Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : vacina contra a dengue, insegurança alimentar, mortes em incêndio, serviço de podas, Honk!POA e Destino POA

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias

Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : vacina contra a dengue, insegurança alimentar, mortes em incêndio, serviço de podas, Honk!POA e Destino POA

.| Destaques do Sortimento Notícias Rio Grande do Sul de 26 de abril de 2024 | dengue, alimentação, incêndio podas, Honk!POA e Destino POA

Vacina contra a dengue estará disponível em breve. Serão poucas doses e para apenas seis cidades do estado. Mais : incêndio que matou nove pessoas na madrugada em uma pousada na Farrapos, local que funcionava de forma irregular, serviço de podas na capital gaúcha e a insegurança alimentar no RS.


Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Doses da vacina contra a dengue não contemplarão cidades com maior incidência

O Ministério da Saúde anunciou que Porto Alegre e outras cinco cidades gaúchas irão receber 126,1 mil doses da vacina contra a dengue. Ainda não há data da chegada dos imunizantes, mas na próxima segunda-feira, técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde terão reunião com o ministério e devem tratar da logística.

Os lotes deverão ser distribuídos em Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha. Além dos gaúchos, outros cinco estados foram incluídos no programa de imunização contra a dengue com a nova remessa.

Na nota técnica, o ministério explicou que utilizou três critérios para a escolha das cidades. Os municípios gaúchos, porém, não estão nem entre os 50 com mais incidência da doença no estado. Juntos, eles somam 2.952 casos e cinco mortes por dengue – ao todo, o estado tem 85.348 casos e 102 mortes, segundo o painel da Secretaria Estadual da Saúde, cujos dados sempre estão um pouco defasados por conta do envio por parte das secretarias municipais. Já há, no RS, 107 vítimas contabilizadas.

As cinco cidades gaúchas com maior incidência de dengue ficam localizadas no noroeste. São elas: Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí e Porto Mauá. Elas somam 5.736 diagnósticos e 19 óbitos.


Nove pessoas morrem em incêndio em pousada irregular na Farrapos

Um incêndio que atingiu uma pousada na avenida Farrapos nesta madrugada matou nove pessoas. Outras sete foram resgatadas, das quais seis receberam atendimento hospitalar, todas em quadro estável. O local não possuía alvará nem Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI), e fica entre as ruas Garibaldi e Doutor Barros Cassal. De acordo com as autoridades, as vítimas são pessoas em situação de vulnerabilidade. O fogo foi controlado por volta das 5h, e ainda não se sabe o que causou as chamas.


Espera para poda de árvore ultrapassa meio ano em Porto Alegre

A fila de espera por uma poda de árvore pode superar os sete meses na capital. Hoje moradores que recebem até três salários mínimos podem solicitar o serviço, que, com o PL aprovado ontem pelos vereadores, passou a ser uma obrigação da prefeitura. Desde março, o serviço é executado pela empresa Ônix, vencedora de uma licitação. À Rádio Gaúcha, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos afirmou que não há como precisar quando as podas requeridas serão atendidas, pois alguns casos levam mais tempo que outros.

A pasta, vale lembrar, assumiu a responsabilidade das podas durante a gestão Nelson Marchezan (PSDB), numa medida que reduziu a atuação do serviço público e gerou críticas de ambientalistas. Antes, o trabalho era feito pela então Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


RS tem o terceiro menor índice de insegurança alimentar do país

O número de famílias gaúchas em situação de insegurança alimentar está abaixo do índice nacional registrado em 2023 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). O Rio Grande do Sul fica atrás somente do Paraná e de Santa Catarina, com cerca de 839 mil lares onde a comida não chega na mesa, o que equivale a 18,7% da população do estado. Já no Brasil, a taxa é de 27,6% das famílias na mesma situação, ou 21,6 milhões de domicílios. Os últimos levantamentos realizados pela Pesquisa de Orçamentos Familiares revelam que a situação tem melhorado no país, já que o percentual da segurança alimentar subiu de 63,3% para 72,4% entre 2017 e 2023. Ainda assim, o dado segue inferior ao analisado pela Pnad em 2013, que garantia que 77,4% dos lares não eram afetados pelo problema.


Honk!POA

O Honk!POA promove sua quinta edição reunindo fanfarras de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Brasília, que irão se apresentar em espaços públicos da cidade. Hoje, partir das 18h, 17 grupos ocupam a Avenida Sepúlveda, no Centro Histórico de Porto Alegre. No sábado, o festival se descentraliza com shows em quatro comunidades da capital: Areal da Baronesa, Vila Planetário, Ilha do Pavão e Morro da Cruz. No domingo, o cortejo do evento começa às 14h, no Monumento ao Expedicionário, e percorre as ruas da cidade até de noite, com as fanfarras se revezando no comando da folia.


Destino POA

Porto Alegre está entre os destinos preferidos no Brasil pelos usuários do Airbnb. Com base nas buscas feitas na plataforma de janeiro a março deste ano, para viagens entre junho, julho e agosto, a plataforma de hospedagem mostrou que a capital gaúcha aparece entre as cinco cidades mais procuradas nacionalmente. Junto estão Barretos e Americana (SP), conhecidas pelas festas de peão que ocorrem na metade do ano; Parintins (AM), pelo festival folclórico; Olímpia, pelos parques aquáticos e Penha, por abrigar parques temáticos.

Santiago e São Pedro de Atacama, no Chile, estão entre os destinos internacionais que mais interessam os brasileiros. De acordo com a pesquisa, as acomodações mais disputadas na plataforma são em frente à praia e em cidades famosas.


Giro de Notícias

Professores da EMEF Deputado Marcírio Goulart Loureiro, no bairro Aparício Borges, farão uma paralisação hoje após uma colega registrar uma ameaça de morte.

Os canais de WhatsApp e o 156 da prefeitura podem ser usados para pedidos de revisão e parcelamento de conta da água.

Domingo é dia de maratona em Porto Alegre. Por conta do evento, a EPTC organiza esquema especial de trânsito para o fim de semana.

Dois terços dos gaúchos com câncer não chegam a ter certeza sobre o estágio da doença no diagnóstico. A imprecisão compromete as chances de recuperação e de sobrevida dos pacientes.

A prefeitura de Esteio vai distribuir um “botão do pânico” às mulheres que estão em medida protetiva vinculadas à rede municipal de assistência social. O dispositivo fará contato com a Guarda Municipal.

A venda do hospital de Viamão, que passa por processo de recuperação judicial, foi autorizada pela Justiça. A prefeitura do município deve assumir a administração do local, antes sob responsabilidade da FUC.

O governo do Estado abriu processo seletivo emergencial para contratação de nove médicos. As inscrições vão até o dia 12 de maio.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.


Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?


Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.


Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.


Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.


A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.


Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).


Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.


Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.