Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : palestra de Jordan Peterson, visita de Lula, vítimas de racismo e morte de Marco Antônio Pereira

Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : palestra de Jordan Peterson, visita de Lula, vítimas de racismo e morte de Marco Antônio Pereira

Sortimento Notícias de 18 de março de 2024 destaca a palestra do psicólogo Jordan Peterson, a visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul, mutirão de atendimentos a vítimas de racismo e a morte do radialista e narrador de partidas de futebol, Marco Antônio Pereira.


Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Palestra do psicólogo Jordan Peterson

O ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento, parte do calendário cultural de Porto Alegre e São Paulo, anunciou conferência do psicólogo liberal Jordan Peterson – espécie de guru da masculinidade de extrema direita (rótulo do qual o próprio discorda, preferindo definir-se como “liberal tradicionalista”).

A palestra de Peterson, autor do best-seller ’12 Regras Para a Vida e famoso por posições masculinistas e transfóbicas’ ocorre em paralelo à programação oficial do Fronteiras, como parte da turnê We Who Wrestle With God (“Nós que lutamos com deus”). É seguido sobretudo pela nova direita, que vê nele uma referência intelectual. Nas relações de gênero costumam estar suas declarações mais controversas – tornou-se celebridade ao dizer, por exemplo, que feministas têm “desejo inconsciente por dominação masculina brutal”.

O conferencista e o significado de sua passagem pelo Brasil, promovida pelo Grupo RBS e pela produtora de conteúdo conservador Brasil Paralelo, são tema da entrevista com o professor Moysés Pinto Neto. Doutor em filosofia, o docente falou sobre o pensamento da nova direita, como Peterson influencia esses grupos, e como o debate público – representado, neste caso, pelo evento Fronteiras do Pensamento – se desloca à direita.


Em visita ao RS, Lula anuncia investimentos na educação e renegociação da dívida estadual

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Porto Alegre na última sexta-feira para apresentar balanço das ações do governo federal e anunciar novos repasses ao RS. Em discurso na Fiergs – que contou com vaias ao prefeito Sebastião Melo –, Lula prometeu renegociar a dívida do estado com a União.

Na visita, Lula também divulgou que serão feitos investimentos de 2,3 bilhões de reais em obras e equipamentos para a educação no estado. Em coletiva posterior, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou a conclusão do plano de renegociação de dívidas, que deve ser apresentado aos estados nos próximos dias.

Outro anúncio do ministro foi a previsão de retomada da obra da nova ponte do Guaíba ainda no primeiro semestre deste ano. Parcialmente inaugurada em 2020, sua finalização passa pela entrega de quatro alças, a serem construídas onde famílias ainda esperam por realocação nas vilas Areia e Tio Zeca.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Rui Costa disse que o governo estuda oferecer aluguel social até que as habitações fiquem prontas.


Polícia Civil promove mutirão de atendimentos a vítimas de racismo em Porto Alegre

Após uma onda de casos de racismo na capital, como o do porteiro de um prédio insultado e agredido por um morador e do motoboy que foi levado preso após ser agredido por um idoso branco, a Polícia Civil vai promover um mutirão para atender vítimas de racismo na próxima quinta-feira.

Os atendimentos ocorrem na sede da Delegacia de Combate à Intolerância (Rua Presidente Roosevelt, 981) em alusão ao Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial. O serviço busca oferecer assistência jurídica gratuita e realizar encaminhamento para vagas de emprego e atendimentos de saúde.

No Rio Grande do Sul, um caso de injúria racial por cor da pele é registrado a cada sete horas, embora estime-se que apenas 10% das vítimas busquem ajuda policial.


Morre aos 67 anos o radialista Marco Antônio Pereira

Morreu na manhã de domingo (17/03/24) o narrador Marco Antônio Pereira. Marcão, como era conhecido pelos amigos e admiradores, se recuperava em casa, no centro de Porto Alegre, de um infarto que causara sua internação duas semanas atrás. Com mais de quatro décadas de atuação profissional, apresentou programas e narrou partidas de futebol nas rádios Gaúcha, Guaíba e Bandeirantes, da Capital, na ABC, de Novo Hamburgo, e na Progresso, de Novo Hamburgo.

Atualmente, narrava jogos no canal de YouTube do jornalista Alex Bagé e colaborava com a rádio leopoldense Mais Independência. Criador do epíteto Mestre Jonas para o clássico camisa nove tricolor e de bordões como o divertido “vai te afumentar”, narrou seis Copas do Mundo e incontáveis momentos do futebol gaúcho.


Mais Porto Alegre

O vice-prefeito Ricardo Gomes deixou o PL e anunciou que não será candidato na eleição de outubro. A notícia expôs o racha interno do partido, explica Rosane de Oliveira.

Depois da polêmica envolvendo o tour “Porto Alegre Mal-Assombrada”, o padre da Basílica Nossa Senhora das Dores diz que vai participar do passeio guiado.

Na terça e na quarta-feira, bairros das zonas Leste e Norte de Porto Alegre podem ter o abastecimento de água interrompido devido a serviços do Dmae.

O Muro da Mauá vai receber oito painéis com imagens que incluem o Laçador assando churrasco e um jogo de futebol dentro de uma cuia. As obras foram criadas com auxílio de inteligência artificial pelo designer Guilherme Caneschi.


Mais Rio Grande do Sul

Com mais três óbitos confirmados no fim de semana, o total de mortes por dengue chegou a 24 no estado.

Em Gramado, uma lei municipal proibiu a distribuição gratuita de sacolas plásticas. A medida incentiva a distribuição de embalagens de uso duradouro, com menos impacto ao meio ambiente.

O programa Imóvel da Gente vai destinar imóveis desocupados para habitação social. De início, 500 imóveis serão contemplados, em 200 municípios – dez no Rio Grande do Sul.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário Estadual do Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, defendeu uma solução urgente para a estrada que leva aos cânions de Cambará do Sul.

A ferramenta Inturis vai reunir informações sobre o impacto das atividades turísticas no Rio Grande do Sul. Plataforma que faz uso de inteligência artificial pode catalogar dados sobre empreendimentos na área e o perfil dos turistas.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.

Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?

Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.

Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.

Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.

A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.

Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).

Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.

Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.