Sortimentos.com Notícias Verão
Grande São Luís Balneabilidade Temporada Verão 2022 : são 9 pontos impróprios para o banho, conforme SEMA
Para a pesquisa, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Na orla da Grande São Luís há nove pontos de praia impróprios para o banho, segundo o último laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
A pesquisa refere-se à ação de monitoramento das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão, realizado pela Sema no período de 7 de fevereiro a 7 de março de 2022
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Desses pontos, 9 estão impróprios e 13 estão próprios para serem utilizados pelos banhistas.
Em São Luís, os pontos de poluição se encontram na:
Praia da Ponta d’Areia – em toda a sua extensão
Praia de São Marcos – na extensão que fica situada em frente ao prédio verde com o Heliporto
Praia do Calhau – no ponto em frente à descida da avenida Copacabana e Pousada Suíça
Praia Olho d’Água – em toda a sua extensão
Em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, os banhistas deverão evitar o trecho da praia do Meio, que fica próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2.
Segundo a Sema, essa análise é realizada todo mês, e a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.
A recomendação dos especialistas é de que os banhistas não devem entrar ao mar durante o período em que a água estiver poluída, para evitar o contágio de doenças.
Recomendações aos banhistas
- Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
- Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
- Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
- Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
- Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.
Alerta : use máscara de proteção, álcool em gel 70°, respeite o distanciamento social e frequente locais somente se necessário e que exijam o comprovante vacinal. Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais.