Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, plano B do enlouquecido Melo por Reforma da Previdência, restrições contra a Covid-19 e construção de imóveis residenciais no Cais Mauá

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Giro de Notícias

Sortimentos.com giro de notícias Rio Grande do Sul : (15.06)

Vacinação, Sebastião Melo enlouquecido por Reforma da Previdência aciona Plano B para aumentar alíquotas, quatro regiões devem reforçar restrições contra a Covid-19, cresce surtos ativos e Consórcio cogita construção de imóveis residenciais no Cais Mauá

Vacina, sim!

Residentes em Porto Alegre que tenham 53 anos ou mais podem procurar 12 unidades de saúde ou o drive-thru da PUCRS em busca da vacina contra a Covid-19, assim como os públicos anteriores que já tinham sido chamados. Também aplicação das segundas doses de AstraZeneca/Oxford e Pfizer.

Sebastião Melo enlouquecido por Reforma da Previdência aciona Plano B para aumentar alíquotas

Não funcionou a articulação política da base do governo Sebastião Melo (MDB) na Câmara Municipal para a aprovação da Reforma da Previdência. Passadas quatro sessões e mais de duas semanas, o apoio mínimo necessário, de 24 votos, não veio. Finalmente uma parte dos vereadores da Capital gaúcha deixou de ser passivo e submisso ao Paço. A partir de agora, a Prefeitura dá vazão ao plano B, um projeto de lei complementar, que eleva as alíquotas de contribuição dos servidores para até 22%.

Trata-se de uma mobilização que coloca tanto sindicatos quanto a oposição numa situação delicada, “entre o ruim e o pior”, como definiu a jornalista Taline Oppitz. Isso porque tecnicamente o governo não foi derrotado, e sim retirou a urgência da proposta da reforma, que vinha trancando a pauta. Dessa forma, ganha ainda mais tempo – nesse cenário de pressão – para alcançar os votos necessários.

Para aprovar as novas alíquotas, a projeção do placar já está folgada para o Paço, pois é preciso 19 votos – e o Paço calcula que já tem 22. O vereador Pedro Ruas (PSOL) vê a ação como um movimento hostil do Executivo: “O projeto é apenas uma ameaça do prefeito”, afirmou ele, que é o líder da oposição na Casa. “A sociedade não pode compactuar com uma lei de vingança em cima do salário dos servidores.”

O líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), que segue no ritual terrorista em relação aos funcionários públicos municipais, disse acreditar que até a votação do novo projeto – que pode ocorrer ainda antes do recesso, em 17 de julho – os servidores pedirão “por favor” que o texto da reforma seja aprovado. Segundo ele, a proposta é “uma das mais brandas do Brasil”. Uma audiência pública do projeto deve ocorrer no dia 29 de junho.

Vale lembrar aos servidores públicos do município e seus familiares que em 2022 tem eleições e quem será um bom momento para dar uma resposta nas urnas para candidatos e partidos que tanto perseguem a retirada de direitos e perda salarial.

PDT no centro das discussões

O fiel da balança na votação da reforma foi o PDT, que manteve a posição de ser contrário ao projeto. Os parlamentares do partido, Márcio Bins Ely e Mauro Zacher, acabaram sendo atacados nos discursos no plenário. O vereador Clàudio Janta chegou a ler uma lista com 11 CCs que teriam sido indicados pelos trabalhistas e pediu suas exonerações: “Quem não é governo, que tenha a hombridade de sair do governo”, protestou.

Ainda em meio à tensa sessão da sessão de ontem, 19 vereadores protocolaram pedindo providências da presidência para garantir o acesso ao plenário. Integrantes da base enfrentaram protestos de sindicatos na chegada à Câmara e relataram até ameaças. Conforme a jornalista Rosane de Oliveira, o tema pode servir como pretexto para uma eventual destituição de Bins Ely do comando da Casa.

Quatro regiões devem reforçar restrições contra a Covid-19 no RS

As regiões Covid de Erechim, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Cruz Alta devem reforçar as restrições para conter a disseminação do coronavírus. A determinação foi dada pelo governo do RS, durante uma reunião entre associações regionais, prefeitos e comitês técnicos com a Secretaria Estadual de Saúde dentro do Sistema 3As. O encontro foi feito com as prefeituras por estarem com Alerta por mais de duas semanas. O Estado já registrou 29.701 mortes relacionadas à Covid-19 após o registro de 29 óbitos que ocorreram entre os dias 1º e 13 de junho. De acordo com dados da pasta, a média móvel de fatalidades voltou à estabilidade, mas na comparação com as duas semanas anteriores houve um aumento de 14%. O RS teve 1.149.424 infecções confirmadas desde o começo da pandemia.

Surtos ativos crescem de maio para junho

Além da ocupação de leitos de UTI, que ontem estava em 86,3% no RS, outro indicador sobre a situação da pandemia no Estado é o número de surtos ativos de Covid-19. E um levantamento recente da Secretaria de Saúde apontou um aumento entre maio e o começo de junho, saltando de 157 para 192, afetando todas as regiões gaúchas – especialmente as áreas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. O maior número de surtos ativos está concentrado em empresas que desempenham atividades industriais, comerciais, econômicas e administrativas, à exceção de frigoríficos e laticínios. Somente nesses locais foram 53,1 mil pessoas expostas ao coronavírus, das quais mais de 5,7 mil já testou positivo para Covid.

Consórcio cogita construção de imóveis residenciais no Cais Mauá

O consórcio responsável pelo estudo de viabilidade do Cais Mauá, em Porto Alegre, cogita a construção de imóveis residenciais na área. A ideia foi apresentada no primeiro workshop sobre o assunto, que tem o objetivo de ouvir a sociedade. Os documentos acessados pelo consórcio indicaram a possibilidade no chamado setor 1, que fica mais perto da Usina do Gasômetro. O projeto ainda passa pela etapa de preparação para depois seguir à licitação da concessão do Cais, o que só deve ocorrer nos primeiros meses de 2022. Os investimentos para a Orla do Guaíba ultrapassaram a cifra de 445 milhões de reais e até o final do próximo ano três obras devem ser entregues à cidade. Levantamento de GZH lista 14 empreendimentos, entre casas de espetáculos e marinas públicas, que podem surgir às margens do Guaíba, na Capital.

Flash News Rio Grande do Sul

Mais de 100 doses de vacina contra a Covid-19 podem ter estragado em Santa Cruz do Sul. O motivo seria um problema em uma câmara fria. Os frascos foram encaminhados para análise de quebra da eficácia.

Atendimento em unidade de saúde de Porto Alegre teve de ser suspenso após roubo de cabos de energia elétrica. A interrupção no serviço ocorreu na Cruzeiro do Sul, que não tem recebido vacinação contra a Covid-19.

Enfrentando um cenário de escassez, hemocentros têm tido dificuldades de abastecer hospitais no RS.

No primeiro dia de controle sanitário no Salgado Filho, os 68 testes rápidos para detectar o coronavírus deram negativo. O Ministério da Saúde comprometeu-se a aumentar a testagem nos terminais de voo.

Prefeitura de Porto Alegre revogou a licitação do Mercado Público. O edital havia sido lançado pela gestão anterior, de Nelson Marchezan Júnior (PSDB).

Será cortado o ponto dos servidores da Procempa que estão em greve há 20 dias. A paralisação se dá pela defesa da empresa pública, a manutenção dos empregos e dos direitos dos empregados.

Como esperado, o PP lançou a pré-candidatura do negacionista e pró Kit Covid-19, Luiz Carlos Heinze ao governo do RS. Enquanto isso, outro bolsonarista, o ministro Onyx Lorenzoni teve mantida sua postulação ao Piratini por dirigentes do DEM. Dois bolsonaristas para dividir 30%.

Azul vai começar a comercializar bilhetes para voos regionais em oito municípios do RS. Canela, Erechim e Vacaria receberão viagens iniciadas em Porto Alegre em agosto.

Consumo de energia elétrica no RS cresceu 2% em maio na comparação com o mesmo mês de 2020. O aumento reflete a adaptação de setores à pandemia da Covid-19.

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen
  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.

Futebol Gaúcho

:: Grêmio, Internacional e Juventude no Brasileirão 2021

:: Brasil de Pelotas na Série B do Brasileirão 2021

:: Internacional na Libertadores 2021

:: Grêmio na Copa Sul-Americana 2021

:: Jogos e resultados do Campeonato Gaúcho 2021. Grêmio tetra!

:: Copa do Brasil 2021. Grêmio classificado e Inter eliminado