Rio Grande do Sul Giro de Notícias : 11 de março de 2024, segunda-feira
. Sortimentos Notícias . A censura ao livro ‘O avesso da pele. Reportagem de Jeferson Tenório ‘ mostra que a Secretaria Municipal de Educação andou consultando as escolas da rede sobre a existência e o total de exemplares disponíveis nas bibliotecas. A ação pegou mal entre alguns professores, e só então a pasta justificou a medida – que ainda é motivo de críticas.
A edição tem ainda outras informações como o caso do prédio da Smov, redução de usuários do TRI escolar e a novidade planejada pela prefeitura de Porto Alegre para a coleta de lixo.
Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Previsão do tempo: Prepare-se para mais uma onda de calor, que deve se agravar ao longo da semana em todo o estado. Na capital, o pico deve ser na quinta-feira, com máxima de 36ºC. Para segunda-feira, a temperatura varia entre 20ºC e 31ºC.
Smed questiona escolas sobre número de exemplares de “O Avesso da Pele”
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre enviou, na quinta-feira, um formulário às direções escolares da rede pública municipal questionando a existência, número de exemplares e local dentro da escola do livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório. Segundo reportagem da Matinal, diante da reação negativa de alguns docentes, a Smed justificou o “levantamento quantitativo sobre a obra” com o argumento de possíveis consultas externas que poderiam vir a ser demandadas. A pasta afirmou ainda que não emitiu nenhuma restrição ao uso pedagógico da obra.
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa também indagou o executivo sobre o motivo do levantamento e solicitou justificativa pedagógica. A sondagem tem prazo de resposta para hoje e ocorreu uma semana após a censura do livro por uma direção de escola em Santa Cruz. A repercussão do caso expôs um debate moral e o pânico da suposta doutrinação nas escolas, como mostrou outra reportagem da Matinal.
Apoio – Na sexta, a Livraria Clareira, no Bom Fim, realizou um ato em solidariedade ao escritor Jeferson Tenório, com a leitura compartilhada das 192 páginas do seu romance, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021.
Aborto legal
O lenço verde que simboliza a luta feminista pelo aborto legal foi estendido sobre o Viaduto Loureiro da Silva em Porto Alegre, na última sexta-feira, Dia Internacional da Mulher. O ato foi realizado pelo Coletivo Juntas. A pauta ganhou força no Brasil com o voto favorável da ministra Rosa Weber à ADPF 442, ação que tramita no STF e deve voltar nos próximos meses ao plenário.
Prefeitura planeja PPP com empresa única para a coleta de lixo
Após rompimento de contrato e meses de queixas sobre lixos acumulados pelas ruas da capital, a gestão de Sebastião Melo (MDB) planeja mudar o sistema de recolhimento do lixo domiciliar, informa reportagem de GZH. A prefeitura estima realizar, ainda em março, uma consulta pública sobre o tema, para então lançar um novo edital entre agosto e setembro.
A ideia é trocar as dezenas de prestadoras contratadas por licitações individuais por uma única empresa, que seria responsável pelo serviço por 35 anos. Uma mudança importante é pagar a empresa por metas atingidas, e não por volume de lixo recolhido, como é hoje.
A prefeitura aposta que o modelo melhoraria a gestão dos resíduos e evitaria problemas de prestadoras que não oferecem qualidade ou abandonam o serviço, como vem sendo observado na cidade. Por outro lado, o próprio executivo admite o risco de um eventual colapso se o serviço falhar, já que toda a operação fica na mão de uma única empresa.
Número de beneficiários do TRI escolar diminui
Em Porto Alegre, o número de beneficiários do TRI escolar está em queda desde a extinção da universalidade da meia passagem estudantil, proposta pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) em 2021. Em novembro de 2023, a prefeitura sancionou um texto que amplia as faixas salariais de quem tem direito ao benefício. Contudo, o número de novas solicitações no primeiro bimestre de 2024 segue baixo e é menor do que o de cadastrados no primeiro trimestre de 2023 – 6,6 mil contra 8,2 mil.
A queda já havia sido registrada em 2022, quando houve 77% menos usuários no TRI escolar. Em 2021, a promessa da prefeitura era que a redução dos benefícios, não só o estudantil, permitiria a redução da passagem em 20 centavos, o que não ocorreu. A restrição prejudicou estudantes que não conseguiram mais o desconto da passagem, conforme reportagem do ano passado da Matinal.
MP desiste de ação sobre a proteção do prédio da Smov
A prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) assinaram acordo no qual o último desiste da ação civil pública sobre a proteção histórica e cultural da antiga sede da Smov. Ambas as partes concordaram que não há motivo para seguir com a discussão, pois entendem que não há violação ou lesão evidente à proteção do patrimônio cultural sobre a construção localizada na avenida Borges de Medeiros.
O acordo baseia-se na análise do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc), que, no início de fevereiro, já havia rejeitado o pedido de preservação do imóvel. Vale lembrar que há outro processo tramitando sobre o caso, este na justiça federal. No dia 3 de março, uma decisão provisória do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) determinou a preservação do prédio, como mostrou a reportagem da Matinal. A prefeitura deverá recorrer.
Segundo essa liminar, caso o município mantenha o plano de vender o imóvel, deve proibir, em edital, a demolição ou alterações que o descaracterizem. O plano da prefeitura é usar o recurso obtido com uma eventual venda do prédio para financiar a construção de conjunto habitacional para 254 famílias, no bairro Humaitá.
A Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Giro de Notícias
A despedida do carnaval de rua de Porto Alegre levou cerca de 20 mil pessoas à avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Começa hoje a Operação Corta Fios, da prefeitura. Os trabalhos serão realizados nos bairros Medianeira e Restinga.
A procuradora Simone Somensi deverá assumir a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, cargo ocupado por André Machado, que deve deixar a função no início de abril.
Pesquisa do IBGE mostrou que no RS mulheres dedicam 7,6 horas semanais a mais do que os homens em cuidados de pessoas e afazeres domésticos.
Os pedágios em rodovias federais poderão ser pagos por pix. O prazo para que a medida seja efetivada é de 90 dias.
Estado registra uma nova onda de covid-19 e número de infecções em março já representam 80% das registradas em janeiro.
Mas a covid-19 não é a única preocupação na área da saúde. A Fiocruz alerta para aumento dos casos de influenza nas regiões sul e sudeste do país.
Projeto Mosquitoramento, desenvolvido por pesquisadores da UFRGS, permite o reconhecimento do mosquito da dengue por meio da frequência emitida pelas asas em voo.
RS tem cerca de 15 concursos públicos abertos, totalizando 230 vagas para diferentes cargos e áreas de atuação.
Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre
Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.
Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?
Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.
A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.
Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).
Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.
Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.