Rio Grande do Sul Notícias : vacina da Covid-19, ônibus lotado e velho, concurso público e queda nos homicídios

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Notícias :

Vacina da Covid-19, ônibus lotado e velho, concurso público e queda nos homicídios

Previsão do tempo: A sexta-feira marca a volta dos temporais ao RS. Eles avançam a partir do Oeste. Antes disso, faz calor de até 33°C em Porto Alegre.

Dia D ganha data, mas imunização de rebanho ainda levará tempo

O dia D, enfim, ganhou uma data visível no calendário: 20 de janeiro. Conforme o Ministério da Saúde, às 10h da próxima quarta-feira, será iniciada a vacinação contra o coronavírus no Brasil. É uma boa notícia, porém vale lembrar: não é o que fará, neste momento, com que o País decrete a vitória sobre a Covid-19.

Inicialmente, a imunização vai ser destinada a profissionais de saúde. Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo (MDB) espera que cheguem 14 mil doses – dentre as 8 milhões que o Brasil inteiro deverá ter disponível até o final de janeiro, isso contando com 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca que ainda dependem da importação da Índia. Mas será pouco. Segundo os cálculos do prefeito, a cidade tem 82 mil profissionais da saúde, 63 mil idosos acima de 75 anos, 600 indígenas e cerca de 10 mil moradores de asilos. Todos esses subgrupos pertencem ao grupo de risco e devem ser os primeiros da fila para vacinação. E essas doses serão distribuídas aos poucos. Melo acredita que 280 mil pessoas deverão ser vacinadas até abril.

São cálculos e projeções, por enquanto

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, disse que só na semana que vem saberá ao certo quantas doses o Estado receberá. Ela espera que o RS consiga vacinar cerca de 1,5 milhão de pessoas até o meio do ano. É parte de um esforço que se estenderá ao longo de 2021 inteiro: “Vamos passar praticamente todo o ano de 2021 fazendo vacinas no Brasil, não só no RS”.

Para especialistas, o tempo até se atingir a imunidade de rebanho varia de acordo com a vacina utilizada. No caso da Coronavac, cuja eficácia global é de 50,4%, será necessário imunizar 160 milhões de brasileiros (dos 162 milhões que podem receber a vacina). O tempo estimado para isso é de até dez meses. Pode parecer bastante, mas será uma ferramenta essencial para combater o coronavírus. Até lá, como frisou a secretária Arita, o uso de máscaras e o distanciamento seguem necessários.

Ajuda ao Amazonas

A notícia da proximidade da vacina ficou um tanto ofuscada pelo colapso no sistema de saúde em Manaus, onde pacientes estão morrendo asfixiados porque acabou o oxigênio nos hospitais. O governo gaúcho colocou sua rede à disposição para auxiliar pacientes com Covid-19, enquanto o ministro da Saúde, durante live do presidente Jair Bolsonaro, criticou a falta de uso do “tratamento precoce” em Manaus – o mesmo que Melo quer utilizar na Capital, e que não tem eficácia comprovada.

Na Capital, ônibus cheios e aglomerações nas paradas

Reportagem de GZH percorreu pontos de embarque nas zonas Norte e Leste da Capital e constatou ônibus cheios e aglomeração de passageiros nas paradas. Usuários reclamam que são poucos os veículos disponíveis em horários de pico, o que causa longas esperas, às vezes de mais de 40 minutos. Há ainda queixas de falta de higienização nos ônibus e ausência de álcool em gel.

Os repórteres visitaram os terminais Triângulo e Cairú e o trecho do Viaduto José Carlos Utzig, na Região Norte, e pontos de ônibus na Terceira Perimetral no cruzamento com as avenidas Bento Gonçalves, Ipiranga e Protásio Alves, na Zona Leste. Segundo o público ouvido na reportagem, os maiores problemas envolvem as linhas transversais, operadas pela Carris. A matéria ficou com um sentido pró campanha de privatização da Carris. Faltou destacar que a população paga na tarifa valor para aquisição de novos veículos que não ocorre nas empresas dos consórcios desde 2016. Vale também ressaltar que os vereadores da Capital gaúcha autorizaram o aumento na idade da frota.

