Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen
Rio Grande do Sul giro de notícias : pico da Covid-19, Gramado com hospital lotado com evento presencial, integração de lotações e ônibus, Casa Mirabal, João Alberto, pesca de camarão e Instituto da Transformação Digital.
Temporada Verão 2021
Noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba
Previsão do tempo: A sexta-feira (19.02) será ensolarada no RS. Na Capital gaúcha, os termômetros devem marcar até 31°C.
Novo pico de Covid-19 no RS tem recorde de internações
O mapa prévio do Distanciamento ‘Des”controlado no Rio Grande do Sul mostra sistema de saúde próximo ao colapso. Com a disparada no número de casos e hospitalizações, o Estado inicia sexta-feira (19.02) com menos de 500 leitos de tratamento intensivo livres, em razão do recorde de internações em UTI. Por ora, não há sinal de medidas mais restritivas por parte do governo estadual.
E o problema não são apenas os leitos – mais vagas devem ser abertas nos próximos dias. Porém, com quase um ano no combate à pandemia, os profissionais de saúde estão cada vez mais desgastados. “O cenário que nos pega quase um ano depois é com equipes muito exaustas, em que vários de nós já perdemos amigos e familiares”, observou a diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Clausell, à Rádio Gaúcha.
Apenas na quinta-feira (18.02), o Rio Grande do Sul computou mais 130 óbitos relacionados ao coronavírus. O número, um dos mais altos já informados pela Secretaria Estadual da Saúde, corresponde a cerca de 1% de todos os óbitos no mundo na quinta-feira (11.391). E não há sinais de trégua, bem pelo contrário, conforme modelos matemáticos. Apesar da Covid-19 ser mais letal em pessoas idosas, a média de idade de internações pela doença no RS já caiu quatro anos. Isso que, oficialmente, houve apenas um caso da variante mais transmissível em solo gaúcho até agora.
Fique atento – Neste momento, não adianta ir ao hospital por nada. Quatro Instituições de Porto Alegre – São Lucas da PUCRS, Ernesto Dornelles, Hospital de Clínicas e Moinhos de Vento – já restringiram atendimentos por conta da nova onda da pandemia. O mesmo caminho deve ser tomado pelo Grupo Hospitalar Conceição hoje. Caso haja uma pessoa infectada na sua casa, considere ver esses gráficos sobre como agir e evitar a transmissão.
Governadores, prefeitos , legislativos e parte dos empresários e população promovem morte por Covid-19. Judiciário passivo. Está na hora de criminalizar os gestores públicos e todos aqueles que desrespeitam, desconsideram e negam os protocolos e orientações da OMS e cientistas. Impossível respaldar algumas atitudes e decretos permissivos com o volume de informações de ‘fracassos’ no mundo. Não é por falta de informação, é por ganância e interesses que não estão relacionados com a garantia da vida.
Com hospital lotado, Gramado se prepara para evento com 4 mil pessoas
Os leitos de enfermaria e de UTI do Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, já não são mais suficientes para atender os doentes da cidade. A ocupação da enfermaria chegou aos 278%. Além disso, três pacientes aguardavam vagas na UTI. Dos 21 que precisam de terapia intensiva na quinta-feira (18.02), apenas dois não têm suspeita ou confirmação de Covid.
A instituição adequou espaços como salas de observação e recuperação para dar conta da demanda por leitos, ainda assim quatro pacientes já foram encaminhados para outras cidades e cirurgias eletivas foram suspensas.
Em meio a essa situação, a cidade se prepara para receber um evento de tecnologia e inovação que espera um público de mais de 4 mil pessoas.
O Gramado Summit está previsto para os dias 10 e 12 de março. No site, a organização informa que os participantes receberão máscara e álcool em gel e terão medida a sua temperatura na entrada.
Melo sugere integrar sistemas de lotações e ônibus em Porto Alegre
Com a prerrogativa de oferecer diversos modais de transporte à população de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo anunciou ontem que pretende integrar o sistema de lotações com o de ônibus. A administração municipal ainda quer discutir isenções e estender algumas linhas que não operam na cidade. Para Melo, a não integração dos dois coletivos seria burrice. A pretensão dele é liderar um diálogo entre Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre, Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre e o Executivo municipal. Em reunião com Melo, a ATL entregou uma pauta que inclui a isenção do Imposto Sobre Serviço, a organização para futuros consórcios e a flexibilidade sobre alterações de linhas.
Direitos previstos na licitação para atender usuários são esquecidos : a população paga desde 2013 valor na tarifa para a renovação da frota, que somente a Carris realizou. Para onde foi o dinheiro ?
Audiência sobre permanência da Casa Mirabal termina sem avanços
A situação das mulheres acolhidas na Casa de Referência Mirabal segue indefinida. Ontem, uma audiência de mediação entre integrantes do Movimento de Mulheres Olga Benário e representantes da Prefeitura de Porto Alegre terminou sem avanços. O grupo que abriga mulheres vítimas de violência e crianças ocupa a escola Benjamin Constant, no bairro São João, e busca regularização. Uma nova audiência foi marcada para 15 de abril. Em novembro de 2016, o movimento ocupou uma casa abandonada no Centro. Dois anos depois, foi negociada a permanência na escola, que estava inativa. A gestão do ex-prefeito Nelson Marchezan Júnior chegou a dar início a um processo de reintegração de posse no imóvel, mas uma decisão da Justiça garantiu em primeira instância a permanência do grupo.
Esposa de João Alberto relata medo e angústia três meses após morte de companheiro
Milena Borges Alves, de 43 anos, teve a rotina alterada na noite de 19 de novembro de 2020, quando o seu companheiro, João Alberto Silveira Freitas, então com 40 anos, foi espancado e morto dentro do hipermercado Carrefour, na Zona Norte de Porto Alegre. Três meses se passaram desde a tragédia provocada pelo racismo, e agora a vida da cuidadora está totalmente diferente. Em entrevista a GZH, ela relatou que parou no tempo e que vive com medo. Milena, inclusive, decidiu voltar para a casa dos pais. É onde se sente segura, segundo ela.
A cuidadora tem o desejo de voltar a trabalhar, mas se sente deprimida, angustiada e passa por tratamento psicológico e psiquiátrico. Seis pessoas foram acusadas pelo assassinato e a companheira de João Alberto só quer justiça. Um levantamento do Matinal mostrou em 6 de fevereiro que o caso de João Alberto não foi o único envolvendo racismo em grandes supermercados de Porto Alegre. Além do Carrefour, as redes Big e Zaffari têm histórico semelhante. Juntas, as três empresas acumulam sete condenações na Justiça por agressões contra clientes e funcionários.
Liberada a pesca de camarão no Rio Tramandaí
Considerada uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento socioeconômico, a pesca de camarão na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, no litoral norte gaúcho terá sua temporada entre 15 de fevereiro e 21 de junho de 2021. A determinação consta em Portaria publicada no Diário Oficial da União, pela Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Instituto da Transformação Digital promove evento para possibilitar que empresas tradicionais busquem a inovação
Visando levar o ambiente de inovação para empresas tradicionais, o Instituto da Transformação Digital (ITD) promoverá no dia 23 de fevereiro, a partir de 14h, o evento “A jornada da inovação para empresas tradicionais”.
O encontro buscará gerar subsídios para que as empresas consigam atingir os resultados desejados, além de proporcionar a troca de experiência entre especialistas, permitindo a ampliação da competitividade nos negócios.
Para o presidente do ITD, Paulo Kendzerski, o evento será de grande relevância para as empresas. “O futuro baseia-se em nossas escolhas. A ideia é construir um mundo melhor, onde os líderes empresariais, gestores e equipes precisam entender todos os processos de inovação, para que possam traçar o rumo estratégico que leva a novos modelos de negócios, que são desenvolvidos em escala, conectados com outros atores e com alcance mundial”, comenta o presidente.
Para Kendzerski, o painel ainda passará um recado claro: é preciso pensar em inovação. “Em breve não irão existir empresas divididas por categorias. Todas serão empresas digitais, atuando em vários segmentos e em todos os estágios do negócio, como produção, distribuição, vendas e atendimento”, concluiu. As inscrições são gratuitas no site.
Flash News Rio Grande do Sul
À Rádio Guaíba, o governador Eduardo Leite (PSDB) projetou vacinar o grupo de pessoas acima de 60 anos até o fim de abril. Em um mês de campanha, o RS iniciou a imunização de mais de 380 mil pessoas. Cerca de 14 mil já receberam as duas doses.
Sete em cada 10 famílias de Porto Alegre têm dívidas, diz pesquisa da Fecomércio. Mas o índice de inadimplência está em queda.
Às vésperas do reinício das aulas, o IPA confirmou o cancelamento de 12 cursos e demissões de professores. Segundo o Sinpro, o corte pode ter atingido cerca de 50 docentes.
Os permissionários do Mercado Público enfim detalharam a proposta de recuperação do local à Prefeitura. O custo da reforma seria de 35 milhões de reais.
O preço médio do aluguel de apartamentos em Porto Alegre encerrou o mês de janeiro com queda de 0,56%. A Capital apresentou a maior desaceleração entre as cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap de Locação Residencial.
O Imposto Sobre Serviços (ISS) gerou uma receita recorde em Porto Alegre. A arrecadação ultrapassou os 100 milhões de reais em janeiro.
O cenário gastronômico de Porto Alegre perdeu mais um importante local. O restaurante Pampulhão encerrou as atividades após 46 anos de atuação no bairro Santana.
Referência da música nativista, Telmo de Lima Freitas faleceu ontem, em Cachoerinha. Ele estava com 88 anos.
A Prefeitura de Canoas encaminhou ao Ministério da Saúde pedido de auditoria federal no Hospital Universitário. O Executivo alega falta de transparência na prestação de contas os últimos quatro anos.
O IBGE publicou editais para contratação de mais de 200 mil pessoas para atuar na organização e coleta do Censo 2021. No Rio Grande do Sul, mais de 12 mil vagas foram oferecidas para diferentes cargos.