Rio Grande do Sul : vacinação, Granpal pró flexibilização total, auxílio emergencial gaúcho, taxas de licenciamento, POA Em Cena e Cine Esquema Novo

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Rio Grande do Sul : vacinação, Granpal pró flexibilização total, auxílio emergencial gaúcho, taxas de licenciamento, POA Em Cena e Cine Esquema Novo

Rio Grande do Sul : vacinação, Granpal pró flexibilização total, auxílio emergencial gaúcho, taxas de licenciamento, POA Em Cena e Cine Esquema Novo

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Futebol Campeonato Gaúcho 2021

Gauchão 2021 : jogos, resultados e classificação do Campeonato Gaúcho de futebol

  • – –

Vacina, sim!

O cronograma de vacinação autoriza idosos de 65 anos ou mais a receber as doses. A aplicação ocorre em 38 unidades de saúde e três pontos de drive-thru.

Bancada gaúcha vota a favor de projeto que libera compra de vacinas por empresas

A maioria dos deputados federais gaúchos deu aval à aprovação do texto-base do projeto que libera a compra de vacinas por empresas privadas. Dentre os parlamentares do Estado, foram 20 votos favoráveis e oito contrários – no placar geral, a matéria foi aprovada por 317 a 120. O texto manteve a exigência de doação ao SUS, mas permite que firmas apliquem a mesma quantidade doada em seus funcionários, mesmo enquanto o governo ainda estiver vacinando grupos prioritários. O projeto, que autoriza a compra de vacinas que ainda não tenham registro ou autorização da Anvisa, seguirá para o Senado. Longe de ser consenso, a proposta é criticada por especialistas, que apontam problemas éticos e sanitários.

Melo elabora documento que defende o funcionamento de cidades de segunda a segunda

Presidente da Granpal, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), um dos maiores críticos do fechamento das atividades no Rio Grande do Sul, quer que os municípios passem a funcionar de “segunda a segunda”. Melo, com auxílio de outros prefeitos da região, começou a elaborar um documento que defende a extinção de limites de horário de funcionamento das atividades essenciais, previstos no modelo de distanciamento controlado. Ele sustenta a possibilidade de abertura nos finais de semana e deseja que o texto tenha peso no próximo decreto a ser editado pelo governo estadual. Não importam mortes, importa é a economia. Falta de empatia, negacionismo e humanidade do prefeito Sebastião Melo. Seu nome estará na história, ao lado de outros, como gestores públicos ‘que promoveram a maior mortalidade de pessoas no país’.

Auxílio emergencial gaúcho é aprovado

Ampliado por deputados, o projeto do Governo do Estado que cria a Renda Emergencial no RS foi aprovado por unanimidade ontem à noite pela Assembleia Legislativa. A proposta prevê um investimento de 107 milhões de reais para repasse de caráter excepcional na forma de subsídio a trabalhadores que perderam emprego e empresas dos setores de alimentação, alojamento e eventos, além das mulheres chefes de família em situação de extrema pobreza. Nas contas do Piratini, o projeto atingirá 104,5 mil beneficiários. O texto ainda precisa ser sancionado pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que estima que a transferência ocorra em no máximo 45 dias.

Aprovado projeto que reduz taxas de licenciamento do Detran

Trancando a pauta desde a semana anterior, o projeto que altera as taxas de licenciamento do Detran foi aprovado pela Assembleia Legislativa. A proposta do Executivo recebeu 52 votos favoráveis e nenhum contrário. A partir do parecer favorável, a iniciativa estabelece que veículos com menos de 15 anos terão a tarifa anual no Estado reduzida de 94 reais para 66 reais. O projeto também está alinhado aos avanços tecnológicos e às mudanças na legislação, que extinguiram o documento em papel-moeda e a necessidade de envio pelo correio. Outra modificação importante é a unificação do preço para alteração de registro do veículo no momento da transferência de propriedade.

POA Em Cena sai em outubro, mas edital repete modelo criticado pelo Ministério Público

Chegou ao fim o período de incertezas sobre a realização do Porto Alegre em Cena em 2021. A insegurança foi causada pelo cancelamento da seleção do realizador do festival no ano passado após suspeita de favorecimento revelada em reportagem do Matinal e Nonada. Na segunda-feira, o Diário Oficial de Porto Alegre publicou o contrato entre a prefeitura e a Primeira Fila Produções Artísticas, que vai substituir a Associação Porto Alegre em Cena na tarefa de captar recursos e gerenciar o projeto da 28ª edição do festival. O evento deve acontecer no final de outubro, em formato virtual.

A nova seleção, entretanto, foi feita por edital que manteve características que, na avaliação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), prejudicam a publicidade e a ampla concorrência de interessados. Antes do novo edital, a Procuradoria Geral do Município também emitiu alertas sobre problemas no processo que vão ao encontro do parecer do MP.

A forma como vem se dando a seleção dos realizadores do festival somada à história de como nasceu o evento ajuda a explicar por que os nomes à frente da realização do POA Em Cena em 2021 não mudam há anos. O grupo desta 28ª edição trabalhou, pelo menos, nas últimas cinco realizações. Embora reconheça a experiência do coletivo, o Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul pede mais transparência no processo.

Cine Esquema Novo 2021 : Arte Audiovisual Brasileira ocorre de 10 a 15 de abril com programação online e gratuita

O 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira ocorre entre os dias 10 e 15 de abril de 2021, com três mostras, 49 obras, seis delas estreias internacionais, seminário, oficinas, debates, muita interação nas redes sociais e o artista transdisciplinar Welket Bungué como artista convidado. Toda a programação será online e gratuita pelo www.cineesquemanovo.org, e as obras estarão disponíveis no site durante os seis dias de evento para serem visualizadas a qualquer horário, on demand. “Vai ser possível assistir a todas as obras e levar a conversa para as redes sociais”, comenta Jaqueline Beltrame, diretora e curadora do festival.

As obras se dividem em três mostras: a Mostra Competitiva Brasil, a Mostra Artista Convidado Welket Bungué e a Mostra Outros Esquemas. A primeira delas, a Competitiva, atraiu mais de 395 inscritos, com 31 obras escolhidas para integrar a principal mostra da programação do festival. Foram mais de 144 horas de material avaliadas e selecionadas pelo time de curadores formado por Dirnei Prates, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Vinícius Lopes. O Júri da edição é composto por Fernanda Brenner, Flávia Guerra, Graciela Guarani e Linn da Quebrada

Rio Grande do Sul Flash News

Mais de 92 mil frascos de medicamentos que compõem o “kit intubação” começaram a ser entregues no RS. O montante chegará a 69 hospitais com sedativos e bloqueadores neuromusculares usados em pacientes com quadro grave.

Cremers investiga a conduta do médico que aplicou nebulização de hidroxicloroquina em paciente com Covid-19 em Alecrim.

Em razão do surto de Covid-19 no Grêmio, autoridades equatorianas não permitiram que o jogo contra o Independiente del Valle fosse realizado em Quito. A partida acabou transferida para sexta, em Assunção. Parabéns prefeito de Porto Alegre, cada vez mais a cidade reconhecida com notícias desfavoráveis da Covid-19.

CCJ da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao projeto que prevê o fim da aposentadoria de ex-governadores do RS. A proposição, de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB), está em discussão desde 2015.

Presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, decidiu intervir no diretório da sigla em Porto Alegre. Jefferson optou por suspender os atuais dirigentes de atividades partidárias e impedir que falem em nome do partido.

As cidades de Uruguaiana, Pelotas, Santa Maria e Santo Ângelo foram escolhidas para ganhar voos diretos para São Paulo. As viagens devem ocorrer a partir de setembro de 2021.

Novo reservatório de água irá atender mais de 80 mil pessoas na zona Leste de Porto Alegre. Segundo a prefeitura, a obra foi feita para melhorar o abastecimento nos bairros Partenon e Agronomia.