Rio Grande do Sul Notícias : baixas temperaturas, vacinação contra sarampo, salinização da Lagoa dos Patos e animais sem lar

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 16 de novembro de 2023

Rio Grande do Sul Notícias : baixas temperaturas, vacinação contra sarampo, salinização da Lagoa dos Patos e animais sem lar

Sortimento Rio Grande do Sul Notícias 8 de julho de 2024 – publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


A newsletter da Matina traz a previsão de temperaturas baixas para todo o estado, a recomendação do governo para que a população se vacine contra o sarampo e os milhares de animais que seguem abrigados depois das enchentes.

Rio Grande do Sul Notícias : estado terá temperaturas próximas de 0ºC

O Inmet publicou um alerta de temperaturas baixas para quase todo o RS nos próximos dias. A semana terá mínimas próximas de 0 °C, com chances de neve na serra entre sexta e sábado e com marcas que podem ficar 5ºC abaixo da média para o período.

A nova onda de frio pode levar a capital gaúcha a bater mais um recorde. Depois de uma mínima de 3,2°C em 1° de julho, conforme medição do Inmet, Porto Alegre registrou 2,9°C na madrugada de sábado.

O impacto do ar polar será maior na metade sul, segundo a MetSul. Oeste, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e o Sul enfrentarão as menores mínimas dos próximos dias. A madrugada de terça-feira deve ter as marcas mais baixas da semana no estado. A previsão para a semana é de instabilidade com muitas nuvens, chuva e garoa no norte e no nordeste, provocando tardes muito frias principalmente na serra.


Flávio Kiefer na Sabatina Parêntese: “A cidade é vista como um grande negócio”

No sábado (6/7), a Sabatina Parêntese recebeu o arquiteto Flávio Kiefer, professor da PUCRS e ex-diretor do Instituto de Cultura. Na conversa, realizada na livraria Paralelo 30, Kiefer discutiu o conceito de cidade, falou sobre os processos de ocupação do espaço urbano e criticou o modelo de gestão dos últimos anos em Porto Alegre. “Eles [gestores públicos] têm uma visão negocial da cidade, tudo é negócio. O transporte público, na verdade não é público, é de interesse de empresas.”

Flávio Kiefer na Sabatina Parêntese: “A cidade é vista como um grande negócio”

“É importante defender que a cidade continue existindo do ponto de vista material. É muito triste não poder mostrar para um neto onde eu nasci, onde brincava, isso está deixando de existir.” Flávio Kiefer


Governo do RS recomenda vacinação contra sarampo

Com o aumento de casos da doença ao redor do mundo, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) recomendou a vacinação contra o sarampo, principalmente para quem pretende viajar para o exterior. Segundo alerta publicado ontem, a preocupação é devido ao maior deslocamento de pessoas em razão da temporada de férias de inverno e das Olimpíadas de Paris, que ocorre a partir de 26 de julho.

A Europa é uma das regiões mais atingidas, com quase 6 mil casos nos últimos 12 meses. Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a propagação do sarampo em escala global, que praticamente duplicou em comparação com o ano passado. No RS, a cobertura vacinal de sarampo é de 92%, e o último registro de sarampo no estado foi em abril de 2020.

A vacina é recomendada para pessoas de 1 a 29 anos (duas doses da vacina tríplice viral) e de 30 a 59 anos (uma dose da vacina tríplice viral). Para garantir proteção, é indicado que quem for viajar tome a vacina pelo menos 15 dias antes do embarque.


Milhares de animais resgatados seguem sem lar

Mais de dois meses das enchentes que assolaram o estado, cerca de 15 mil cães e gatos permanecem em abrigos. Porto Alegre contabiliza 4.247 bichos desabrigados e mantém o alerta para o risco de aglomeração, gerando surtos de doenças infectocontagiosas e más condições dos abrigos do município – conforme mostrou esta reportagem da Matinal. Parte dos animais resgatados da capital participa de uma feira de adoção no Shopping Total, realizada em parceria com a prefeitura e a ONG Cão da Guarda de Proteção Animal.

Os animais que não forem adotados serão devolvidos aos abrigos de onde vieram. Na semana passada, foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa, conduzida pela deputada Luciana Genro (PSOL), para discutir possíveis alternativas. As prefeituras de Canoas e Porto Alegre, que têm o maior número de animais abrigados, foram convidadas, mas não enviaram representantes. Na reunião, voluntários mencionaram a falta de apoio governamental, exaustão física e mental, além da escassez de recursos para atender à demanda.


Aumento do nível do mar e salinização da Lagoa dos Patos pode afetar captação de água no Guaíba

O pesquisador Nelson Ferreira Fontoura, diretor do Instituto do Meio Ambiente (IMA) da PUCRS, publicou nota alertando sobre os riscos no fornecimento de água na capital e na região metropolitana nas próximas décadas. Com a elevação do nível do mar, a possibilidade de secas decorrente de forte La Niña e a salinização das águas da Lagoa dos Patos, as ameaças ao abastecimento de água da região poderão ser sentidas em cerca de 25 a 35 anos.

Atualmente, o nível do Oceano Atlântico na costa do RS está subindo a uma taxa média de 3 a 4 milímetros por ano. Ou seja, a cada década, o aumento mínimo do nível do mar nessa região pode variar entre 3 e 4 centímetros.

Segundo o pesquisador, em situações extremas com pouca chuva e ventos que sopram do sul e do sudeste, uma maior quantidade de água salinizada pode atravessar a Lagoa dos Patos e chegar ao Guaíba. Uma possível solução apresentada pelo professor seria captar água em um local mais distante e em um nível mais alto do que o Guaíba, como na região do Rio Jacuí.


Rio Grande do Sul Notícias : cobertura jornalística das enchentes no RS

A Matinal foi convidada a participar da 19ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, um dos principais eventos de jornalismo do Brasil, que ocorre entre 11 a 14 de julho em São Paulo. No dia 12, o cofundador e diretor Filipe Speck vai representar a Matinal na mesa “Rio Grande do Sul: cobertura de tragédias climáticas e o papel do jornalismo local”, que irá discutir as responsabilidades e os desafios enfrentados pelos jornalistas ao reportar eventos climáticos extremos. Speck participará do encontro ao lado das jornalistas Ana Ávila, do Sul21, e Bruna Suptitz, do Jornal do Comércio, e do repórter Vitor Rosa, da RBS TV. A conversa será mediada pelo jornalista Tiago Rogero.


Enchentes no Vale do Taquari revelam vestígios de povos que habitaram o local antes da chegada dos europeus

Devido à ação da água, materiais como cerâmicas e ferramentas de pedra têm aparecido no solo da região. Conforme Raphael Passos, Superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Vale foi habitado por caçadores-coletores, indígenas da etnia Guarani – que viviam ali há mais de 3 mil anos –, imigrantes europeus e africanos escravizados.

Pesquisadores percorrem a região desde a década de 70. Desde então, foram localizados mais de 100 pontos com vestígios desses habitantes, além de 80 sítios arqueológicos cadastrados pelo Iphan em municípios como Arrio do Meio, Estrela, Muçum, Encantado e Lajeado. Os trabalhos mais recentes, feitos por arqueólogos da Univates depois da cheia de 2023, devem continuar em parceria com outras instituições.


+ Rio Grande do Sul Notícias

O jornalista e produtor musical gaúcho Matheus Peixoto Piovesan, 36 anos, morreu em Londres na madrugada de domingo após ser atropelado enquanto andava de bicicleta. O acidente foi causado por um carro desgovernado conduzido por duas pessoas que não prestaram socorro. Amigos homenagearam Matheus ontem.

O catamarã que faz o percurso entre Porto Alegre e Guaíba voltou a realizar as viagens no domingo. Conforme a Catsul, o valor das passagens será mais barato, custando 10 reais.

As 400 bicicletas compartilhadas do Bike Itaú também voltaram a funcionar em Porto Alegre. Em junho, a Matinal mostrou o prejuízo de entregadores com a paralisação do serviço.

Hoje a Estação Rodoviária de Porto Alegre retoma as viagens metropolitanas com capacidade total. Até então apenas 30% da modalidade estava sendo oferecida.

Também nesta segunda, todas as áreas do estacionamento rotativo voltam a cobrar. Alguns pontos ainda estavam com isenção por conta da enchente.

A prefeitura de Porto Alegre anunciou que recolheu 92,7 mil toneladas de resíduos após a cheia histórica. A tarefa segue em algumas regiões: no sul da capital, 90% do trabalho foi concluído, e nas ilhas, apenas 65%.

De todo o montante, só 12 mil toneladas já foram encaminhadas ao aterro em Gravataí. No início de junho, a Matinal publicou uma matéria sobre o acúmulo de resíduos nos chamados “bota-espera”.

Somente 8% da rede pluvial de Porto Alegre afetada pela enchente foi restabelecida. Desde 20 de maio, o Dmae limpou 40 quilômetros do sistema – conforme estimativa do órgão, 500 quilômetros foram impactados.

A recuperação do trecho 1 da orla deve ser concluída em 10 dias, segundo a prefeitura. O trabalho de restauração do talude e do deck é realizado pela empresa Ecoprest Engenharia.

Uma pesquisa feita pela startup Loft mostrou que as três ruas com imóveis mais caros na capital estão nos bairros Bela Vista, Moinhos de Ventos e Três Figueiras. Veja a lista completa.

O INPE divulgou o relatório oficial que explica o motivo da chuva extrema no RS em maio. Assim como estudos anteriores, o documento aponta uma combinação de fatores, como temperaturas elevadas no Oceano Atlântico e a atuação do El Niño.


Não deixe de apoiar! A Matinal

Porto Alegre nunca mais será a mesma depois de 2024, e as pautas relacionadas à enchente devem ser o tema central das próximas eleições municipais. A Matinal lançou uma campanha para ampliar a cobertura e fortalecer o debate público. Não deixe de apoiar! A Matinal precisa aumentar a base de apoiadores para fortalecer o jornalismo. Com a campanha #EleiçõesParaQuemSeImporta, novos apoios recorrentes anuais geram novos produtos durante o período eleitoral. Faça o seu apoio em quero apoiar a Matinal

Junte-se à Matinal assinando ou fazendo uma doação de qualquer valor via PIX para a chave bomdia@matinal.news. Ajude nossa equipe a fazer jornalismo independente e a qualificar o debate público sobre o futuro da cidade.


Eleitor prego – aquele que leva na cabeça

As gestões de Nelson Marchezan Jr (PSDB) e Sebastião Melo (MDB) na Prefeitura Municipal de Porto Alegre em parceria com aliados do Paço na Câmara de Vereadores negligenciaram a preservação e manutenção do DEP, diques e casas bombas. O executivo e maioria do legislativo municipal, negacionistas, atuaram e continuando atuando contra o meio ambiente. O prejuízo causado ao comércio varejista, empresas e população é no mínimo 20 vezes o valor não investido em prevenção.

Não foi somente uma catástrofe climática, também é (continua presente) uma tragédia política que adota modelo de gestão que contempla os desejos, necessidades e interesses de alguns mesmo que isso represente perdas e prejuízos para a grande parte da população e empresários.

Será que os políticos e partidos que estão no Paço e suas bases no legislativo vão continuar ganhando do empresariado e do eleitor o apoio nas próximas eleições ? Financiar, manter apoio, reeleger e eleger políticos dos partidos envolvidos na tragédia é assumir que é ‘eleitor prego’ – aquele que leva na cabeça e afunda cada vez mais.