Governo Leite autoriza novos concursos públicos

O Governo do RS autorizou a realização de novos concursos no Estado. Das 3.429 vagas, 1,5 mil serão destinadas a professores e outras 948 para a Secretaria da Saúde. Mas ainda não há data para a realização das provas nem previsão para as nomeações.

De acordo com a colunista de GZH Rosane de Oliveira, no futuro, quando forem nomeados todos os aprovados nesses concursos, o custo será de 250 milhões de reais ao ano. Ainda bem, jornalista, será que os servidores custarão menos que os terceirizados e CC’s, que viraram cabide de empregos de partidos ?

Ao detalhar a autorização, o governador Eduardo Leite (PSDB) destacou que os novos servidores ingressarão em um novo regime de previdência. Na mesma ocasião, também foram informadas as nomeações de 259 vagas para secretarias da Fazenda e do Planejamento, Governança e Gestão, e que terão repercussão anual futura de cerca de 62 milhões de reais – o gasto por vaga é maior do que nos futuros concursos porque a Fazenda oferece uma das maiores remunerações no Estado.

Rio Grande do Sul registrou no ano passado a menor taxa de homicídios desde 2010

O dado, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), mostrou que houve 14,8 mortes para cada 100 mil pessoas. O número acumulado de assassinatos em 2020 atingiu 1.694 e isso representa 6,5% menos do que em 2019. De acordo com o levantamento da SSP, 117 cidades apresentaram alguma redução no total de vítimas de homicídio na comparação com o ano anterior. Outros 248 municípios tiveram estabilidade e 132 fecharam o período com alta.

No levantamento ainda consta que 269 locais não notificaram nenhum assassinato entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado. No que diz respeito aos latrocínios, roubos seguidos de morte, o número constatado é o menor em duas décadas. Em 2020, 62 casos foram contabilizados, contra 67 no ano anterior, o que representa uma redução de 7,5%.

Os feminicídios fecharam o segundo ano consecutivo em queda. No período analisado pela pesquisa, 76 mulheres foram assassinadas por motivo de gênero, uma diminuição de 34,5% se comparado com 2018.

Flash News Rio Grande do Sul

As formaturas presenciais começaram a ser agendadas em Porto Alegre. O último decreto da prefeitura liberou a realização de eventos abertos e fechados na Capital. Na contramão, número de mortes e contágio por Covid-19, só cresce. Maior parte da população e políticos, nem aí.

O Cete, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, irá reabrir na segunda-feira com novas regras. O local só permitirá a realização de caminhadas e corridas.

Mais uma obra atrasada na Capital: com previsão de conclusão para fevereiro, a reforma da Praça da Matriz ficou para maio, segundo o colunista Jocimar Farina. Sai governo, entra governo e a história é sempre a mesma : atraso. O eleitor com cara de palhaço.

Cremers contestou a intenção do Hospital Moinhos de Vento em lançar uma faculdade de Medicina. A entidade citou uma portaria recente do MEC, que suspende a autorização de novos cursos de graduação na área. Reserva de mercado.

O RS é o segundo estado com maior crescimento na indústria. A alta de 3,8% foi puxada pelos setores de couro, artigos de viagens e calçados. O índice se refere a novembro na comparação com o mês anterior. O mais interessante é que o setor calçadista reclama das vendas no mercado nacional e internacional e o segmento de turismo das baixas reservas. Vá entender!

Micro e pequenas empresas relacionadas à economia criativa no RS poderão buscar empréstimos de até 200 mil reais no BRDE. Companhias ligadas à cultura e à realização de eventos terão chance de aderir à linha de crédito.

Danilo Giroldo é o novo reitor da Universidade Federal de Rio Grande. O professor foi o primeiro colocado na eleição interna da instituição, situação que não se observou nas nomeações da UFPel e UFRGS, quando o presidente Jair Bolsonaro não respeitou a vontade dos conselhos universitários.

Sortimentos Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

Temporada Verão 2021 

Noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba