Início » Rio Grande do Sul giro de notícias : volta da pesca de arrasto, nova variante do coronavírus e flexibilizações apesar das mortes e contagio

Rio Grande do Sul giro de notícias : volta da pesca de arrasto, nova variante do coronavírus e flexibilizações apesar das mortes e contagio

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimentos Rio Grande do Sul giro de notícias
Sortimentos Rio Grande do Sul giro de notícias

Rio Grande do Sul giro de notícias : volta da pesca de arrasto, nova variante do coronavírus e flexibilizações apesar das mortes e contagio

Previsão do tempo: A instabilidade começa a chegar ao RS no início da semana, mas o calor por enquanto não dá trégua em Porto Alegre, onde pode fazer 37°C.

A volta da pesca de arrasto no RS

O governo federal espera aprovar ainda este mês o plano de retomada sustentável da pesca com redes de arrasto, uma exigência para o retorno da atividade depois que uma liminar concedida pelo ministro do STF Kassio Nunes autorizou a volta da prática no litoral do RS.

A informação foi publicada em uma reportagem da revista Piauí no final de semana. A modalidade foi proibida em 2018 por uma lei que instituiu medidas para garantir a pesca sustentável no estado. Um estudo da UFRGS que baseou a legislação mostrou que a interrupção da prática levaria, em dois anos, a um aumento de mais de 700% da disponibilidade do pescado.

A decisão está alinhada à pauta do presidente Jair Bolsonaro, que parabenizou o ministro logo após a decisão. A liminar também beneficia o próprio titular da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr. – que, de tão próximo do presidente, é conhecido como “Zero Seis”. A família de Seif é dona de uma grande frota de embarcações em Itajaí (SC). O órgão dirigido por Seif Jr. é responsável pela aprovação do plano de retomada.

RS tem nova variante em momento de grande circulação do coronavírus

Uma nova variante do coronavírus está circulando no Rio Grande do Sul. E pesquisadores da Feevale acreditam que ela seja autóctone do Estado. A cepa estava presente em ao menos 12 pessoas, cujos resultados de diagnóstico foram estudados por profissionais do Laboratório de Microbiologia Molecular da universidade, em Novo Hamburgo.

Os cientistas não sabem, ainda, se essa nova linhagem pode provocar mais complicações. Os dados estudados foram coletados em dezembro. Por sinal, o coronavírus está circulando como nunca no Rio Grande do Sul. Ao menos é o que apontam os esgotos da Região Metropolitana de Porto Alegre.

No monitoramento ambiental que mede a presença dos vírus, os maiores índices desde maio foram registrados em novembro e dezembro. O RS, se mantiver a média das últimas semanas, deve bater nos próximos dias a marca de meio milhão de casos da Covid-19.

Prefeitos da Região de Porto Alegre pretendem liberar a geral e repassam responsabilidade ao cidadão

Os prefeito Sebastião Melo de Porto Alegre e das cidades de Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí e Glorinha que estão na região de Porto Alegre (R10) no modelo de Distanciamento ‘Des”Controlado, assinam o Plano de Cogestão Regional, documento que permitirá aos municípios adotarem regras mais flexíveis de distanciamento social, caso dois terços dos prefeitos concordarem com as medidas.

Porto Alegre flexibiliza geral as restrições

Eventos liberados (desde que previamente aprovados), clubes com áreas de lazer abertas, cinemas e teatros funcionando. Soam como cenas comuns na época pré-Covid-19. Mas desde sábado já podem ocorrer legalmente em Porto Alegre, que passou a adotar os critérios da bandeira laranja do distanciamento controlado.

