Rio Grande do Sul giro de notícias : recorde de divórcios, Esqueletão, fura-filas, Sputnik V, linhagens do coronavírus e destino Porto Alegre

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul giro de notícias : recorde de divórcios, Esqueletão, fura-filas, Sputnik V, linhagens do coronavírus e Porto Alegre entre os destinos mais procurados

Previsão do tempo: O risco de temporais se mantém para o Estado. Aliás, conforme a MetSul, é o começo de uma sequência de dias chuvosos. Em Porto Alegre, a quarta-feira terá máxima de 29°C.

RS tem número recorde de divórcios em 2020

A pandemia do coronavírus afastou pessoas do convívio social por conta do distanciamento, mas também colaborou para um recorde no número de divórcios consensuais no Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento do Colégio Notarial do Brasil, no segundo semestre de 2020 foram registradas 3.460 separações, número 7% maior daquele contabilizado no mesmo período de 2019.

O aumento também ocorreu no mesmo momento da autorização nacional para que os divórcios pudessem ser realizados de maneira remota, por videoconferência. Em âmbito nacional, foram mais de 43,8 mil divórcios extrajudiciais realizados em cartórios de notas, apenas no segundo semestre. Outubro foi o mês com o maior número de dissoluções matrimoniais: mais de 7,6 mil.

O divórcio online pode ser feito ao acessar a plataforma e-Notariado, com RG, CPF e certidão de casamento. Será preciso que cada pessoa tenha a sua assinatura virtual. Além disso, o procedimento tem o acompanhamento de um advogado e não dura mais do que 20 minutos.

Porto Alegre entre os destinos mais procurados na venda de passagens aéreas

A cidade de São Paulo mantém a liderança pelo segundo ano consecutivo como o destino favorito dos viajantes brasileiros, de acordo com levantamento de agência virtual de turismo, que apurou o volume de venda de passagens aéreas nacionais para o primeiro semestre de 2021.  No ranking geral das 9 cidades mais procuradas pelos turistas, o Nordeste ganha destaque, somando quatro destinos (Recife, Salvador, Fortaleza e Porto Seguro), contra dois do Sul (Porto Alegre e Florianópolis), dois do Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro), e um do Centro-Oeste (Brasília) .

Escultura de areia presta homenagem a desova da Tartaruga-de-couro

Na manhã de sábado (29.01), os Guarda-vidas CT Cardoso e CT Venzon, comandados pelo Ten. Gelson Rogério Moura Ardenghi, terminaram a escultura de areia que presta homenagem a desova da Tartaruga-de-couro. A ação iniciada pelos próprios servidores na quinta-feira (21.01), em frente a Guarita 40, contou com o apoio do SD Bueno e SD Guglielmin que fizeram o monitoramento. Sobre a tinta utilizada : é corante, não-tóxica ao meio-ambiente.

Prefeitura aguarda Justiça para definir futuro do Esqueletão

Com meta de repaginar o Centro de Porto Alegre, a Prefeitura aguarda desde o início de janeiro manifestação do Judiciário para tentar dar solução a uma antiga cicatriz da região, o “Esqueletão”. O Executivo aguarda a expedição de um novo mandado judicial para a desocupação total do prédio, cujo processo chegou a iniciar, mas foi interrompido em março passado por conta da pandemia.

O Esqueletão tem um histórico de sucessivos imbróglios. Originalmente batizado como Edifício Phoenix e hoje denominado Edifício Galeria XV de Novembro, o prédio é uma estrutura de 19 andares que começou a ser erguida em 1957. As obras foram interrompidas na década seguinte para jamais serem retomadas a pleno. Num levantamento feito em janeiro do ano passado, a Fundação de Assistência Social e Cidadania, (Fasc) identificou que tinham 45 ocupantes entre comerciantes e moradores.

Com reboco e degradação à mostra, o prédio foi chamado de “monstrengo” pelo secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer, encarregado de encaminhar a situação. Numa tentativa de facilitar acordos, a Prefeitura deverá realizar o pagamento de um auxílio-moradia à população em situação de vulnerabilidade social que vive no local. Mas há gente que diz que não tem para onde ir caso ocorra o despejo.

A nova ação na Justiça trata-se de mais um capítulo para a história inconclusa do Esqueletão, declarado imóvel de utilidade pública pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) em novembro de 2019, decreto esse que autoriza a prefeitura a ajuizar ação de desapropriação do imóvel inacabado. Caso as pessoas venham de fato a saírem do prédio, o problema será o que fazer daí em diante.

A decisão, segundo o Executivo, será baseada em novos laudos, que vão indicar a demolição ou a reconstrução. Avaliação técnica de 2019 concluiu que o risco de desabamento é crítico. Porém, conforme a Prefeitura, somente laudo estrutural de nível 3 pode atestar se há segurança e viabilidade de término da construção ou se o prédio precisa ser demolido.

O caminho sugerido por Sebastião Melo (MDB) aparenta ser a demolição: “Se não houver uma resolução, vamos demolir. Não é possível que um prédio daqueles esteja lá instalado e prefeito olhe e não faça nada”, afirmou ele, pouco após vencer as eleições.

RS formaliza intenção para ter Sputnik V enquanto denúncias de fura-filas crescem

O governo do Rio Grande do Sul formalizou ontem a intenção de adquirir a vacina Sputnik V, produzida no Brasil pela União Química. O governador Eduardo Leite (PSDB) esteve na sede da farmacêutica, onde demonstrou preocupação com o andamento da vacinação no Brasil.

A compra se dará em caso de liberação pela Anvisa e sua não inserção no Plano Nacional de Imunização. A companhia diz ter 10 milhões de doses prontas para trazer ao Brasil. As medidas para agilizar a realização da terceira fase de testes da vacina no Brasil, exigida pela agência, já foram tomadas. Nesta etapa, a Sputnik V apresentou eficácia superior a 91%, resultado que foi reportado para a OMS. Enquanto a chegada de uma nova vacina não está garantida, o RS está atento às denúncias de fura-filas da imunização.

O Estado já contabiliza 206 notificações em diversos municípios. Entre os denunciados estão dentistas, enfermeiros que não atendem pacientes com Covid-19 e farmacêuticos.

Ao menos cinco linhagens do coronavírus circulam no RS

Pesquisadores da Feevale identificaram cinco linhagens diferentes do coronavírus a partir de estudos de 92 amostras coletadas no Rio Grande do Sul. Uma delas, a variante E484K não havia sido descrita até o momento. Em dois casos, os cientistas comprovaram coinfecção – isto é uma infecção simultânea por vírus com genomas distintos em um mesmo indivíduo.

Segundo a Universidade, esses dois pacientes tiveram um quadro de Covid-19 de leve a moderado e se recuperaram sem a necessidade de hospitalização. O número de variantes preocupa: “A mutação pode estar associada a um escape de anticorpos formados contra outras linhagens do vírus. É mais uma evidência que essas novas linhagens podem causar problemas mesmo em pessoas que já tenham uma imunidade prévia”, afirmou o professor Fernando Spilki.

Os resultados dos estudos ainda não apontaram se essas novas linhagens são mais infecciosas ou mais agressivas. Também não há indícios de que elas sejam resistente às vacinas que estão sendo aplicadas ou em desenvolvimento.

Rio Grande do Sul Flash News

A programação de oito anos da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, terá evento online com participação de artistas da Globo. Durante a madrugada, uma sirene foi tocada para lembrar o momento em que o incêndio começou.

Nove pacientes com coronavírus chegaram de Rondônia na madrugada de quarta-feira (27.01) para fazer o tratamento no RS. Conforme MP-RO o governo de Rondônia omitiu uso e número de UTI pra flexibilizara as atividades econômicas. Assassinato premeditado. Governador e responsáveis precisam ser julgados na justiça e caso confirmada a denúncia, é justo uma condenação exemplar e rigorosa.

A revisão contratual do transporte público de Porto Alegre terá sua primeira mediação na quarta-feira (27.01). Revisão tarifária, formas de financiamento do serviço e fim das isenções serão debatidos no encontro. Mais uma vez, o Executivo com apoio do Legislativo buscando alternativas para sustentar uma concessão que só traz prejuízos aos usuários. Inversão de valores com aval até da justiça.

Coloração clara e temperatura morna chamaram a atenção de banhistas para o mar do Litoral Norte. A diminuição do vento Nordeste foi um dos fatores que colaborou para a aparência limpa nas praias do RS.

Porto Alegre passou a contar com um centro de atendimento para imigrantes e refugiados. Capital gaúcha é a quinta cidade do Brasil a receber a estrutura.

O termo de adoção do Largo dos Açorianos, no Centro de Porto Alegre, foi renovado por mais um ano. O aditivo entre a prefeitura e a OAB entrou em vigor no começo da semana.

A taxa do Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Porto Alegre apresentou variação de 0,66%. Alteração no valor da passagem aérea impactou no indicador.

A Azul confirmou o retorno das operações na cidade de Passo Fundo. O município localizado no Norte do RS voltará a receber voos no dia 12 de maio.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

Temporada Verão 2021 : noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba