Ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho: “teremos 134 voos semanais no Rio Grande do Sul a partir de segunda-feira (27)”
- Ministro de Portos e Aeroportos abordou na quarta, 22 de maio, a situação no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e a operação executada na Base Aérea de Canoas para viabilizar voos comerciais no estado
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou, na quarta-feira, 22 de maio, durante sua participação no programa “Bom Dia, Ministro”, que seria prematura qualquer avaliação neste momento sobre quando o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), será novamente aberto para fluxo de passageiros. “Só vamos poder ter uma leitura mais clara do aeroporto quando a gente tiver a água baixando definitivamente e pudermos fazer um diagnóstico do terminal, da pista, da iluminação noturna no aeroporto, para ver todos os danos que foram causados”, pontuou.
“Estamos falando de um montante de 134 voos semanais que nós, a partir de segunda-feira (27/5), já teremos no estado do Rio Grande do Sul. É um momento desafiador, mas estamos trabalhando muito para fortalecer a aviação regional do estado”
SILVIO COSTA FILHO,
Ministro de Portos e Aeroportos
Diante da situação, o Governo Federal viabilizou a ampliação da malha aérea gaúcha em outros aeroportos do estado. “Há dez dias, nós anunciamos o primeiro plano regional da aviação do estado do Rio Grande do Sul, ou seja, já que o aeroporto de Porto Alegre está fechado, ampliamos os voos regionais. Na primeira etapa do programa, dos seis aeroportos, a exemplo do aeroporto de Pelotas, de Canoas, de Passo Fundo, de Santo ngelo, entre outros, esses seis aeroportos estão recebendo em torno de 81 voos semanais. Ontem, anunciamos a ampliação para mais 18, para ampliar a malha aérea do interior do estado”, destacou o ministro.
Costa Filho também explicou sobre a operação montada na Base Aérea de Canoas para receber passageiros no local, com possibilidade para até cinco voos diários. “Lá não tinha uma estrutura para receber voos comerciais, então nós conversamos com a Anac, conversamos com a Fraport, que é a concessionária que administra o Aeroporto Salgado Filho, e a Anac, na última segunda-feira, autorizou a operação, com a Fraport montando um plano de infraestrutura”, afirmou.
“Estamos falando de um montante de 134 voos semanais que nós, a partir de segunda-feira (27/5), já teremos no estado do Rio Grande do Sul. É um momento desafiador, mas estamos trabalhando muito para fortalecer a aviação regional do estado”, acrescentou Silvio Costa Filho durante entrevista com radialistas.
Base Aérea de Canoas terá até cinco voos comerciais diários e Shopping em Canoas servirá como ponto de embarque
A Fraport Brasil, concessionária responsável pela operação de voos comerciais a partir da Base Aérea de Canoas, autorizou o transporte de passageiros no local. As empresas aéreas receberam autorização para vender passagens. O ParkShopping Canoas será usado como ponto de embarque.
A estrutura do prédio (localizada na avenida Farroupilha, 4.545, no bairro Marechal Rondon), fica a cerca de 3,4 km da Base Aérea. O Centro Comercial fará parte da operação para garantir a infraestrutura e a segurança necessárias para realização dos voos. Passageiros serão recebidos no shopping e direcionados aos procedimentos de embarque antes do deslocamento via terrestre até a Base Aérea, o que leva aproximadamente dez minutos de carro. O ambiente de recepção dos passageiros já está pronto.
A alternativa surge no momento em que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está com as operações paralisadas por tempo indeterminado desde 3 de maio, em função das fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul.
A Latam pretende começar as operações em 27 de maio, enquanto a Azul e a Gol planejam seus primeiros voos para 1º de junho.
A previsão é que Canoas receba 35 voos semanais e atenda, no mesmo período, cerca de 6 mil passageiros.
Os detalhes sobre horários dos pousos e decolagens, bem como das rotas, podem ser consultados com as companhias aéreas.
Fontes: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e Ascom Setur