Não que a pandemia esteja perto do fim, longe disso – só no domingo (10.01.21) à noite, 270 pessoas lutavam pela vida e contra o coronavírus sobre leitos de UTI na Capital. As liberações vão de acordo com o decreto de cogestão, assinado no sábado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) e chefes do Executivo de Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí e Glorinha, que levanta uma série de restrições, seguindo o novo Norte do Paço, de que o foco de contaminações é a aglomeração e não necessariamente atividades econômicas. As iniciativas, contra os protocolos de cientistas e especialistas, adotadas pelo pseudo cientista, Melo, são comemoradas por sócios de clubes e moradores de condomínios com piscinas ao setor de eventos, que vê no decreto a saída para o “lockdown econômico” que entrou com a chegada da pandemia.

Embate entre vereadores da Capital segue nas redes

Os embates da sessão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre que aprovou, com 25 votos favoráveis a 10 contrários, a Reforma Administrativa do prefeito Sebastião Melo se estendeu para as redes sociais no final de semana. No Facebook, o vereador Aldacir Oliboni (PT), que propôs uma emenda ao projeto de lei da reforma, reclamou do desrespeito à proporcionalidade partidária e do acordo que tirou a oposição dos cargos da mesa diretora da Casa. “Melo criou mais três cargos para contemplar seus aliados. Cada cargo, com salário bruto acima de 14 mil reais”. A vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) criticou a falta de inclusão de temas sobre questões de gênero.

No bloco do governo, a vereadora Lourdes Sprenger (MDB) comemorou a criação do Gabinete da Causa Animal, contemplado no projeto, e Mônica Leal (PP), criticou a oposição por não se interessar se os temas debatidos trariam benefícios para Porto Alegre. Felipe Camozzato (Novo) defendeu que o projeto extingue cargos e não trará acréscimos nos gastos, e questionou o argumento do PSOL de que o projeto prepara o terreno para privatizar a Carris e a Procempa. “Economia de dinheiro + privatizações? Ora, quem dera se assim fosse”, escreveu no Twitter.

Rio Grande do Sul flash news

Prefeitura de Porto Alegre orientou aos farmacêuticos da rede pública sobre o procedimento para receber o “kit Covid”. Os medicamentos, que não têm eficácia comprovada, só poderão ser retirados mediante apresentação de prescrição médica e termo de consentimento.

Piratini recebeu cinco pedidos de reconsideração ao mapa prévio do distanciamento ‘des’controlado, que colocou 19 das 21 regiões em bandeira vermelha. O programa do governo é desmoralizado a cada semana.

Cremers notificou o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas, pela falta de condições para o trabalho e pela precariedade no atendimento à população. Já sobre o “Kit covid-19” da prefeitura de Porto Alegre, omissão.

Em Porto Alegre, a Avenida Fernando Ferrari, no bairro Anchieta, ganhou mais 2,5 quilômetros de ciclovia. Novo trecho será inauguradao em breve na orla do Guaíba, na Vila Assunção, zona sul da Capital.

Por falta de peças, a fábrica da GM em Gravataí adotou férias coletivas aos seus funcionários.

2020 foi o maior em números de casos de dengue nos últimos dez anos no RS. Mais de 3,3 mil pessoas contraíram o vírus.

Restaurante Copacabana fechou as portas. O tradicional point gastronômico da capital gaúcha, seguirá com telentrega.

Repetindo

Aberta a Temporada de Piscinas do Sesc Protásio Alves

O Parque Aquático na Capital gaúcha opera com com cerca de 20% da capacidade, segue o Decreto Municipal vigente na Capital que autoriza a abertura de parques aquáticos mediante o cumprimento de diversas medidas protetivas contra à Covid-19. O funcionamento é de terças a sextas-feiras, das 12h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Neste ano, haverá restrição das áreas de lazer da Unidade como churrasqueiras, brinquedos, praças e piscina olímpica que estarão fechadas. Já o restaurante do Hotel Sesc Protásio Alves estará atendendo apenas hóspedes. Os ingressos variam entre R$ 15 e R$ 50 e já estão à venda no SAC do Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220 – Porto Alegre) e nas demais Unidades Sesc de Porto Alegre, Canoas, Viamão, Gravataí e São Leopoldo.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

Temporada Verão 2021 : noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba