Início » Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, flexibilização com recordes de mortes, “sempre caba mais um” e acordão com ATP

Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, flexibilização com recordes de mortes, “sempre caba mais um” e acordão com ATP

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul – Sortimentos.com

Sortimentos.com Rio Grande do Sul giro de notícias 17 de março de 2021

Destaques : Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, flexibilização com recordes de mortes, “sempre caba mais um” e acordão com ATP

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

No dia que o Rio Grande do Sul e Brasil alcançam recordes de mortes por Covid-19 e com perspectiva novos números superiores, o Governo do Estado, através da gestão de Eduardo Leite (PSDB), anuncia flexibilizações das restrições com abertura do comércio a partir de segunda-feira. Para completar, prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, disse ao analisar o colapso em hospital, “onde sempre cabe mais um”.

Vacina, sim

Começa a vacinação contra a Covid-19 idosos a partir de 75 anos. A imunização ocorrerá em 21 Unidades Básicas de Saúde, além dos dois pontos de drive-thru, no Big Sertório e no Big do Barra Shopping. É necessário levar documento de identificação com CPF e comprovante de residência na Capital.

Proposta

Responsabilizar criminalmente prefeitos e secretários que por meio de decretos flexíveis para atividades econômicas e circulação de pessoas ocasionou a MORTE por Covid-19 de trabalhador formal através da falta de atendimento e estrutura hospital, com agravante na pena, para casos de falta de leito de UTI. Será que os gestores públicos irão manter discursos mediante devida contrapartida de ação / efeito ?

RS vê recorde de mortes por Covid-19 e decide abrir comércio

Mesmo após a notícia da confirmação das mortes de um contingente de pessoas superior a duas vezes o total de vítimas na tragédia da Boate Kiss, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), anunciou que o comércio não essencial será aberto, assim como a cogestão retomada, a partir da próxima segunda-feira.

De forma a tentar aplacar a crise econômica, o Piratini também vai anunciar linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas no Banrisul, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e no Badesul. Essas medidas, que vão contemplar especialmente o turismo, foram “bem recebidas”, segundo Souza. “Sabemos que não existe fechamento da economia sem subsídios do Estado, e é isso que está sendo feito”, afirmou.

A notícia veio ao fim de um dia assustador da pandemia. Com hospitais já lotados, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmara mais cedo que novos 9.767 casos de Covid-19 haviam sido diagnosticados ao longo do dia, assim como foram contabilizadas mais 502 mortes relacionadas ao coronavírus, um recorde absoluto, que corresponde a 7% dos óbitos causados pela doença em todo o mundo ontem.

O crescimento de mortes neste mês, que já faz de março de 2021, o mais fatal dos períodos da pandemia no RS, aponta um alerta de mais vítimas sem comorbidades, que já são 16% do total, conforme os dados referentes à primeira quinzena. Para efeitos de comparação, em junho esse público correspondia a 6%. Dentre os fatores que podem explicar essa situação está a predominância da variante P.1 no Estado.

Apesar do recorde dessa terça, a curva de mortes deve crescer ainda mais antes de a situação amenizar no Estado em razão de fatores como o colapso dos hospitais, a lentidão na vacinação e a falta de conscientização com medidas preventivas. “Vivemos um massacre no Estado”, afirmou o infectologista do Hospital de Clínicas, Alexandre Zavascki, que completou, com críticas ao governo: “O distanciamento controlado é um modelo ultrapassado. Só parte para ação quando há um quase colapso do sistema hospitalar. Quando as medidas são tomadas, o problema já está instalado”.

Para Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, hospitais sempre podem receber “mais alguém”

Na tarde de ontem, 371 pacientes esperavam um leito de tratamento intensivo na Capital e mais uma instituição restringiu atendimento na emergência, dessa vez o hospital Vila Nova, por falta de espaço físico e respiradores. Mas para o prefeito Sebastião Melo (MDB) “o hospital sempre vai poder pôr mais alguém” para dentro. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele voltou a priorizar estratégias pouco eficazes contra o avanço do coronavírus, como restringir circulação em parques e Orla. Também reafirmou que, com a volta da cogestão, vai manter as atividades econômicas.

Melo disse ainda que não fará hospitais de campanha por serem “caros e demorados” e pretende aproveitar estruturas já existentes, como o Sanatório Partenon e o Hospital Belém Velho. Mais tarde, em reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB), o prefeito pediu que a vigência da cogestão seja permanente, sem novas interrupções, e que os novos protocolos da bandeira vermelha sejam discutidos com os prefeitos, além de defender o imediato aumento no horário dos supermercados.

RS tem mais de 60 denúncias de fura-fila na vacinação contra a Covid-19

O Ministério Público do Estado (MPE) já recebeu 64 denúncias de pessoas indevidamente vacinadas contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. De acordo com dados atualizados do grupo de trabalho criado pelo órgão, esses são os casos que apresentaram indicativos de crime ou improbidade administrativa. Enquanto isso, mais vacinas devem chegar ao Estado. Na terça-feira (16.03), o Ministério da Saúde confirmou o envio de 318,2 mil doses da Coronavac.

O carregamento chegará hoje e vai vacinar idosos de 75 a 79 anos. Outra opção para imunizar os brasileiros é a substância produzida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade Oxford. Os anúncios de suspensão do uso em alguns países por supostos efeitos colaterais geraram dúvidas, mas, conforme a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, não há razão para interromper a sua utilização. No Brasil, o imunizante é feito pela Fiocruz, que entre hoje e sexta entrega mais de 1 milhão de doses ao Programa Nacional de Imunizações.

Acordo entre prefeitura e ATP deve congelar tarifa dos ônibus em Porto Alegre

Um acordo entre a prefeitura de Porto Alegre e a Associação de Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) deverá ser feito para a revisão do contrato de licitação do transporte coletivo da cidade. Durante 90 dias, as duas partes envolvidas irão negociar e, neste período, a tarifa dos ônibus deverá ficar congelada, permanecendo nos atuais 4,55 reais. O engenheiro da ATP Antônio Augusto Lovatto confirmou o acerto. Um dos pontos da tratativa envolve a remuneração das empresas por parte da administração municipal nestes três meses de negociações.

Rio Grande do Sul Flash News

A Assembleia aprovou emenda que torna a educação infantil e fundamental atividades essenciais no Rio Grande do Sul. A proposta não implica determinação de presença obrigatória dos alunos.

Levantamento do Centro Social da Rua estima que 26% das pessoas em situação de rua em Porto Alegre tinham moradia há menos de um ano. O desemprego é uma das principais razões que empurram as pessoas para essa condição.

As ações de fiscalização das medidas contra o coronavírus realizadas no RS interromperam mais de 30 festas clandestinas. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, quase 5 mil locais foram fiscalizados entre 25 de fevereiro e 14 de março.

O Hospital de Campanha do Exército, localizado no bairro Restinga, em Porto Alegre, vai começar a funcionar na sexta-feira. A estrutura que foi colocada na região precisará passar por ajustes e ainda não conta com profissionais de saúde.
Por conta da bandeira preta no RS, o Detran reduziu o número de aplicação de provas. Exames teóricos presenciais foram cancelados e os práticos para quem estiver fazendo a primeira habilitação ou mudando de categoria serão reduzidos em 50%.

A prefeitura de Gramado publicou um edital para a compra de medicamentos sem eficácia para o tratamento da Covid-19. Os remédios custarão mais de 315 mil reais e serão adquiridos com recursos públicos.

O vereador Alberi Dias (MDB), presidente da Câmara de Canela, sugeriu a pulverização de álcool em gel sobre a cidade. A declaração dele provocou risadas dos colegas parlamentares – e virou notícia até no The Guardian.

O Uruguai iniciou a vacinação de pessoas maiores de 50 anos e incluiu brasileiros com dupla cidadania. A intenção do governo é reforçar a imunização na fronteira para tentar blindar o país das novas variantes brasileiras.

O Rio Grande do Sul criou 272 mil vagas com carteira assinada no mês de janeiro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Após atrito com Roberto Jefferson, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e deputados estaduais e federais do PTB no Estado devem deixar o partido).