Rio Grande do Sul giro de notícias : internações de jovens, vacinação, protegidos de Sebastião, transporte público, escolas particulares, Fecomércio-RS Debate e pai e filho na Operação Verão

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul – Sortimentos.com

Sortimentos.com Rio Grande do Sul giro de notícias

Capital gaúcha suspende vacinação em drive-thru por possível falta de doses, cresce proporção de pacientes mais jovens em internações, feriadão de Carnaval para privilegiados e protegidos da gestão Sebastião Melo, prefeitura refém dos concessionários do transporte público por ônibus

Parte do próximo lote de vacinas será usado para segunda dose no RS, escolas particulares retomam aulas presenciais com adaptações, Fecomércio-RS Debate terá como foco as alterações na legislação tributária gaúcha e pai e filho atuam na Operação Verão em Arroio do Sal

Previsão do tempo: A máxima em Porto Alegre de quinta-feira (18.02) será de 29°C.

Cresce proporção de pacientes mais jovens em internações da Capital

O perfil de pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na rede pública de Porto Alegre está mudando. Cresce a proporção de pacientes mais jovens, enquanto diminui a de idosos. Em janeiro, doentes com 18 a 30 anos eram 1,52% das solicitações de internação. Neste mês, a proporção já subiu para 2,29%. Os saltos foram maiores nas faixas de 31 a 40 anos (de 6,6% para 8,1%) e 41 a 60 anos (de 27,8% para 37%). Ao contrário, os pacientes com mais de 61 anos representam menos entre os internados: de 63,5% para 52,65%.

Não é possível afirmar relação com a vacinação do grupo prioritário, já que recém estão começando as segundas aplicações, necessárias completar a imunização. São consideradas razões como novas cepas e mudanças de comportamento da população, especialmente os mais jovens, segundo o médico Márcio Rodrigues, da Secretaria Municipal de Saúde.

Nesse cenário e com as aglomerações de jovens observadas no Carnaval, a projeção é sombria: “Estamos à beira do colapso nos próximos dias”, afirmou, convicto, o médico Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas, ao Sul21. Para ele, uma agenda de restrições deveria ser adotada na Capital – algo que não conta com a simpatia do prefeito Sebastião Melo (MDB), que desde a campanha se colocou contra o fechamento de setores da economia. Melo, ontem, voltou a defender a reabertura do comércio e reclamou da “gandaia” na praia. Indicou, contudo, a meta de abrir mais 60 vagas de UTI caso a demanda se confirme.

O governador Eduardo Leite (PSDB) alertou a população para o avanço expressivo das internações pela doença. A taxa de ocupação da rede hospitalar, que estava em 74% uma semana atrás, subiu para 79,8%. Na Capital, um dia depois de o Moinhos de Vento restringir atendimentos, o Hospital de Clínicas cancelou ao menos até sábado todas as cirurgias que precisem de leitos de Centro de Terapia Intensiva e suspendeu as internações eletivas.

Parte do próximo lote de vacinas será usado para segunda dose no RS

Parte da próxima remessa de vacinas contra a Covid-19 que chegará ao Rio Grande do Sul já tem destino. Os imunizantes serão utilizados na aplicação da segunda dose nos pacientes já vacinados.

A carga deverá chegar na próxima terça e integra um lote de 4,8 milhões de frascos que serão distribuídos pelo Ministério da Saúde. A estimativa é que o Estado receba 300 mil doses e a intenção do governo do RS é priorizar os idosos nesta etapa da vacinação. No entanto, cada cidade deverá manter em estoque uma porção de vacinas para que os primeiros imunizados estejam totalmente protegidos da doença com a administração da última dose. A preocupação com os idosos se justifica devido aos surtos recentes registrados em asilos de três municípios: Pelotas, Canela e Porto Alegre.

Os episódios ocorreram em locais com pessoas que já haviam recebido a primeira dose. Porém, conforme especialistas e autoridades de saúde, não há razão para suspeitar da eficácia da imunização. A doença apareceu no período em que os vacinados ainda não haviam desenvolvido o nível previsto de anticorpos. Além disso, são necessárias duas semanas após a aplicação da segunda dose para a imunidade total.

Com poucas doses, Capital gaúcha suspende o drive-thru da vacinação

Diante de uma possível falta de doses, a Prefeitura de Porto Alegre não irá realizar drive-thrus para aplicar a vacina contra o coronavírus hoje. As doses, reservadas ao público a partir de 83 anos, estarão acessíveis em dez Unidades Básicas de Saúde da Capital. Passado um mês desde o início da campanha de vacinação, somente ontem que o número de imunizados com a primeira dose em Porto Alegre ultrapassou o total de casos de Covid-19 já registrados na cidade: foram aplicadas 95.153 doses para um total de 95.113 casos registrados, conforme números da Secretaria Municipal da Saúde.

Com o atraso no envio das ampolas, as vacinas já terminaram em pelo menos cinco capitais brasileiras, enquanto os estoques estão acabando em outras seis. Pressionado pela situação, o ministro Eduardo Pazuello prometeu a governadores entregar 230 milhões de doses até 31 de julho.

Escolas particulares retomam aulas presenciais com adaptações

Com protocolos rígidos e adaptações, parte das escolas privadas do Rio Grande do Sul retomou as aulas presenciais ontem. Segundo o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe), das 129 instituições consultadas, 11,9% já retornaram, 17,9% o fizeram ontem, 6,7% irão retomar os trabalhos nesta semana e o restante, 56,7%, começará no dia 22 de fevereiro. Em algumas escolas, que já estão funcionando desde o começo do mês, a busca por um ambiente seguro exigiu a ampliação de espaços.

O Colégio Monteiro Lobato derrubou paredes, aumentou o tamanho das salas de aula e até usou o seu teatro como um amplo local de estudo. No Colégio La Salle Santo Antônio, uma das primeiras atividades de Química foi transformar o álcool 70% líquido na versão em gel.

A decisão do governo do RS de retirar o limite de 50% de ocupação das salas de aula foi o sinal verde para a retomada dos estudos presenciais.

Antes de levar o filho à Escola, fique atento

Em São Paulo, após a volta dos estudantes, a preocupação passou a ser outra. Três hospitais infantis da capital registraram aumento de internações de crianças com Covid-19. Instituições de saúde da Região Metropolitana e do interior também notaram a alta na procura por atendimento médico, na primeira quinzena de fevereiro.

Feriadão de Carnaval para privilegiados e protegidos na Prefeitura de Porto Alegre

Ponto facultativo somente para alguns na Prefeitura de Porto Alegre. Outros privilegiados e protegidos tiveram folga no Carnaval. Na gestão Sebastião Melo, indica “que o pau que bate em Francisco não é o mesmo que bate em Chico”. Adjunta na Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade há menos de um mês, Camila Nunes, filha do deputado Bibo Nunes, passou o Carnaval em Punta Cana, mesmo com a Prefeitura tendo cancelado o ponto facultativo. A viagem, segundo ela, tinha sido marcada anteriormente.

Prefeitura da Capital gaúcha submissa para demandas dos concessionários do transporte público por ônibus

Por falar em reajuste, a reunião entre a Prefeitura e ATP para definir o preço da tarifa de ônibus em Porto Alegre foi reagendada para semana que vem. As partes ainda buscam denominadores comuns para os impasses. Vale lembrar que a população paga desde 2014 valor para a renovação da frota que não aconteceu até hoje, exceto pela Carris.

Além de repasse de dinheiro público subsidiando o transporte, desempregar cobradores, rever trajetos e linhas, diminuição de horários, aumento da idade da frota, diminuição de impostos, Prefeitura, submissa a todas as demandas dos concessionários. Já, as demandas e direitos dos usuários previstas na última licitação são desconsideradas.

Fecomércio-RS Debate terá como foco as alterações na legislação tributária gaúcha

A Fecomércio-RS promove, no dia 11 de março (quinta-feira), o evento “Fecomércio-RS Debate: Novas Alterações Tributárias”. Especialistas no tema estarão reunidos, em ambiente virtual, para esclarecer os detalhes das mudanças recentes na legislação tributária do Rio Grande do Sul. Entre os principais assuntos estarão as alíquotas de ICMS, o diferencial de alíquota, o Simples Gaúcho e procedimentos tributários administrativos. O evento será às 16h30, com transmissão pelo Youtube e pela página do Facebook da Fecomércio-RS.

Os painelistas convidados para o evento são o subsecretário da Receita Estadual do RS, Ricardo Neves Pereira; o subsecretário adjunto de Tributação da Receita Estadual, Eduardo Jaeger; o subsecretário adjunto de Administração e Tecnologia da Receita Estadual, Edson André Moura; o subsecretário adjunto de Imposição Tributária da Receita Estadual, Luis Fernando Flores Crivelaro; e a gerente do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio-RS, Tatiane Correa.

Pai e filho na Operação Verão em Arroio do Sal

o Tenente Gelson Rogério Moura Ardenghi de 45 anos, natural de Palmeira das Missões, onde Comanda o Corpo de Bombeiros da cidade, com 20 anos de Operação Verão em Torres e a primeira vez em Arroio do Sal, tem seu filho como colega de Operação.

Seu filho João Paulo Tasso Ardenghi, admira o pai desde pequeno, quando o Tenente Ardenghi trabalhava de Guarda-Vidas em Torres, João com apenas 4 anos já o acompanhava, ficando ao lado de sua Guarita com o uniforme de Guarda-Vidas Mirim.

Na Operação Verão Arroio do Sal 2020/2021 comandada pelo Tenente Ardenghi, pai e filho trabalham juntos, pois o seu filho João Paulo, está trabalhando de Guarda-Vidas Civil na Guarita 42.

Flash News Rio Grande do Sul

Refúgio de muitos veranistas, o Litoral Norte já vê o seu sistema hospitalar pressionado pela Covid-19. E não só lá. Prefeituras do Norte do Estado endureceram regras em razão da piora da pandemia ali do lado, no Oeste de Santa Catarina.

A Corregedoria da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa recebeu pedido de instauração de processo disciplinar para apurar supostas denúncias feitas em relação ao deputado Ruy Irigaray (PSL).

Além da gasolina e dos planos de saúde, os consumidores sentirão outro forte impacto no bolso em 2021: o reajuste das tarifas de energia elétrica, alerta a jornalista Giane Guerra.

A pintura do viaduto da Conceição, no Centro Histórico de Porto Alegre, deverá ser concluída em abril. A obra tem investimento de 800 mil reais.

O GHC quer apoio da bancada gaúcha no Congresso para conseguir concluir o Centro de Oncologia, que está previsto para ficar pronto ainda neste ano.
Scania, Gerdau, Turis Silva e Marcopolo estabeleceram uma parceria para colocar em operação o primeiro ônibus rodoviário do Brasil movido a gás natural veicular. O coletivo fará o transporte de funcionários da siderúrgica gaúcha ainda em 2021.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

Temporada Verão 2021 

Noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba