado para a Copa, o equipamento que permite pousos e decolagens em meio a neblina no Salgado Filho está desligado desde 2019. O ILS cat 2 seguirá desativado até a conclusão de obras na pista.

Sem o equipamento ativo, 12 voos tiveram operação alterada na segunda-feira em razão do fechamento do aeroporto por causa da cerração. E a neblina é uma situação que deve se repetir nas manhãs da semana. Ainda sobre aviação, as oito novas rotas no RS irão começar em 1º de agosto. Os voos ligarão Porto Alegre a Canela, Vacaria, São Borja, Erechim, Bagé, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Alegrete.

Os prazos para renovação de CNHs e transferência de veículos foram restabelecidos pelo Detran-RS. As datas estavam indefinidas desde março, por conta da pandemia do coronavírus.

O Ministério Público e a Procuradoria-Geral do Estado ajuizaram uma ação contra o fabricante do 2,4-D. O herbicida, normalmente utilizado em lavouras, prejudica cultivos próximos ao ser levado pelo vento.

O CIBAI Migrações inaugurou a casa de acolhida de migrantes em Porto Alegre. A residência, localizada no bairro Vila Nova, tem condições de abrigar em torno de 70 pessoas.

  • .

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen
  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.